ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Escola de Ensino Fundamental Jacob Gisi
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Monitoria Adjunta ao Departamento de Informática da PUC- Rio
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
ELIENE G. MOREIRA PESTANA
Aprendendo com a cidade de vitória Paulo Alfredo Jasper.
Liliani Lecco Dettogni
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
A Difícil Arte de Ensinar
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Escola Municipal Efantina de Quadros Sólidos Geométricos
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Pederneiras- São Paulo
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Engenheiro Projetista ?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ESPAÇO E FORMA Proposta de atividade como produto do Portal do Professor Cursista: ROSANGELA ROSA Ativ. 3.5 – módulo III.
ATIVIDADE PEDAGÓGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Matemática em Ambiente Computacional
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Como elaborar um plano de aula
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Laboratório de Mecânica
 Será utilizado uma aula retirada do site portal do professor sobre o Muaeu da Eletricidade.  Os recursos que serão utilizados serão o data show e um.
Docente: Dr. Arthur Vianna
LUZ CATALINA RIVEROS RIVERA
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Transcrição da apresentação:

ESTUDOS DE FIGURAS GEOMÉTRICASA ADEILSON HENRIQUE M. FRAGA

APRESENTAÇÃO Esse projeto visa o uso a internet no estudo da geometria, de maneira lúdica, atraente, estimulando os alunos do ensino fundamental a superar suas dificuldades relacionadas a área de geometria.

OBJETIVO GERAL Desenvolver habilidades de cálculos de áreas, observação, comparação e análise do meio ambiente onde vive; Estabelecer semelhanças e diferenças entre as diversas formas geométricas

OBJETIVOS ESPECÍFICOS O projeto “Estudo de Figuras Geométricas” pretende facilitar a aprendizagem do aluno, através do estudo paralelo entre a realidade do meio que o cerca e as diversas formas geométricas propostas pelo programa curricular. Através da mediação do professor, os alunos serão estimulados a observar, sentir, descrever, reproduzir e criar figuras com formas semelhantes ao estudo proposto. A experimentação de diversas situações práticas incluindo a utilização dos recursos da informática, visa facilitar a abstração do aluno, dando-lhe base para cálculo das áreas e dos volumes. Este projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental buscando superar suas dificuldades na área de matemática, especificamente em geometria.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Realizar aula expositiva baseada no texto Propor a resolução dos exercícios de fixação Corrigir e comentar estes exercícios para eliminar as dúvidas Atender individualmente os alunos com dificuldade Propor a resolução dos exercícios complementares como trabalho extra classe Incentivar a descoberta da solução dos exercícios selecionados Realizar passeios nos bairros e visitas as praças culturais para visualização e descrição de figuras existentes no universo. Realizar no laboratório de informática o estudo e desenvolvimento das pesquisas sobre as diversas formas de figuras geométricas encontradas no universo em que vive. Criar figuras e resolver problemas sobre áreas e volumes utilizando os recursos da informática.

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNICOLÓGICO Utilizar os computadores no laboratório de informática Realizar aula expositora baseada no texto Propor a resolução dos exercícios de fixação Corrigir e comentar estes exercícios para eliminar as dúvidas Atender individualmente os alunos com dificuldade Incentivar a descoberta da solução dos exercícios selecionados com a participação dos Realizar passeios nos bairros e visitas as praças culturais para visualização e descrição de figuras existentes no universo. Realizar no laboratório de informática o estudo e desenvolvimento das pesquisas sobre as diversas formas de figuras geométricas encontradas no universo em que vive. Criar figuras e resolver problemas sobre áreas e volumes utilizando os recursos da informática. Propor a resolução dos testes de revisão e fazer a correção

FÓRMULAS PARA CALCULAR ÁREAS

CONCLUSÃO