17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Conceito.

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Transcrição da apresentação:

17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:  Mestrado: 1974  Doutorado: 2004 Coodenador: Paulo Roberto Nogara Rorato Apresentador: Fernando L. F. de Quadros Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

UFSM Pontos fortes do Programa  Qualificação CD - áreas avançadas e atuais (DPs  75% PQ; 35% Pós-doc (EUA, 01; Can, 01; Esp, 01; Fra, 04); Projetos, temas atuais e metodologias eficientes.  Produção/DPs - elevado % em B1; baixo % em A1/A2.  A inclusão de novos DPs, em áreas carentes.  Todos os DPs/pelo menos uma disciplina/semestre.  Aquisição de softwares e equipamentos.  Infra estrutura do Departamento de Zootecnia/UFSM.  Ambiente interno satisfatório (Doc/M/D/IC).

UFSM Pontos fracos do Programa  Infra-estrutura deficitária no que se refere a equipamentos e/ou instalações.  Carência de projetos sobre integração solos-lavoura- pecuária, bem estar animal na área de monogástricos,...  Produção intelectual concentrada em B1  Bolsas de Mestrado insuficientes (limita vagas)  Promoção de eventos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA EM 2010 Meta Nível de satisfação Dificuldades Ampliar/qualificar conhecimento/pós-graduand Parcial Foram criadas 2 disciplinas novas: Ambiência e Zootecnia de Precisão Estimular DPs ao PÓS DOCNenhumO único planejado não saiu Ingresso DPs/áreas carentesParcialAinda restam áreas carentes Aumentar média de publicações/DPs para 3-4/a NenhumArtigos em tramitação/demora Aumentar produções técnicas DPs Parcial Organização demanda muito tempo que é escasso para os DPs Aumentar/inserção socialParcial Poucos laboratórios organizaram eventos/workshops,... DPs/bolsas PQParcialDocentes sem o perfil necessário DPs/solicitação financiam.ParcialDocentes pouco competitivos Aumentar média/public/doc de 3,2 para 5,0. NenhumBaixa produção/docente

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar/qualificar conhecimento/pós- graduand AltaNão há 1 Estimular DPs ao PÓS DOCMédia 3 Ingresso DPs/áreas carentes BaixaAlta 3 Aumentar média de publicações/DPs para 3/4/a AltaNão há 1 Aumentar produções técnicas DPs AltaNão há 1 Aumentar/inserção socialAltaNão há 1 DPs/bolsas PQMédia Alta2 DPs/solicitação financiam.Média Alta2 Aumentar média/public/doc de 3,2 para 5,0. Média Não há1

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE EM 2010 Meta Nível de satisfação Dificuldades Ampliar/qualificar conhecimento/pós- graduando ParcialForam criadas 2 disciplinas novas: Ambiência e Zootecnia de Precisão Estimular DPs ao PÓS DOCNenhumO único planejado não saiu Ingresso DPs/áreas carentesParcialAinda restam áreas carentes DPs/bolsas PQParcialDocentes sem o perfil necessário DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar/qualificar conhecimento/ pós-graduan. AltaNão há 1 Estimular DPs ao POSDOCMédia 3 Ingresso DPs/áreas carentesBaixaAlta 3 DPs/bolsas PQMédia Alta2 DP

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA EM 2010 Meta Nível de satisfação Dificuldade Aumento projetos com aumento DPs ParcialDificuldade de financiamento Projetos áreas de carentesNenhumTempo para elaboração Projetos que geram patentesParcialSomente 1 projeto Projetos que proporcionem PQParcial Docentes sem o perfil necessário Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Aumento projetos com aumento DPs AltaNão há 1 Projetos áreas de carentesMédia Não há3 Projetos que geram patentesBaixaAltaNão há3 Projetos que proporcionem PQAltaNão háAlta Número de projetos de pesquisa

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL EM 2010 Meta Nível de satisfação Dificuldades DPs ampliar/diversificar publicaNenhumBaixo desempenho dos DPs DPs ampliar publica em A1/A2NenhumBaixo desempenho dos DPs DPs baixa produção/aumentarNenhumEstão a caminho... DPs/livros e capítulos de livrosNenhumDPs outros objetivos Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 DPs ampliar/diversificar publicaAltaMédiaNão há1 DPs ampliar publica em A1/A2Média Não há 1 DPs baixa produção/aumentarMédia Não há1 DPs/livros e capítulos de livros Média Não há Trabalhos completos em periódicos

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO EM 2010 Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados/ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados/ano  Número de titulados em cada ano 6228 MetaNível de satisfação Dificuldades DPs comp. e bem estar animal, eqüídeo, qualidade de carnes ParcialContratações Aumentar recém doutores/ppte de outros programas ParcialNão há muito interesse dos DPs Orientandos/novos DPs ParcialExperiência

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO  Número de discentes matriculados/ano  Número de titulados em cada ano DOUTORADO  Número de discentes matriculados/ano  Número de titulados em cada ano 6228 MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 DPs Comp. e bem estar animal, Equideo, Qualidade de carnes BaixaAlta 2 Aumentar recém doutores/ppte de outros programas AltaNão háModerad1 Orientandos/novos DPs AltaNão há 2

UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 790 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG ?? Demais destinos relevantes dos egressos 41%IP 50%DR 9% PD

UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Boa interação/colaboração entre os laboratórios/docentes  Boa interação/colaboração entre discentes em IC, M e D  Ampliar interação com o objetivo de consolidar a formação dos discentes, pela ampliação do contato com as linhas de pesquisa dos vários DPs  Bom relacionamento orientador-orientado e docente-alunos  Melhorias em instalações e laboratórios, aquisição de equipamentos e manutenção dos já existentes  Aquisição de softwares de uso comum

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA EM 2010 Meta Nível de satisfação Dificuldades Ampliar/recuperar instalações e laboratórios ParcialCarências grandes Adquirir/recuperar equipamentosParcialCarências grandes

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar/recuperar instalações e laboratórios Média 2 Adquirir/recuperar equipamentos Média 2

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL Meta Nível de satisfação Dificuldades Ampliar convênios entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. ParcialEm tratativas Aumentar eventos nacionais internacionais ParcialEm tratativas

UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ampliar convênios entidades de ensino e pesquisa nacionais e internacionais. Média 3 Aumentar eventos nacionais internacionais AltaBaixa 3

UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS 1. Estimular os DPs com média baixa de publicações/ano a aumentá-la  aumenta a chance de bolsa PQ  aumenta a média de publicações/docente (3,2  5,0). 2.Estimular os DPs ao Pós-doutorado, no Brasil e exterior  ampliar e qualificar o conhecimento proporcionado aos pós- graduandos do programa. 3. Estimular os DPs a solicitações de financiamento de projetos junto aos órgãos de fomento oficiais, bem como com parcerias com a iniciativa privada. 4. Estimular o ingresso, como DPs, de docentes nas áreas carentes do programa. 5. Aumentar as atividades de inserção social do programa em sua região de abrangência, estimulando os DPs a aumentarem o número de produções técnicas. PRINCIPAIS METAS

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