POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
EXTENSÃO COMUNITÁRIA ROBERTO TEIXEIRA MENDES DEPTO PEDIATRIA FCM / UNICAMP.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
Jornada Universitária da Saúde
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Educação Permanente em Saúde :
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Alexandre de Araújo Pereira
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Introdução ao Serviço Social
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Encurtando Distâncias: O Papel do Apoio Acadêmico em um Curso de Especialização em Saúde da Família Márcia Rosa da Costa Luisa Pavlick Pereira Magda Lorenz.
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES

IDÉIAS E CONCEITOS EXTENSÃO É (SERIA): TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO? UMA AÇÃO SOCIAL SOLIDÁRIADA UNIVERSIDADE? UMA DAS TRES TAREFAS OU UM DOS TRES OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE (ENSINO,PESQUISA,EXTENSÃO)?

IDÉIAS E CONCEITOS EXTENSÃO PODE SER PENSADA COMO UMA INTERFACE DA UNIVERSIDADE COM A SOCIEDADE E O ESTADO,COM QUESTÕES E DEMANDAS QUE NECESSITAM DE TRATAMENTO OU ABORDAGEM COM BASE EM CONHECIMENTOS E MÉTODOS DOMINADOS PELA ACADEMIA OU QUE POSSAM DELES SE BENEFICIAR

IDÉIAS E CONCEITOS ESTÁ IMPLÍCITA UMA CONCEPÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO, DE ELABORAÇÃO CONJUNTA DOS PROBLEMAS E DE SUA ABORDAGEM ESTÁ IMPLÍCITO TAMBÉM UM GANHO PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE POR PARTE DOS ACADÊMICOS, EM PARTICULAR OS ALUNOS

IDÉIAS E CONCEITOS NESSE SENTIDO, EXTENSÃO É UMA FORMA DE INSTIGAR O ESPÍRITO CIENTÍFICO,PAUTAR O TRABALHO ACADÊMICO, IMPACTAR O ENSINO, APROXIMAR A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO (E SUA DIFUSÃO), DOS PROBLEMAS CRUCIAIS DA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDA

PERGUNTAS O QUE SERIA ESPECÍFICO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, QUE A CARACTERIZA COMO ATIVIDADE ACADÊMICA? O SIMPLES FATO DE EU ESTAR TRABALHANDO COM ALUNOS OU PESQUISANDO FORA DO CAMPUS CARACTERIZA ESSA ATIVIDADE COMO EXTENSÃO?

PEGUNTAS A UNIVERSIDADE DEVE ASSUMIR OU RESPONDER A QUALQUER TIPO DE DEMANDA SOCIALMENTE JUSTA? COMO EVITAR O RISCO DE ESTARMOS SIMPLESMENTE SUBSTITUINDO O ESTADO EM SUAS FUNÇÕES AO ATUAR COM PROJETOS DE INTERVENÇÃO ?

RESPOSTAS AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DEVEM TER UM CRIVO ACADÊMICO, QUE VERIFIQUE SUA PERTINÊNCIA NO ÂMBITO DAS PRIORIDADES E DAS TAREFAS DA UNIVERSIDADE AS PROPOSTAS E PROJETOS DEVEM SER APROVADOS EM INSTÂNCIAS ESPECÍFICAS DA EXTENSÃO

IDÉIAS E CONCEITOS HÁ MUITAS FORMAS DE EXTENSÃO, DEPENDENDO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DE ATUAÇÃO ACADÊMICA QUE SE CONSIDEREM, ASSIM COMO OS ARRANJOS INSTITUCIONAIS QUE AS VIABILIZAM.

ESPECIFICIDADES ALGUMAS ÁREAS DA UNIVERSIDADE TEM MAIOR PROXIMIDADE COM O COTIDIANO DAS PESSOAS E SUAS NECESSIDADES PREMENTES: EDUCAÇÃO (FE / FEF) SAÚDE (MEDICINA / ENFERMAGEM / FONO) ARTES TECNOLÓGICAS SOCIAIS SOFREM UM DESAFIO CONSTANTE

EXEMPLOS NA SAÚDE O SUS : MODELO ASSISTENCIAL DESENVOLVIDO A PARTIR DE PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM CONJUNTO COM POLÍTICOS E TÉCNICOS DE MUNICÍPIOS E ESTADOS CAMPINAS: JARDIM DOS OLIVEIRAS (1973) PAULÍNIA : SMS (1974) HMP (1985) REDE BÁSICA EM CAMPINAS (1982) REFORMA DO ENSINO MÉDICO (2001)

REFORMA DO ENSINO MÉDICO ATUAÇÃO NA REDE BÁSICA DESDE O PRIMEIRO ANO : AÇÕES DE SAÚDE PÚBLICA : PROJETOS DE INTERVENÇÃO 2º ANO : SAÚDE COLETIVA 4º ANO :ATENDIMENTO A CRIANÇAS, ADULTOS E G.O., COM SUPERVISÃO DE UM TUTOR E UM DOCENTE POR ÁREA EM 6 CENTROS DE SAÚDE. PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

OBJETIVO DA REFORMA DESENVOLVER O ENSINO NOS SERVIÇOS, DIANTE DE UMA CASUÍSTICA TÍPICA E ATUANDO NO MODO DE TRABALHO CARACTERÍSTICO NO ÂMBITO DA REDE BÁSICA DO SUS SUB-PRODUTOS : INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TESES, DESENVOLVIMENTO DA REDE,ETC.

FINANCIAMENTO DA REFORMA PARTE A FCM COM RECURSOS SUS PARTE O MS :PROGRAMA PROMED PARTE A PREFEITURA : CESSÃO DE HORÁRIO DE PROFISSIONAIS PARA TUTORIA

OUTRAS ATIVIDADES FINANCIADAS MS / OMS / UNESCO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO : GESTÃO DE SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE : 405 HORAS / 40 ALUNOS GESTÃO HOSPITALAR SAÚDE DA FAMÍLIA : -MÉDICO -MULTIPROFISSIONAL SAÚDE PÚBLICA

IDÉIA ARTICULAR INICIATIVAS NO ÂMBITO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO QUE DÊEM FORMA INTERDISCIPLINAR A ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE ENSINO NA REDE PÚBLICA : DE SAÚDE, DE EDUCAÇÃO, NOS NÚCLEOS DE CULURA, NAS INSTITUIÇÕES QUE CUIDAM DE JOVENS, NA GERAÇÃO DE RENDA

IDÉIA ORGANIZAR ATIVIDADES PERENES QUE SEJAM SUPORTE DE ENSINO E PESQUISA PARA DIVERSAS ÁREAS DA UNIVERSIDADE

COMO FAZER ABERTURA DE UM DIÁLOGO ENTRE OS COORDENADORES DE EXTENSÃO PARA IDENTIFICAR ÁREAS DE ATUAÇÃO COMUNS OU CONVERGENTES CHAMAMENTO AOS COLEGAS E ALUNOS PARA DISCUTIR POTENCIALIDADES

COMO FAZER LINHAS DE APOIO DA PREAC BUSCA DE APOIO NAS INSTITUIÇÕES DE FOMENTO OU NO PRÓPRIO SETOR PÚBLICO ENVOLVIDO : SUS/MS SUAS ME FUNDOS SETORIAIS?

PROBLEMAS A FALTA DE EXPERIÊNCIA DE DOCENTES E ALUNOS NO COMPARTILHAMENTO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (CULTURA DA AUTORIA E DA TITULARIDADE, DERIVADA DO TRABALHO EM PESQUISA TRADICIONAL): DE QUEM É O PROJETO?

OBRIGADO