Inclusão Digital e Reabilitação Cognitiva Virtual para portadores de Doença de Alzheimer André Junqueira Xavier.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia vital. Como equilibrá-la?
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Metáforas em Realidade Virtual
Níveis de análise da “inteligência” (ou “ação inteligente”)
Evasão em Cursos A Distância.
POTENCIAL INTELIGENTE
Crediné Silva de Menezes, Beatriz Corso Magdalena,
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Apresentação da disciplina
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Pederneiras- São Paulo
SERVIÇO DE REFERÊNCIA VIRTUAL Alessandra Mina dos Santos 2004
Tecnologia na terceira idade
Psicologia da interface
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Bem vindos as aulas de informática
Estatística de Resposta T.1
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos
PSICOMOTRICIDADE.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia – Docência, Gestão e Tecnologia Educacional Discente : Lucíola Alves Junho / 2008.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Doença Mental Definição Médica
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Interação Homem Computador
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
ACOLHIMENTO EM REDE.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Coelho’s Consultoria.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Equipe responsável pela produção
Saúde do Idoso Educação em saúde.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Introdução à Programação de Computadores usando Scratch
Identificação da atividade e do aluno
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Construção de um ambiente virtual tridimensional habitado por personagens virtuais com ALICE 3.0 Andréa Zotovici e Luciene Cristina Alves Rinaldi.
O que é a Inteligência Artificial?
Introdução à Inteligência Artificial
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Inclusão digital através do lúdico com jovens egressos da APAE. Bolsista: Isadora Alves Cotrim Estagiários: João Pimentel – Miria Gomes – Rosilaine Xavier.
Tecnologia e a Terceira Idade.
Inclusão digital através do lúdico com jovens egressos da APAE.
Socialização e sociedade da informação
Mínimo de Mudança para Resultados Efetivos na Sua Corrida Sua forma de caminhar e correr é uma expressão dinamica da combinação dos seguintes elementos:
Tecnologia da Inteligência Pierre Lèvy Por Adja Andrade.
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
twitter.com/funasa.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Transcrição da apresentação:

Inclusão Digital e Reabilitação Cognitiva Virtual para portadores de Doença de Alzheimer André Junqueira Xavier

Apresentação Orientador: Dr. Daniel Sigulem, Livre Docente em Informática em Saúde DIS/EPM/UNIFESP Co-orientador Dr. Luiz Roberto Ramos, PHD CEE/EPM/UNIFESP

Introdução O Mal Alzheimer é uma Doença degenerativa cerebral que se caracteriza por demência insidiosa déficit de memória, julgamento, atenção, decisão e resolução de problemas, apraxias e perda global de habilidades cognitivas [ NLM].

Perda da auto-consciência Perda do EU. Perda do movimento organizado. Alzheimer Dificuldade progressiva da capacidade de resolução de tarefas complexas: Perda do outro. Perda da auto-consciência Perda do EU. Perda do movimento organizado.

O Ocaso da Mente

Inclusão Digital “ A inclusão/exclusão digital não é só possuir um computador ou telefone celular mas ser capaz de pensar, criar e organizar novas formas mais justas e dinâmicas de produção e distribuição da riqueza simbólica e material” [2].

Segundo a OMS (2001) a reabilitação cognitiva compreende “todas as medidas cujos objetivos sejam o de reduzir o impacto das condições incapacitantes e desvantajosas, e o de capacitar pessoas incapazes para atingir uma integração social máxima”.

Sistemas de Auxílio Cognitivo (SAC) Conjunto de tecnologias computacionais (Inteligência Artificial, Computação Onipresente, softwares e hardwares variados) com a finalidade de aumentar e potencializar capacidades humanas, promovendo a autonomia e a independência daqueles que sofrem de limitações cognitivas, incluindo os portadores de DA (Kautz, 2002).

Identidade Alteridade Níveis de complexidade do processo de interação e apropriação de ferramentas interativas por um grupo de aposentados em oficinas de Internet. Autoconsciência Identidade Psicomotricidade

EPIDOSO O estudo de coorte EPIDOSO, com 1667 idosos de São Paulo, 1991acompanhados por 10 anos foi escolhido paraser epidemiologicamente analisado por níveis de complexidade [Xavier, 2003]: " Nível 1: Psicomotricidade: desenvolvimento do movemento organizado. " Nível 2: Identidade o observador explora e interage com as ferramentas (acrítico). " Nível 3: Auto-consciência, crítica, responsabilidade, compromisso. " Nível 4: Alteridade, autonomia e cooperação.

Bases da Reabilitação Cognitiva Virtual Tarefas de alta complexidade remanescentes podem compensar a perda de tarefas menos complexas. No mesmo nível de complexidade, as tarefas mais difíceis podem compensar as tarefas mais fáceis. Se há tarefas íntegras em um nível de complexidade, as outras do mesmo nível tem potencial de reabilitação.

Bases da Reabilitação Cognitiva Virtual Sistemas de Auxílio Cognitivo são capazes de manter e reabilitar tarefas mais complexas substituindo as menos complexas. Sistemas de Auxílio Cognitivo são capazes de interagir com portadores de DA de forma que estes possam lidar com suas Atividades da Vida Diária. Sistemas de Auxílio Cognitivo podem manter tarefas de alta complexidade simulando-as por meio de ferramentas de realidade virtual.

Nível 4 Chat, Messenger, Netmeeting, jogos cooperativos. Nível 3 E-mail, listas de discussão, máquinas de busca, blogs, jogos de perguntas e respostas, jogos de realidade virtual. Nível 2 Navegação na Internet, jogos individuais Nível 1 Mouse, teclados, teclado virtual, desenho livre

Complexidade e dificuldade Os níveis de complexidade se modificam de uma forma qualitativa e não linear . Grau de dificuldade muda dentro de um mesmo nível, de forma quantitativa e linear.

Oficina GPS

Treinamento e explicações do funcionamento do GPS

Manuseio “É difícil manusear?” “Não, é tranqüilo...difícil são os obstáculos e desvios para chegar ao rumo certo... ”

“Estou me aproximando do lado certo, mas a direção ainda não.”

Aprendendo a tomar decisões e ser autônomo apesar das dificuldades

Navegação por satélite

“Novidade muito interessante...” Além de me dar uma segurança estando com o aparelho eu posso encontrar caminhos alternativos.” “Eu vou por um caminho e vejo que estou fora da reta,vou mudando e vou seguindo a seta, é tranquilo. “

“O aparelho auxilia muito no sentido de mostrar as diversas maneiras de chegar num ponto... Interessante.” “Pensando sobre a oficina acho que eu andava sem prestar atenção ao meu redor, agora vou procurar perceber o que está em volta”.

Inclusão social Inclusão digital Inclusão Cognitiva

Consideração A Reabilitação Cognitiva Virtual é uma forma de Inclusão Digital e Social por meio de Sistemas de Auxílio Cognitivo.

Se deve desenvolver Sistemas de Auxílio Cognitivo a partir de um olhar tecnológico e biológico para a promoção da saúde com manutenção da autonomia de portadores de DA.

IIR - UNIFESP Instituto de Inclusão Digital e Reabilitação Cognitiva Virtual para Doença de Alzheimer e outras alterações cognitivas. Local Area Network- LAN