Hospital Universitário da Universidade de São Paulo Enfª Karina Gomes Lourenço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Administração de Compras
VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Projeto Hospitais - Sentinela
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Compras Equipe: Ádria Michelle Aymê Mayara Camila Batista
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Vera Lúcia Regina Maria
Segurança Alimentar Profª: Bruna Gratão.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
ONA – Organização Nacional de Acreditação
Engenharia Clínica Professor Horário
DEFINIÇÕES PREGÃO é a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita.
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
SIGES Gestão da Saúde Pública.
Atualização na formatação de preços dos procedimentos “por pacote” e tabelas de diárias compactadas Dra.Giuseppina Pellegrini "A vida não se abala com.
RECURSOS MATERIAIS A administração de materiais trata de um conjunto de normas relacionadas com a gestão de artigos essenciais à produção de um determinado.
Instrutor: Objetivos:.
Introdução: O projeto IAB, que concebeu a rede IABr, tem as características necessárias para um empreendimento ser bem sucedido: clientes em crescimento.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
SISTEMA DE PRÉ-QUALIFICAÇÃO DE MARCAS E PRODUTOS MÉDICO-HOSPITALARES
FLUXOGRAMA PARA CREDENCIAMENTO DE
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistemas de Controle e Recursos Materiais
Coordenador: Eliezer Barbosa Supervisor: Tharcio Varejão
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Atividades de Apoio da Logística
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Planejamento e Controle e obras
Embalagem e Transporte no Ambiente Logístico Reverso
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Fios cirúrgicos não-absorvíveis
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
RECURSOS MATERIAIS E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
“ADEQUAÇÃO DOS RECIPIENTES PARA FRACIONAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO LEITE HUMANO AOS RECEM NASCIDOS” Os copos utilizados no início de nossos trabalhos no.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
Logística em Saúde Outubro 2014.
Risco: ameaça ou oportunidade?
Gerenciamento de Custos nos Serviços de Enfemagem
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
GESTÃO DE EQUIPAMENTOS
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Medicamentos Genéricos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
ÉticaQualidadeInovaçãoResponsabilidade
Sistema de Suprimento Automatizado para Medicamentos
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
7º Encontro Nacional UNIMED de Auditoria em Saúde
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Jurandir Peinado LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Negociação & Compras.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
Transcrição da apresentação:

Hospital Universitário da Universidade de São Paulo Enfª Karina Gomes Lourenço

Administração de recursos materiais nas instituições de saúde tem como objetivo coordenar todas as atividades necessárias para garantir o suprimento de todas as áreas de organização, ao menor custo possível e de maneira que a prestação de seus serviços não sofra interrupções prejudiciais aos clientes. [Castilho, 1991]

Materiais Insumos Equipamentos Materiais Insumos Equipamentos incorporação de novas tecnologias preparo do pessoal manutenção incorporação de novas tecnologias preparo do pessoal manutenção (40%)

MANTER A QUALIDADE Material que atenda às especificações Menor custo possível

1980: publicação de trabalhos que refletem sua preocupação com a avaliação da qualidade em saúde. ESTRUTURA PROCESSO RESULTADO Recursos físicos, humanos, materiais e financeiros Atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes com base em padrões aceitos Produto final da assistência prestada ao paciente

Conjunto de características específicas que determinam quanti e qualitativamente o nível da assistência de acordo com os limites considerados desejáveis pela instituição. [Cianciarullo, 1998]

Especificação descritivo do material Garantir a qualidade do material Materiais 20 Grupos Subgrupos

Grupo Nome do Grupo Sub grupo Nome do Subgrupo Nome do item - descrição simplificada Unidade de compra Descrição do item 1Enfermagem1AgulhasAgulha 40 x 12peça Agulha descartável estéril, calibre 40x12mm. Corpo confeccionado em aço inoxidável biselado de paredes finas, bisel bem acabado, facetado e afiado, evitando trauma à penetração. Canhão universal em plástico atóxico e apirogênico, encaixe hermético em seringa. Corpo perfeitamente fixado ao canhão. Provida de protetor plástico. Embalagem individual íntegra, apropriada ao método de esterilização, com identificação de material, marca, fabricante, lote, método e data de esterilização e prazo de validade. Quando houver carimbo de identificação, deverá estar na borda da embalagem. Selagem eficiente com 7mm (mínimo), com resistência mecânica que garanta a esterilidade do produto e permita abertura asséptica, com registro no Ministério da Saúde. 3 Fios e suturas 13 conjuntos e outros Sintético absorvível colorido 0 agulha 1/2 círculo, cilíndrica 5-0. envelope Fio cirúrgico estéril sintético absorvível, colorido trançado nº 0, 1 agulha de 1/2 circulo, cilíndrica robusta com 5,0 cm. de comprimento. Fio com aproximadamente 90 cm. de comprimento. Agulha com bom corte, que não quebre ou entorte com facilidade, fio com resistência adequada, que não se rompa com facilidade durante o procedimento. Embalagem individual íntegra, impermeável, apropriada à esterilização conforme o material, que permita abertura asséptica, embalagens interna e externa com identificação correta do material, fabricante, lote e validade de esterilização.

Compra Direta: até R$ 8.000,00 (urgências) Pregão: acima de R$ 8.000,00

É a modalidade de licitação, do tipo menor preço, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços comuns é feita por meio de propostas escritas e lances verbais sucessivos em sessão pública

Maior competitividade Sessão pública para negociação dos preços ofertados Maior rigor para punições: 5 anos Publicidade para o recebimento das propostas = 8 dias

Propiciar maior transparência à gestão de compras governamentais Promover ajuste fino nas despesas públicas

Teste de materiais novos Ficha de parecer técnico Problemas na utilização do material Ficha de ocorrência Garantir a qualidade do material

DE-Gerenciamento de Materiais Unidades com maior consumo Ficha de Parecer Técnico DE-Gerenciamento de Materiais Se não favorávelSe favorável Desclassifica o material Banco de dados Licitações Marca Homologada Seção de Compras teste

O Projeto Piloto Hospitais Sentinela tem por objetivo principal construir uma rede de hospitais terciários distribuída em todo o país, motivada e qualificada para a notificação de eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde; insumos, materiais e medicamentos, saneantes, kits para provas laboratoriais e equipamentos médico-hospitalares em uso no país. Estas informações integrarão o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, cuja finalidade principal é subsidiar a ANVISA nas ações necessárias de regularização do mercado desses produtos. [ANVISA]

Serviços de Saúde Ocorreu falha ? Sim Gerência de Risco Institucional Gerência de Risco Institucional Relatório de caso à ANVISA Relatório de caso à ANVISA ANVISA e/ou Fabricante ANVISA e/ou Fabricante Notificação de queixa técnica Notificação de queixa técnica

A busca pela qualidade é uma jornada sem fim Luiz Carlos Lima Nogueira