FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ensino, Pesquisa e Extensão em Bibliotecas Escolares e Públicas na Formação do Bibliotecário na UFRGS Profª Drª ELIANE LOURDES DA SILVA MORO Profª Drª.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Faculdade de Medicina de Marília Disciplina de Informática em Saúde 1/20 O papel do Bibliotecário Frente às Tendências Tecnológicas e sua Relação com a.
SÉCULO XX.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Disciplinas do curso 06mar2008
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Estudo sobre uso de TICs em Bibliotecas Públicas no Brasil
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
Curso de Docência Universitária
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
REDE MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Faculdade Piaget - Brasil
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA “MUSEUS ARQUIVOS E BIBLIOTECAS: ESPAÇOS EDUCACIONAIS?” BIBLIOTECA Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita Departamento de Ciência da Informação Coordenadoria Geral de Bibliotecas UNESP

INTRODUÇÃO A dinâmica social e as intensas evoluções científico e tecnológicas transformam, em ritmo acelerado, o contexto e o ambiente da biblioteca. Para enfrentar os desafios evidenciam-se as condutas e práticas profissionais em perspectiva educacional.

A biblioteca e suas funções dentro da dinâmica social FUNÇÕES BÁSICAS DAS BIBLIOTECAS ARMAZENAGEM DO CONHECIMENTO ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ACESSO AO CONHECIMENTO

A biblioteca e suas funções dentro da dinâmica social Divulgação e valorização da biblioteca e do pessoal da biblioteca; política administrativa; Incorporação dos objetivos da instituição; Política de desenvolvimento de coleções nucleares; Plano de educação do usuário e orientação.

2 As mudanças dos paradigmas da informação PARADIGMAS DA INFORMAÇÃO: mudanças quanto à FORMA ACESSO VALOR

INFORMAÇÃO “... Estruturas simbolicamente significantes com a competência de gerar conhecimento para o indivíduo e para o seu meio.” (SMIT, 2002)

A INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO ERA SINÔNIMO DE LIVRO HOJE, ESTÁ EM VÁRIOS LUGARES E SOB VÁRIAS FORMAS: Na Internet; Em CD-ROM´s Outros meios eletrônicos

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO “...o objeto de estudo da Ciência da Informação como campo que se ocupa e se preocupa com os princípios e práticas da criação, organização e distribuição da informação, bem como com o estudo dos fluxos da informação desde sua criação até sua utilização, e sua transmissão ao receptor em uma variedade de formas, por uma variedade de canais.” (SMIT, 2002)

O BIBLIOTECÁRIO É: mediador entre o homem e o conhecimento registrado, pois atua nas mais diversas áreas das ciências, da pesquisa científica à extensão cultural, no apoio ao ensino e aprendizagem, da pré-escola à pós-graduação. disseminador da informação registrada que atua no mercado de trabalho difundindo o hábito da leitura e incentivando o uso da informação em seus múltiplos suportes.

O BIBLIOTECÁRIO É: especialista no tratamento da informação, responsável pela democratização da informação e ativo participante do processo educacional do indivíduo como cidadão. Por seus conhecimento teóricos e práticos está qualificado a acompanhar e apoiar, através de ações culturais, o desenvolvimento social e os avanços científicos e tecnológicos.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL ATIVIDADES EDUCACIONAIS PARA USO DA BIBLIOTECA: EDUCAÇÃO DO USUÁRIO Visita orientada para conhecimento da biblioteca; Uso das instalações da biblioteca, do acervo e dos recursos de informação; Uso dos equipamentos para acesso à informação; Conscientização quanto à conservação e preservação do conhecimento registrado.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO FORMAL: Orientação à pesquisa bibliográfica; Orientação à normalização do trabalho de pesquisa; Orientação ao estudo e à leitura crítica.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL EXTENSÃO DA SALA DE AULA: Alternativa interdisciplinar; Potencialização de conteúdos curriculares; Trabalho integrado sala de aula-biblioteca; Atividades complementares de pesquisa e de leitura; Fontes de informação multimídia como recursos materiais para assimilação de conhecimento.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL O papel da biblioteca no desenvolvimento da pesquisa Infra-estrutura de pesquisa: Biblioteca com acesso à fontes de informação impressas e eletrônicas; Construção e aprimoramento do conhecimento Difusão do conhecimento para o ensino e a extensão

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL O papel da biblioteca no desenvolvimento da pesquisa Reflexão e discussão sobre os saberes teóricos e metodológicos Motivação para a busca de soluções aos problemas com espírito crítico e postura investigativa Formação do profissional cidadão com liberdade do pensar e a ousadia de agir

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL Atividades educativas e lúdicas para aprendizagem no espaço da biblioteca: “hora do conto”; Montagem do arquivo de recortes de jornais e revistas; Oficinas de leitura direcionadas para autores literários; Oficina de poesia.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL Disseminação da Informação para a cidadania: direitos humanos; Prevenção à saúde; Formação inicial e profissional; Inserção no mercado de trabalho Formação moral e ética.

BIBLIOTECA: ESPAÇO EDUCACIONAL Considerações sobre a situação de bibliotecas no Brasil: - bibliotecas públicas, escolares, universitárias, especiais e especializadas; infra-estrutura física e de materiais; Desenvolvimento de coleções; Desenvolvimento de competências para o pessoal de bibliotecas em educação;

Reflexão final Não se pode esquecer que a formação do profissional cidadão, comprometido como o contexto social e a melhoria das condições de vida do homem pressupõe o espírito crítico e a postura investigativa que o conduzirão à liberdade do pensar e à ousadia e coragem para agir. Para isso é preciso termos bibliotecas e aumentarmos a consciência sobre a importância de sua função social e educacional.