Ação de Prestação de Contas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
Direito processual civil – processo de conhecimento Fase Saneadora
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
CONTESTAÇÃO E REVELIA 1. O réu é citado para contestar ou responder?
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINÁRIO
Procedimento ordinário.
Intervenção de terceiros
AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULO AO PORTADOR E
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Liquidação de sentença
Processo Civil II Gilmar Vieira
Formação,suspensão e extinção do processo
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
AULA 10. DO PROCESSO E DO PROCEDIMENTO
MEDIDA CAUTELAR DE ARRESTO
PROVIDÊNCIAS PRELIMINARES E JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE
Cumprimento de Sentença
Prática Jurídica I Contestação.
O processo de prestação de contas. O objecto da acção Apuramento e aprovação das receitas obtidas e das despesas realizadas por quem administre bens alheios.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 05 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 5 PROAB.
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
Produção antecipada de provas
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
Professor Sergio Torres Teixeira
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
DO JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO art. 329
MODALIDADES DE EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE ENTREGAR COISA
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
Ação negatória de paternidade
Recuperação Judicial Juízo do local do principal estabelecimento
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
Liquidação de sentença
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Liquidação de sentença
RESPOSTA DO RÉU A Resposta do réu tem como fundamento a sua posição no processo. As respostas tem finalidade diversa e pode se apresentar com a: CONTESTAÇÃO.
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
REVISÃO RECURSOS.
JUSTIFICAÇÃO art. 861 a 866 do CPC
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
ELEMENTOS DA AÇÃO.
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Meios de Defesa do Devedor
1) EMBARGOS À EXECUÇÃO 2) Competência gênero de Embargos do Devedor
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
REVELIA UNIC – UNIVERSIDADE DE CUIABÁ PROF. EDUARDO RAMSAY DE LACERDA.
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Recursos em Espécie - Apelação
REVELIA.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
Segundo Elpídio Donizetti
Saneamento do Processo
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 15 – EMBARGOS INFRINGENTES E DE NULIDADE, EMBARGOS DE DECLARAÇÃO E CARTA TESTEMUNHÁVEL.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
Transcrição da apresentação:

Ação de Prestação de Contas Arts. 914 a 919 do CPC

Todo aquele que, de qualquer modo administrar bens ou interesse alheios, por força de relação jurídica legal ou contratual , tem a obrigação de prestar contas, quando solicitado. Pretensão: O esclarecimento de certas situações decorrentes da administração de bens alheios. Natureza Jurídica: Constitui ação de conhecimento predominantemente condenatória. Objetivo: definir quem é o credor de determinada relação jurídica material, com a imediata fixação do saldo devedor, que poderá ser exigida no mesmo processo Cabimento: Art. 914 do CPC. Cabe a quem tem o direito de exigi-las ou o dever de prestá-las. Espécies: Ação de Exigir e a de prestar contas* Natureza dúplice: Tendo o direito de deduzir em favor do autor, o réu da ação de prestação de contas, o fará sem que para isto seja necessário, vale-se da reconvenção

Legitimidade: Será aquele que alegue ter o direito de exigir a prestação de contas, bem como o obrigado a prestá-las Competência: O Foro do local em que se deu a gestão ou administração. AÇÃO DE EXIGIR CONTAS Possui duas fases: Na primeira verifica-se se o réu está ou não obrigado a prestar contas. A segunda fase consiste na apresentação das contas com apuração ou não do saldo devedor em favor de uma das partes. Após o ajuizamento da ação o réu será citado para no prazo de cinco dias apresentar as contas ou cotestar à ação (art. 915 do CPC). Na primeira fase acontecerá somente a discussão e definição acerca do direito em ver apresentadas as contas e do dever do réu em prestá-las. As questão atinentes ao mérito e as provas por ventura necessárias deverão ser produzidas na segunda fase.

Resposta do Réu: (art. 915 do CPC) Ainda na primeira fase do processo citado para ação de exigir contas ele poderá: Apresentar as contas e não contestar: Caracterizará verdadeiro a alegação de necessidade de prestação de contas. Apresentar as contas e contestar: Exceção – Divergência quanto ao conteúdo. Contestar a obrigação de prestar contas: Nesta hipótese, o juiz, se necessário determinará a produção de provas, designando audiência de instrução e julgamento e decidirá se o réu tem ou não o dever de prestar contas. Contestar sem negar a obrigação de prestar contas: A contestação será limitada à discussão de matérias processuais. Manter-se inerte: art. 330 – revelia, o réu será condenado a prestação de contas.

Esta primeira fase encerra-se com um pronunciamento judicial acerca da existência ou não do direito de exigir contas. Na segunda fase: após deferido o dever de o réu prestar as contas, será ele intimado para fazê-lo no prazo de 48 horas. OBS: Caso haja recurso de apelação da sentença que condena à prestação de contas e mantida a decisão o prazo será contado a a partir da cientificarão da parte a cerca da baixa dos autos. OBS: A não impugnação das contas pelo autor não significa que o magistrado deve acatá-las de plano; Ao magistrado é facultado poderes de investigação. OBS: Caso deixe o réu de cumprir a obrigação de prestar contas, estas serão apresentadas pelo autor, sendo vedado ao réu impugná-las, mas nada o impede de participar da instrução probatória.

A sentença a ser proferida declarará qual é a conta correta e definirá qual é o credor do saldo por ventura apurado. AÇÃO DE DAR CONTAS: O procedimento da ação de dar contas é concentrado em uma única fase, competindo ao devedor das contas apresentá-las já com a petição inicial. O Credor das contas será citado para no prazo de cinco dias: Aceitar expressamente as contas: O juiz deverá julgar à ação no prazo de dez dias, pois com a aceitação do réu foi reconhecido a procedência da petição inicial. Ofertar contestação: Alegar as opções do art. 301 do CPC Impugnar as Contas: Neste caso estará o réu insurgindo quanto ao aspecto formal. Contestar e impugnar as contas: O réu estará contestando e impugnando o conteúdo e forma das contas apresentadas

e) Permanecer inerte: Configura a revelia, procederci-a o julgamento antecipado da lide.