PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

Ana Luisa Godinho Ariolli
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Palestra no IX Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor Apectos Polêmicos das Tarifas Bancárias ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR EXECUTIVO.
Jurisdição e Competência
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Audiência Pública de Fiscalização
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
Flávio Amaral Garcia FGV 2008
Ordenamento e Desafios Regulatórios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Procon Pernambuco Orienta consumidores
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
Agência Nacional de Defesa do Consumidor e da Concorrência Roberto Freitas Secretaria de Direito Econômico – SDE/MJ Departamento de Proteção e Defesa do.
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Presidente: Deputado Federal Vanderlei Siraque PT/SP SEMINÁRIO DO SETOR QUÍMICO DO BRASIL FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA COMPETITIVIDADE DA CADEIA PRODUTIVA.
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Tempo de Atendimento do Consumidor nas Agências Bancárias Comissão de Defesa do Consumidor Câmara dos Deputados Brasília-DF, 09 de agosto de 2011.
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social Modernização e Qualificação PROCON/RS.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
REGULAÇÃO, INFRAESTRUTURA E O FUTURO DO PAÍS PAINEL: REGULAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL ZEVI KANN REALIZAÇÃO FGV CERI Rio de Janeiro,
O Ministério Público Federal e a tutela do consumidor brasileiro Dr. José Elaeres Marques Teixeira Subprocurador-Geral da República Coordenador da 3ª Câmara.
REDE PETRO BRASIL A Rede das Redes Petro Eng. Ana Maria Mendonça Rede PETROGÁS Sergipe Presidente da PENSE.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
ÁREA TEMÁTICA VIII – PODERES DO ESTADO E REPRESENTAÇÃO A Área Temática VIII – Poderes do Estado e Representação compõe- se da programação orçamentária.
Resumo dos temas discutidos no seminário. Política e abordagem do BCB -Existência de uma política de longo prazo -Exercício de diferentes papéis -Multiplicidade.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Política Nacional do Meio Ambiente
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
CADE CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA
Cont. Câmara dos Deputados
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Eduardo Hipólito do Rego
5ª Oficina de Agência e Cobrança Desafios da Aplicação dos Recursos da Cobrança Realização :Consultoria Metodológica.
Instituições de Direito Público e Privado
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Introdução à Gestão Pública
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
ESTADO E SOCIEDADE CIVIL
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR A VOZ DOS CONSUMIDORES NAS AGÊNCIAS REGULADORAS ENAP.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
BRUNO MIRAGEM 53º Painel da TELEBRASIL Guarujá/SP, 27 de agosto de 2009.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
WORKSHOP ANP CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS MERCADO DE COMBUSTÍVEIS Búzios - RJ, 11, 12 e 13 de novembro de 2009.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
PL 338/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, indústria e Comércio
Transcrição da apresentação:

PROCESSO ECONÔMICOEDEFESA DO CONSUMIDOR PALESTRA NO SENADO FEDERAL PROCESSO ECONÔMICO E DEFESA DO CONSUMIDOR ROBERTO AUGUSTO CASTELLANOS PFEIFFER DIRETOR EXECUTIVO DO PROCON-SP MESTRE E DOUTORANDO EM DIREITO PELA USP EX-CONSELHEIRO DO CADE PROCURADOR DO ESTADO DE SP EX-PRESIDENTE NACIONAL DO BRASILCON Ex-Assessor de Ministro do STF e Ex-Consultor Jurídico do MJ

1- Primórdios da defesa do consumidor (70 e 80) Processo inflacionário Processo inflacionário Grandes problemas: planos econômicos e indexadores contratuais Grandes problemas: planos econômicos e indexadores contratuais Planos de expansão na telefonia Planos de expansão na telefonia Início da defesa do consumidor, sem os instrumentos e normas adequadas. Início da defesa do consumidor, sem os instrumentos e normas adequadas. Nascimento do Procon (1975) e das associações de defesa do consumidor (IDEC). Nascimento do Procon (1975) e das associações de defesa do consumidor (IDEC).

2- Promulgação do CDC e abertura econômica Empoderamento do consumidor Empoderamento do consumidor Agentes eficazes: Procons, Ministério Público, associações e Poder Judiciário Agentes eficazes: Procons, Ministério Público, associações e Poder Judiciário Respeito e incorporação pela imensa maioria dos fornecedores Respeito e incorporação pela imensa maioria dos fornecedores

3- Defesa do consumidor e estabilização econômica Incorporação da noção de preço Incorporação da noção de preço Maior atenção aos empréstimos e ao valor dos juros Maior atenção aos empréstimos e ao valor dos juros Crescente sofisticação dos produtos e serviços Crescente sofisticação dos produtos e serviços

4- Regulação econômica e defesa do consumidor Universalização crescente na prestação de serviços públicos Universalização crescente na prestação de serviços públicos Aumento gradativo dos preços Aumento gradativo dos preços Rebeldia: setores regulados entendem que o CDC não lhes é aplicável. Símbolo maior: bancos e ADI Rebeldia: setores regulados entendem que o CDC não lhes é aplicável. Símbolo maior: bancos e ADI As principais empresas reclamadas, via de regra, pertencem a setores regulados. As principais empresas reclamadas, via de regra, pertencem a setores regulados.

Século XXI: consolidação e novas estratégias Consolidação da aplicação do CDC: julgamento da ADI 2591 como maior símbolo. Consolidação da aplicação do CDC: julgamento da ADI 2591 como maior símbolo. Segundo símbolo eloquente: Decreto do SAC. Segundo símbolo eloquente: Decreto do SAC. Novas estratégias dos órgãos de defesa do consumidor: fixação de metas de redução de demandas, aperfeiçoamento do atendimento. Intensificação da atividade de fiscalização e crescente diálogo com os fornecedores para eliminação de práticas abusivas. Regionalização dos Procons Estaduais e municipalização do atendimento ao consumidor. Efetiva implementação de um Sistema Estadual e Nacional de Defesa do Consumidor. Novas estratégias dos órgãos de defesa do consumidor: fixação de metas de redução de demandas, aperfeiçoamento do atendimento. Intensificação da atividade de fiscalização e crescente diálogo com os fornecedores para eliminação de práticas abusivas. Regionalização dos Procons Estaduais e municipalização do atendimento ao consumidor. Efetiva implementação de um Sistema Estadual e Nacional de Defesa do Consumidor.

Sugestões Normativas Aperfeiçoamento da participação dos consumidores na atividade das agências reguladoras. Aperfeiçoamento da participação dos consumidores na atividade das agências reguladoras. Projeto de Lei 3337 de 2004: financiamento da assessoria técnica das associações e consultas recíprocas agências e órgãos de defesa da concorrência e do consumidor. Projeto de Lei 3337 de 2004: financiamento da assessoria técnica das associações e consultas recíprocas agências e órgãos de defesa da concorrência e do consumidor. Transparência na atuação das agências reguladoras: sessões de deliberação públicas e obrigação de motivação das suas decisões (inclusive afastando sugestões em consultas públicas). Transparência na atuação das agências reguladoras: sessões de deliberação públicas e obrigação de motivação das suas decisões (inclusive afastando sugestões em consultas públicas). Reclamações perante órgãos de defesa do consumidor devem ser levadas em consideração para cumprimento de metas de desempenho nos casos de concessão. Reclamações perante órgãos de defesa do consumidor devem ser levadas em consideração para cumprimento de metas de desempenho nos casos de concessão.

Leis federais dispondo sobre algumas matérias já estabelecidas em leis estaduais de São Paulo: proibição de fumo; bloqueio de telemarketing; obrigação de fixação de dia e turno para entrega de produtos e prestação de serviços; perdimento de combustíveis adulterados. Leis federais dispondo sobre algumas matérias já estabelecidas em leis estaduais de São Paulo: proibição de fumo; bloqueio de telemarketing; obrigação de fixação de dia e turno para entrega de produtos e prestação de serviços; perdimento de combustíveis adulterados. Lei Federal estabelecendo a possibilidade de determinação de obrigação de fazer em casos de descumprimento de normas de defesa do consumidor. Lei Federal estabelecendo a possibilidade de determinação de obrigação de fazer em casos de descumprimento de normas de defesa do consumidor. Restabelecimento da multa civil Restabelecimento da multa civil Criação de órgão para tratar especificamente de recall e segurança de produtos. Criação de órgão para tratar especificamente de recall e segurança de produtos.

Concentração econômica e defesa do consumidor Setores mais reclamados normalmente são caracterizados por monopólios ou oligopólios e passam por processos de concentração: telefonia (fixa e móvel); cartões de crédito, energia elétrica; aparelhos celulares e bancos. Setores mais reclamados normalmente são caracterizados por monopólios ou oligopólios e passam por processos de concentração: telefonia (fixa e móvel); cartões de crédito, energia elétrica; aparelhos celulares e bancos. Sugestões: Reforma da atual lei de defesa da concorrência: Projeto de lei n B, de 2004 aprovado pela Câmara dos Deputados (PL n. 06/09 no Senado Federal). Sugestões: Reforma da atual lei de defesa da concorrência: Projeto de lei n B, de 2004 aprovado pela Câmara dos Deputados (PL n. 06/09 no Senado Federal). Maior participação dos órgãos e associações de defesa do consumidor: operações conjuntas, compartilhamento de dados, levar em consideração o cadastro de reclamações na avaliação de fusões. Maior participação dos órgãos e associações de defesa do consumidor: operações conjuntas, compartilhamento de dados, levar em consideração o cadastro de reclamações na avaliação de fusões.