“Universidade promotora de conhecimentos, saúde e prestadora de serviços”
A Universidade e a Formação Docente “A pós-graduação como indutora da transformação do processo interno das instituições de ensino superior” A Universidade e a Formação Docente Luiz Noro Universidade de Fortaleza
UNIVERSIDADE FORMAÇÃO DOCENTE PÓS-GRADUAÇÃO PESQUISA
QUAL UNIVERSIDADE ?
UNIVERSIDADE Consumidora e repetidora de informações importadas para profissionalizar x Reflexão crítica sobre a realidade e criação de conhecimentos com bases científicas
UNIVERSIDADE Absorção, aplicação e difusão do saber humano, fruto da atividade intelectual dos grandes centros técnico-científicos das nações desenvolvidas. Informações sobre resultados das investigações feitas sobre problemas de outras realidades. Luckesi, 1991
UNIVERSIDADE Educação pragmática e imediata para ajuste às exigências do mercado de trabalho. Colocação do homem a serviço da economia e não desta a serviço do homem. CELAM, 1978
UNIVERSIDADE Mercado de trabalho Organização sistemática de oferta de aula: mediocridade do aluno é função da mediocridade institucional, do sistema educacional vigente, dos dirigentes e em particular dos professores. Demo, 1998
Prática da Educação Bancária UNIVERSIDADE Prática da Educação Bancária A educação como ato de depositar, de transferir, de transmitir valores e conhecimentos do professor (detentor da informação) ao aluno (receptáculo dos “conhecimentos” transmitidos pelo professor).
Reflexos da Educação Bancária UNIVERSIDADE Reflexos da Educação Bancária Produção de homens como seres da adaptação, do ajustamento. A falta da consciência crítica leva a menor capacidade de inserção cidadã no mundo, assim como impossibilita sua transformação de objeto para sujeito. Freire, 1992
UNIVERSIDADE Falta de vínculo com a realidade onde está implantada, descomprometida com o espaço geográfico em que está inserida e descontextualizada de um momento histórico concreto. Luckesi, 1992
QUAL PROFESSOR ?
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO Querer bem aos educandos Liberdade e autoridade Respeito à autonomia do educando Humildade e tolerância Alegria e esperança Saber escutar Disponibilidade para o diálogo
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO Defesa dos direitos dos educadores Segurança e competência profissional Comprometimento Entendimento da educação enquanto forma de intervenção no mundo Reconhecimento que a educação é ideológica
FORMAÇÃO DOCENTE Reflexão crítica sobre a prática Consciência do inacabamento Reconhecimento do ser condicionado Curiosidade Apreensão da realidade Tomada consciente de decisões Pesquisa
PRÁTICA PEDAGÓGICA O Projeto Pedagógico dos Cursos de Odontologia deve estar centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002
PRÁTICA PEDAGÓGICA O currículo deverá contribuir para a compreensão, interpretação, preservação, reforço, fomento e difusão das culturas nacionais e regionais, internacionais e históricas, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural. Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002
QUAL PÓS-GRADUAÇÃO
A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de MESTRADO E DOUTORADO Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 – artigo 66.
DIRETRIZES CURRICULARES Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
DIRETRIZES CURRICULARES Atenção à saúde Tomada de decisões Comunicação Liderança Administração e gerenciamento Educação permanente
DIRETRIZES CURRICULARES A formação do Cirurgião Dentista deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe.
DIRETRIZES CURRICULARES O Projeto Pedagógico deverá buscar a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO GRANDE ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE ÁREA: ODONTOLOGIA 43 MESTRADO E DOUTORADO 30 MESTRADO 5 DOUTORADO
PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO 23 Mestrado e/ou Doutorado ≥ 5 17 Mestrado + Doutorado ≥ 5 174 Dissertações de Mestrado CAPES, 2003
PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO FOMENTO FONTE N % CAPES 75 43,1 FAPESP 14 8,0 CNPQ 9 5,2 Outro 1 0,6 Sem financiamento TOTAL 174 100,0
PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO “LINHAS DE PESQUISA” % Materiais Odontológicos 78 44,8 Estudos clínicos (H) 61 35,1 Estudos clínicos (A) 14 8,0 Saúde Coletiva 21 12,1 TOTAL 174 100,0
PERFIL DA PÓS-GRADUAÇÃO PALAVRAS-CHAVE SAÚDE = 3 BUCAL = 2 ENSINO = 0 APRENDIZAGEM = 0 POPULAÇÃO = 0 SUS = 0
QUAL PESQUISA ?
PESQUISA Atitude cotidiana que permita estabelecer o questionamento reconstrutivo como propedêutica diária e da vida e habilidade de (re)construir conhecimento próprio para inovar (qualidade formal) e intervir (qualidade política). Demo, 1998
PESQUISA Atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. A pesquisa alimenta a atividade de ensino e a atualiza frente à realidade do mundo, vinculando pensamento e ação. Minayo, 1994
PESQUISA Organização das buscas e achados através dos tempos, aperfeiçoando-se sempre, e nem sempre vista da mesma forma pelos que a fazem. Matos e Vieira, 2002
PESQUISA PROFESSOR: ensinar eficazmente ALUNO: aprender significativamente COMUNIDADE: dispor de produtos do conhecimento UNIVERSIDADE: mediar a educação.
EXTENSÃO ... Só se aprende, só se ensina pesquisando; só se presta serviços à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem da pesquisa. A extensão de serviços empacotados deriva facilmente para o assistencialismo manipulatório e ideologizante. Severino,1999
Não há conhecimento que se faça fora da prática do sujeito com o mundo que o cerca, e a qual é necessário compreender, pela criação de significados e sentidos. Prado Jr