DA REVISÃO PARTICIPATIVA DA LEI DE ZONEAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Propostas para São Luiz do Paraitinga
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Formosa: Exercício de entender suas relações.
CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DIRETOR oficina 3 – XIV Congresso de Meio Ambiente e VIII Congresso de Habitação e Urbanismo - MPSP.
PROJETO “MORE LEGAL III” Provimento n.º 28/2004 da CGJ/RS
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Área de Preservação Permanente em Área Urbana Consolidada
Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB
Estatuto da Cidade.
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR ESTRATÉGICO DE SÃO PAULO
Forum Nacional de Reforma Urbana
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DE LINHARES-ES
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO METROPOLITANO
COMISSÃO DE POLÍTICA URBANA METROPOLITANA E MEIO AMBIENTE
TRANSFERÊNCIA DO DIREITO DE DIREITO DE CONSTRUIR
Metodologia para definição das subzonas nas ZIMs e de definição de diretrizes e parâmetros urbanísticos 27 de janeiro de 2015.
Metodologia para definição das subzonas nas ZIMs e de definição de diretrizes e parâmetros urbanísticos 28 de janeiro de 2015.
Plano de Bacia do Alto Tietê Normas urbanísticas e sustentabilidade hídrica. Conceitos básicos Ricardo Toledo Silva. Setembro de 2002.
Metodologia para definição das subzonas nas ZIMs e de definição de diretrizes e parâmetros urbanísticos 28 de janeiro de 2015.
Metodologia para definição das subzonas nas ZIMs e de definição de diretrizes e parâmetros urbanísticos 27 de janeiro de 2015.
Gestão Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável
OUTORGA ONEROSA DO DIREITO DE CONSTRUIR
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
Outorga Onerosa..
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Comentários sobre a nova legislação federal Resolução Conama 369/06 e Revisão dA Lei de Parcelamento do solo URBANISMO I Laura Bueno 11/9/2006.
Prefeitura Municipal de Santo André
Qual a função do Novo Zoneamento?
FÓRUM TEMÁTICO DO PLANO SALVADOR 500
Instrumentos Urbanísticos
Marcelo Manhães de Almeida
PROJETO DE LEI 3057/2000 LEI DE PARCELAMENTO DE SOLO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE TERRITORIAL URBANA DEP. FERNANDO CHUCRE COMISSÃO.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
. SUBPREFEITURA SANTANA julho,
Edvaldo Pedro Feitosa Silva Jennifer Adorno Leonardo Ragano
4ª Conferência das Cidades 2009
Planejamento Urbano e Plano Diretor
2 . USO E OCUPAÇÃO DO SOLO.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
conceitos, importância e orientações metodológicas.
. SUBPREFEITURA CIDADE ADEMAR julho,
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Secretaria Municipal de Licenciamento – SEL
INTRODUÇÃO Conceito de meio ambiente: conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga.
1 /15. LEI COMPLEMENTAR N.º 2623, DE 4 DE JULHO DE Art. 3º A execução de qualquer forma de parcelamento do solo no Município de Linhares dependerá.
CÓRREGO D´ANTAS NA REVISÃO DO PLANO DIRETOR Visando a entender melhor a atual situação do bairro e a colaborar com a atual revisão do Plano Diretor, este.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
REVISÃO LPUOS | ETAPA PL 272/2015
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Política Urbana e Desenvolvimento Ambiental
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
FRAGMENTOS E REMANESCENTES / MEIO AMBIENTE 5) Art. 183 – COMDEMA Proposta: trata sobre o percentual de recursos do fundo municipal de conservação da qualidade.
DENSIDADE. PROPOSTA DA PROEMPI para estudo: Diminuir a densidade populacional na Zona de Desenvolvimento dos Corredores Urbanos Quais os parâmetros propostos.
TÍTULO VIII - DO ORDENAMENTO TERRITORIAL CAPÍTULO III – DO ZONEAMENTO
Printed SMH 8 de dezembro de Agenda Visão 2020 Objetivos de Governo Diretrizes setoriais Metas setoriais Projetos
DECRETO PIU MARÇO Definição / projeto de intervenção urbana Os Projetos de intervenção Urbana (PIU) são os estudos técnicos necessários para promover.
PLANEJAMENTO URBANO Planos Diretores Participativos e ZEIS
Aula 5. ACESSO À MORADIA: política urbana e política habitacional
Transcrição da apresentação:

DA REVISÃO PARTICIPATIVA DA LEI DE ZONEAMENTO 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO PARTICIPATIVA DA LEI DE ZONEAMENTO 28 de Janeiro de 2015

Como foi organizado o processo participativo? CONCURSO ENSAIOS URBANOS 54 PROJETOS ENTREGUES 10 PREMIADOS / 4 MENÇÕES HONROSAS CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA URBANA COMISSÃO COMPOSTA POR MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL E REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL ATELIER ENSAIOS URBANOS 17 INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM ARQUITETURA PROPOSTAS DE 1500 ESTUDANTES E 100 PROFESSORES SEMINÁRIO E OFICINAS COM AS SUBPREFEITURAS SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO DO PROCESSO PARTICIPATIVO 32 OFICINAS NAS SUBPREFEITURAS

Como a sociedade contribuiu com a proposta de revisão do zoneamento?

Como as propostas da sociedade foram incorporadas até o momento na minuta? Por meio da diversificação de tipos de zonas, considerando as peculiaridades locais (de 20 para 30 tipos de zonas) Por meio da incorporação integral ou parcial de propostas feitas pela sociedade Por meio da incorporação integral ou parcial de propostas feitas pelo CMPU Por meio da incorporação integral ou parcial de propostas feitas pelas Subprefeituras e Secretarias

Como as propostas da sociedade foram incorporadas até o momento na minuta? PRESERVAÇÃO QUALIFICAÇÃO TRANSFORMAÇÃO ZEPEC | ZEP | ZEPAM | ZPDS | ZER | ZPR ZOE | ZPI | ZDE | ZEIS | ZM | ZCOR | ZC ZEU | ZEUP DENSIDADES BAIXAS DENSIDADES MÉDIAS DENSIDADES ALTAS USOS RESTRITOS USOS CONTROLADOS USOS DIVERSIFICADOS

(disponível em http://minuta.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/) Como posso contribuir na construção da minuta? MINUTA PARTICIPATIVA (ATÉ 01/02/2015) (disponível em http://minuta.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/)

ESCLARECIMENTOS GERAIS

Estou numa zona ZEP e meu bairro esta totalmente urbanizado Estou numa zona ZEP e meu bairro esta totalmente urbanizado. Como legalizá-lo? Os usos permitidos em ZEP são referenciados no Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

Estou numa zona ZEP e meu bairro esta totalmente urbanizado Estou numa zona ZEP e meu bairro esta totalmente urbanizado. Como legalizá-lo? Zoneamento do Plano de Manejo – Fontes do Ipiranga Mapa da Minuta de Revisão do Zoneamento

Como regularizar atividades econômicas que estão localizadas na Cantareira? As áreas de preservação ou proteção ambiental sempre tiveram um regramento que impedisse a expansão da ocupação urbana. A existência de atividades econômicas nas regiões periféricas é positiva para a geração de empregos nessas áreas, porém deve ser compatível com a preservação e proteção ambiental. A SMDU está buscando a compatibilização das atividades econômicas com a preservação e proteção ambiental.

Qual a diferença entre ZCOR-1 e ZCOR-2? Os grupos de atividade e as subcategorias de uso permitidas na ZCOR-2 são mais permissivos que na ZCOR-1. A taxa de ocupação na ZCOR-2 é maior que na ZCOR-1.

Por meio da manutenção das ZEPEC, da manutenção do controle de Como a minuta trata o adensamento na ZEU de modo a respeitar os bairros já consolidados? Por meio da manutenção das ZEPEC, da manutenção do controle de gabarito ao redor de vilas e ruas sem saída, da instituição do lote máximo, da instituição da quota ambiental, da instituição dos parâmetros qualificadores da ocupação, do reforço ao EIV, dentre outras medidas que conferem qualificação do adensamento demográfico e construtivo na ZEU.

Discordo da permissão de usos na ZPR e na ZCor. Como proceder? Primeiramente deve ser consultado o quadro 4 para checagem dos grupos de atividade e subcategorias de uso permitidos nestas zonas. Depois pode ser feita proposta de mudança da permissão de usos por meio da Minuta Participativa no site www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br A SMDU vai examinar a proposta e verificar de forma comparada com as demais zonas a diferenciação entre elas.

Meu terreno esta localizado numa ZEIS. O que posso fazer no meu imóvel? Se o imóvel tiver área de terreno inferior a 1000m² nas ZEIS 1, 2, 4 e 5 e inferior a 500m² nas ZEIS 3: Fica dispensado do atendimento do percentual mínimo obrigatório de destinação de área construída para HIS 1 e HIS 2. Se o imóvel tiver área de terreno superior a 1000m² nas ZEIS 1, 2, 4 e 5 e superior a 500m² nas ZEIS 3: Deverá atender ao percentual mínimo obrigatório de destinação de área Construída para HIS 1 e HIS 2.

Área mínima de lote (m²) (1) % de destinação área construída Quais são as características das ZEIS? Tipo de ZEIS Definição Área mínima de lote (m²) (1) CA máximo % de destinação área construída HIS 1 HIS 2 HMP R ou NR ZEIS 1 (2) áreas ocupadas por favelas, loteamentos loteamentos irregulares e empreendimentos habitacionais de interesse social > 1.000 2,5 (3) min. 60% perm. máx. 20% ZEIS 2 lotes e glebas vazios ou subutilizados 4 ZEIS 3 imóveis subutilizados, encortiçados, em áreas com boa infraestrutura > 500 ZEIS 4 vazios em área de proteção de mananciais 2 ZEIS 5 vazios em áreas com boa infraestrutura min. 40% máx. 40% (1) Ver regra de enquadramento nas disposições de ZEIS. (2) Implementação dependente de plano de urbanização. (3) CA máximo pode ser majorado por CAHEIS.

ZEIS 1 ZEIS 2 ZEIS 3 ZEIS 4 ZEIS 5 Como as ZEIS estão distribuídas no território? ZEIS 1 hoje 143km² era 122km² ZEIS 2 hoje 13,8km² era 7,3km² ZEIS 3 hoje 6,8km² era 5,9km² ZEIS 4 hoje 4,9km² era 3,6km² ZEIS 5 hoje 3,5km² era 0km²

Meu terreno esta localizado numa ZEIS. Posso ser desapropriado? A desapropriação é um instrumento que pode ocorrer para implantação de melhorias urbanísticas. Sua aplicação não esta vinculada à existência de uma ZEIS, podendo ocorrer em qualquer zona. Vale lembrar que as desapropriações ocorrem somente em locais onde existe um decreto de utilidade pública ou decreto de interesse social com previsão da ação pública a ser executada envolvendo a devida indenização.

DA REVISÃO PARTICIPATIVA DA LEI DE ZONEAMENTO 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DA REVISÃO PARTICIPATIVA DA LEI DE ZONEAMENTO 28 de Janeiro de 2015