Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento Hermano Perrelli de Moura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Contextos de formação de Professores
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Ética em Computação.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Para onde caminhamos na Educação a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Engenheiro Projetista ?
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Talentos para Inovação
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIAS ATIVAS.
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Formação Profissional IV
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
EasyIT Brasil PROJETO PRELIMINAR DE ESCOLA DE FORMAÇÃO «Empowering people through knowledge and creativity.» «Facilitar e desenvolver.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Metodologia Reflexiva de Gestão de Projetos com Simuladores Gerenciais Mestrando: César Augusto Delmas C. do Nascimento Orientador:
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
Decisões Interligadas
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
A integração teoria-prática em física: uma proposta metodológica para o ensino Prof. Dr. Henrique Duarte da Fonseca Filho Departamento de Exatas Universidade.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
O papel pedagógico do órgão gestor
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Transcrição da apresentação:

Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento Hermano Perrelli de Moura Antônio Carlos Valença

Tópicos Contexto e Motivação Formação do Gerente de Projetos Educação Reflexiva Laboratório de Aprendizagem Laboratório Reflexivo – 8 passos Considerações Finais

Contexto Problemática Central Modelo de eficácia baseado na racionalidade técnica Modelos baseados em Currículos Profissionais Normativos Ciência Básica Relevante Ciência Aplicada Relevante Espaço para o Ensino Prático Crise da Confiança na Formação Profissional Conhecimento Profissional X Educação Profissional

Formação do Gerente de Projetos Pesquisa do PMI 30 Programas de Graduação 120 Programas de Certificação 7 Programas de treinamento in company Conclusões da Pesquisa: A profissão é baseada em carreiras e formação técnica 35% dos gerentes tem mais de 15 anos de experiência 12% dos gerentes possuem formação superior na área 55% dos gerentes são de engenharia e ciências A maioria dos gerentes (59%) não estão satisfeitos com sua formação Importância de um programas de “mentoring”, complementando a formação “em sala”. Programas formais voltadas para o PMP

Educação Reflexiva (1/2) Forma de ensino voltado para ajudar os estudantes a adquirirem os tipos de talento artístico essenciais para a competência em zonas indeterminadas da prática. (Schön, D. 1990)

Educação Reflexiva (2/2) Talento Artístico Conhecimento-na-ação Prática Profissional Ensino Prático Reflexão-da-ação

Laboratório de Aprendizagem Processo de Aprendizagem Laboratorial Três Dimensões: Cognitivo Emocional Comportamental

Laboratório Reflexivo de Aprendizagem Os 8 passos de Donald Schön

Laboratório – 8 passos PASSO 1: Deve ser legítima para a cultura do aprendiz: linguagem, normas, rituais, regras operativas, mais flexíveis para a abertura à reflexão e à mudança: DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA PASSO 2: Deve representar ao máximo as características essenciais da prática do mundo real: DEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS MAIS BEM SUCEDIDAS DA COMUNIDADE

Laboratório – 8 passos PASSO 3: Deve ter escopo abrangente de experimentação para evitar os riscos de “limitação dos elementos de prática” (pragmatismo instrumental): UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMPRESARIAIS E MICROMUNDOS PASSO 4: Deve ajudar os sujeitos a experimentar sem riscos, variar o ritmo da ação e o foco da tarefa e permitir repetir, avaliar e reorientar ações que julguem ineficazes: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO

Laboratório – 8 passos PASSO 5: Deve ser uma combinação elegante entre o rigor científico e a flexibilidade no uso do talento: DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR TEÓRICO PASSO 6: Deve favorecer a (1) reflexão-na-ação ao lado da (2) instrução e aprendizagem no fazer: DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE MEDIAÇÃO DO INSTRUTOR

Laboratório – 8 passos PASSO 7: Deve ser de intensa reflexão sobre os padrões interativos das pessoas na prática profissional: UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES ITERATIVOS DE BALES PASSO 8: Deve ser aberta e corajosa como perspectiva de análise da teoria-em-uso dos participantes aprendizes, sobretudo dos instrutores: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO

Considerações Finais CONCLUSÃO O contexto tradicional de educação profissional na Gerência de Projetos precisa de metodologias de formação mais sistêmicas e reflexivas, baseadas no ensino prático, que permitam uma maior eficácia dos gerentes de projetos nos processos decisórios. TRABALHOS FUTUROS: Mapeamento e validação das práticas mais bem sucedidas da comunidade de Gerência de Projetos, a partir do PMCD Framework Formação de um Programa de Formação em Gerência de Projetos, baseado no Ensino Prático Reflexivo Desenvolvimento de Jogos Empresariais e Micromundos que atendam às principais demandas de prática de Gerência de Projetos

Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Hermano Perrelli de Moura Antônio Carlos Valença