Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento Hermano Perrelli de Moura Antônio Carlos Valença
Tópicos Contexto e Motivação Formação do Gerente de Projetos Educação Reflexiva Laboratório de Aprendizagem Laboratório Reflexivo – 8 passos Considerações Finais
Contexto Problemática Central Modelo de eficácia baseado na racionalidade técnica Modelos baseados em Currículos Profissionais Normativos Ciência Básica Relevante Ciência Aplicada Relevante Espaço para o Ensino Prático Crise da Confiança na Formação Profissional Conhecimento Profissional X Educação Profissional
Formação do Gerente de Projetos Pesquisa do PMI 30 Programas de Graduação 120 Programas de Certificação 7 Programas de treinamento in company Conclusões da Pesquisa: A profissão é baseada em carreiras e formação técnica 35% dos gerentes tem mais de 15 anos de experiência 12% dos gerentes possuem formação superior na área 55% dos gerentes são de engenharia e ciências A maioria dos gerentes (59%) não estão satisfeitos com sua formação Importância de um programas de “mentoring”, complementando a formação “em sala”. Programas formais voltadas para o PMP
Educação Reflexiva (1/2) Forma de ensino voltado para ajudar os estudantes a adquirirem os tipos de talento artístico essenciais para a competência em zonas indeterminadas da prática. (Schön, D. 1990)
Educação Reflexiva (2/2) Talento Artístico Conhecimento-na-ação Prática Profissional Ensino Prático Reflexão-da-ação
Laboratório de Aprendizagem Processo de Aprendizagem Laboratorial Três Dimensões: Cognitivo Emocional Comportamental
Laboratório Reflexivo de Aprendizagem Os 8 passos de Donald Schön
Laboratório – 8 passos PASSO 1: Deve ser legítima para a cultura do aprendiz: linguagem, normas, rituais, regras operativas, mais flexíveis para a abertura à reflexão e à mudança: DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS E REGRAS DE CONVIVÊNCIA PASSO 2: Deve representar ao máximo as características essenciais da prática do mundo real: DEFINIÇÃO DAS PRÁTICAS MAIS BEM SUCEDIDAS DA COMUNIDADE
Laboratório – 8 passos PASSO 3: Deve ter escopo abrangente de experimentação para evitar os riscos de “limitação dos elementos de prática” (pragmatismo instrumental): UTILIZAÇÃO DE JOGOS EMPRESARIAIS E MICROMUNDOS PASSO 4: Deve ajudar os sujeitos a experimentar sem riscos, variar o ritmo da ação e o foco da tarefa e permitir repetir, avaliar e reorientar ações que julguem ineficazes: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO
Laboratório – 8 passos PASSO 5: Deve ser uma combinação elegante entre o rigor científico e a flexibilidade no uso do talento: DEFINIÇÃO DE UM PROGRAMA CURRICULAR TEÓRICO PASSO 6: Deve favorecer a (1) reflexão-na-ação ao lado da (2) instrução e aprendizagem no fazer: DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE MEDIAÇÃO DO INSTRUTOR
Laboratório – 8 passos PASSO 7: Deve ser de intensa reflexão sobre os padrões interativos das pessoas na prática profissional: UTILIZAÇÃO DOS PADRÕES ITERATIVOS DE BALES PASSO 8: Deve ser aberta e corajosa como perspectiva de análise da teoria-em-uso dos participantes aprendizes, sobretudo dos instrutores: UTILIZAÇÃO DA TEORIA DE AÇÃO
Considerações Finais CONCLUSÃO O contexto tradicional de educação profissional na Gerência de Projetos precisa de metodologias de formação mais sistêmicas e reflexivas, baseadas no ensino prático, que permitam uma maior eficácia dos gerentes de projetos nos processos decisórios. TRABALHOS FUTUROS: Mapeamento e validação das práticas mais bem sucedidas da comunidade de Gerência de Projetos, a partir do PMCD Framework Formação de um Programa de Formação em Gerência de Projetos, baseado no Ensino Prático Reflexivo Desenvolvimento de Jogos Empresariais e Micromundos que atendam às principais demandas de prática de Gerência de Projetos
Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Hermano Perrelli de Moura Antônio Carlos Valença