Formação: saberes e fazeres humanizados

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Transcrição da apresentação:

Formação: saberes e fazeres humanizados Maria Cezira Fantini Nogueira Martins

Cuidando do futuro cuidador Fonte: Encontros dos Serviços de Apoio ao Estudante de Graduação da Área da Saúde – SP

Serviços de Apoio orientação aos professores para encaminhamento precoce de alunos com dificuldades diagnóstico precoce (entrevistas com primeiranistas) aplicação de questionários para rastrear dificuldades adaptativas atendimento psiquiátrico atendimento psicológico

Serviços de Apoio apoio psicopedagógico para alunos com baixo rendimento reorientação vocacional e colocação ocupacional orientação sobre como conciliar lazer e estudos grupos de apoio para alunos que vêm de outras cidades, estados e países

grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos Serviços de Apoio grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos entrevistas e/ou atendimentos a familiares dos alunos, quando necessário entrevistas com alunos que apresentam: problemas de natureza sócio-econômica, número de faltas preocupante, busca por trancamento de matrícula, reprovação por mais de uma vez, risco de não integralizar o curso

O ambiente de aprendizagem condições psicológicas que permeiam o processo de ensino-aprendizagem

Ambiente de aprendizagem conter o excesso de ansiedade frente a algumas situações estressantes criar atmosfera aberta e facilitadora criar condições para que o aluno possa ser ouvido e compreendido ressaltar os acertos (não centrar a atenção só nos erros) promover a relação professor-aluno, de tal forma que o professor seja aquele que acompanha

Ambiente de aprendizagem: dimensão grupal dimensão grupal: importante para o processo de aprendizagem, podendo favorecê-lo ou não diminuir: competição / cristalização de papéis aumentar: flexibilidade / criatividade

Representação de dificuldades vivenciadas por alunos ao realizar atendimento durante a graduação

Representação do desenvolvimento da relação expectativas x realidade em atendimento durante a graduação

Desenvolvimento do papel de docente humanizado

grupos de reflexão sobre a tarefa assistencial grupos de role-playing do papel profissional, enfocando questões relativas à relação professor-aluno, relação professor-grupo seminários, workshops, grupos de sensibilização abordando temas como dinâmica de grupo, relação professor-aluno

grupos de discussão com supervisores - e demais encarregados das supervisões - para integração dos aspectos psicológicos inerentes à atividade assistencial oficinas de humanização, em que se combinam dois ou mais elementos anteriores, com objetivos adequados às características do grupo

profissional-paciente A questão da relação profissional-paciente

Relação profissional-paciente Relação interpessoal com elementos: racionais - irracionais realísticos - irrealísticos maduros - infantis conscientes - inconscientes

Formação em nível de Pós-Graduação

Programa de Pós Graduação em Ciências Secretaria de Estado da Saúde - SP pós-graduação stricto sensu criação em 1998 funcionamento a partir de 2000 caráter multiprofissional objetivo: qualificação de recursos humanos para a investigação na esfera dos serviços públicos de saúde

Instituições participantes do Programa Centro de Referência DST/AIDS Centro de Vigilância Epidemiológica Instituto Adolfo Lutz Instituto Butantã Instituto de Infectologia Emilio Ribas Instituto Lauro de Souza Lima Instituto de Saúde

Algumas dissertações produzidas Cuidados com o cuidador na área de oncologia pediátrica (Mirian Aydar Nascimento Ramalho) Processo de adoecimento (lutos e perdas) de pacientes com aids (Tânia Regina Correa de Souza) Formação do estudante de Psicologia para o trabalho humanizado na área de Saúde Pública (Roselia Bezerra Paparelli) Atenção farmacêutica: humanização no trabalho da farmácia (Chizuru Minami Yokaichyia)