O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Advertisements

SQUASH: Histórico, regras, aspectos técnicos, principais competições, benefícios e efeitos fisiológicos da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes.
ORGANIZANDO A PESQUISA
DOUTORADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DIFERENÇAS E EXPERIÊNCIAS Prof. José Francisco Salm, Ph.D.
JOGOS COOPERATIVOS.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
MAPA MENTAL.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
1 PARÂMETROS PARA ESCOLHA E DICAS DE APLICAÇÃO Alguns parâmetros que você deve sempre considerar ao escolher Jogos Cooperativos, seja criando novos jogos,
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
DIVERSIDADE E VALORES:
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Jogos em grupo na Educação Infantil
Escola Comum e Inclusão
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Características de um bom professor de biologia
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
REGISTROS.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Uma Escola de Valor(es)
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
TÉCNICAS DE ENSINO.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA DE ENSINO DO BASQUETEBOL
A Primeira Guerra Mundial
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Ginástica Geral.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO À GEOPOLÍTICA
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Equipe responsável pela produção
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Educação Especial: Surdez
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
• Manejo – Formação – Professor.
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
Roteiro para Estudo.
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Tecnologia e a Terceira Idade.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

O QUE SABER – JOGOS COOPERATIVOS

JOGOS COOPERATIVOS Os temas abordados nesta etapa de Jogos Cooperativos auxiliarão a elaboração das dinâmicas junto aos trabalhadores.

JOGOS COOPERATIVOS A aplicação de dinâmicas lúdicas nas sessões de Ginástica Laboral é bastante usual. Os Jogos Cooperativos, em especial, ocupam lugar de destaque entre tais dinâmicas. No entanto, considerando que os Jogos Cooperativos são relativamente recentes no Brasil, ainda há certa incompreensão a respeito deles.

JOGOS COOPERATIVOS Diante disso, nosso roteiro de estudos está organizado com os seguintes temas: Como os Jogos Cooperativos surgiram? Quais seus conceitos e características? Quais os benefícios de sua utilização nas sessões do SESI Ginástica na Empresa? Por que Jogos Cooperativos? Parâmetros para a escolha e dicas para aplicação dos Jogos Cooperativos.

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Vamos relembrar um pouco de história: entre 1914-1918 e 1939-1945, o mundo esteve envolvido em duas Grandes Guerras. Hitler invade a França em 1940 As trincheiras que marcaram a I Guerra Mundial

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? As duas Grandes Guerras juntas ceifaram quase 90 milhões de vidas. Ambas iniciaram-se em países considerados civilizados, com níveis de vida, incluindo-se a educação e cultura, bastante elevados. Estamos falando de nações como Alemanha, França, Inglaterra...

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Por que tamanha tragédia ocorreu? Povos educados não deveriam demonstrar maior capacidade de resolução de conflitos? Mesmo diante de sérias divergências que os levassem à guerra, não deveriam estabelecer parâmetros mais civilizados e humanos de conduta?

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Tal consideração chamou atenção de educadores e gerou importantes reflexões sobre as atividades (incluindo os jogos) ensinadas às crianças e jovens nas escolas: O trabalho educativo com valores humanos, inclusão e diálogo estaria realmente ocorrendo? Ou, ao contrário, estaria provocando confrontos, exclusão e individualismo?

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Aos poucos, foram surgindo iniciativas pioneiras de criação de atividades e jogos com estrutura menos competitiva e mais cooperativa, evitando a excessiva valorização daqueles que vencem e o esquecimento daqueles que perdem, motivando o diálogo e a preocupação com as diferenças. Vejamos, a seguir, os principais precursores dos Jogos Cooperativos.

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Ted Lentz Professor e pesquisador norte americano (já falecido), considerado um precursor das pesquisas pela paz. Publicou em 1950, com Ruth Cornelius, manual de jogos chamado All together (Todos Juntos).

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Jim Deacove Canadense, criador de jogos de tabuleiro cooperativos. Iniciou seu trabalho adaptando jogos tradicionais da cultura canadense para gerar interdependência entre as equipes. Assim, os jogadores trocavam de equipe durante a partida, havia formas alternativas de pontuação etc. Seu livro “Cooperative games manual” (1974) foi lançado em português quando visitou São Paulo em 2002. O título na versão traduzida respeita o original em inglês: Manual de Jogos Cooperativos.

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Terry Orlick Canadense, professor da Universidade de Ottawa. Provavelmente é quem melhor abordou o tema do jogo com estrutura cooperativa como uma necessidade educacional dentro de sociedades tão competitivas como a dos países ocidentais. Tornou-se, portanto, um nome de referência quando tratamos de Jogos Cooperativos.

COMO OS JOGOS COOPERATIVOS SURGIRAM? Fabio Brotto Brasileiro de Rio Claro, SP, professor de Educação Física. No começo da década de 1990 iniciava a sistematização dos Jogos Cooperativos no Brasil. Sua dissertação de mestrado, defendida na Unicamp e publicada como livro (Jogos Cooperativos: o Jogo e o Esporte como um Exercício de Convivência), é referência essencial na literatura acadêmica sobre os jogos.