OBJETIVOS Agora o assunto a ser tratado são os objetivos. Você sabe o que é um objetivo, certo? Vejamos a definição do dicionário Houaiss: “aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; alvo, fim, propósito”.
OBJETIVOS O que o SESI pretende alcançar em suas intervenções do Lazer Ativo junto aos trabalhadores das empresas industriais? Quais são seus alvos, seus fins? Ou seja, quais são seus objetivos?
Objetivos de Aprendizagem Objetivos Gerais Objetivos de Aprendizagem Ao falarmos de objetivos do SESI Lazer Ativo estamos abordando tipos diferentes de objetivos:
OBJETIVOS Poderíamos também falar de objetivos específicos. Essa é uma nomenclatura bastante utilizada. Mas decidimos substituí-la por objetivos de aprendizagem porque consideramos que define com mais propriedade a direção do alvo: trata-se de objetivo direcionado ao aprendiz (aluno), que no caso do SESI Lazer Ativo é o trabalhador da empresa industrial.
Objetivo Geral OBJETIVO GERAL Apresenta desafios mais complexos, cujo alcance demanda tempo Define algo a ser alcançado no longo prazo (pelo menos 1 ano) Fala do programa em si Sua redação pode começar por “O programa / serviço deve ser capaz de...”
EXEMPLOS DE OBJETIVO GERAL Promover a adoção de estilo de vida saudável pelo industriário e seus dependentes; Melhorar a qualidade de vida do trabalhador e seus familiares; Desenvolver o hábito da prática regular do exercício físico; Educar o trabalhador para adoção de estilo de vida ativo;
OBJETIVOS Veja agora os Objetivos de Aprendizagem. Lembre que esses objetivos são direcionados aos trabalhadores, isso é, o alvo está neles:
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Objetivo de Aprendizagem Apresenta desafios mais simples, cujo alcance não demanda muito tempo Define algo a ser alcançado no curto prazo (no máximo 1 mês) Fala do aprendiz. Em nosso caso, o trabalhador Sua redação pode começar por “O trabalhador deve ser capaz de...”
EXEMPLOS DE OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Identificar os principais grupos musculares e articulações envolvidos em suas funções cotidianas; Conhecer pelo menos 3 diferentes exemplos de comportamentos preventivos relacionados à saúde; Aferir a freqüência cardíaca tanto em situação de repouso quanto em atividades físicas; Demonstrar empenho para cuidar da adequada ingestão diária d’água e da própria hidratação;
OBJETIVOS Há um detalhe importante que precisamos observar: a correta escolha dos verbos utilizados nos objetivos. Você reparou nos verbos empregados nos objetivos gerais e de aprendizagem? O que pode constatar sobre eles? Abaixo repetimos todos os verbos citados nos exemplos anteriores: Identificar Demonstrar Conhecer Aferir Promover Desenvolver Educar Melhorar
O que o verbo identificar nos diz? OBJETIVOS Todos os verbos estão no infinitivo (terminam em “R”), forma considerada correta na redação de objetivos. A adequada escolha do verbo oferece a compreensão necessária sobre o que será realizado. Veja o exemplo abaixo: Identificar os principais grupos musculares e articulações envolvidos em suas funções cotidianas. O que o verbo identificar nos diz?
OBJETIVOS Identificar nos diz que a aprendizagem esperada do trabalhador é que saiba quais são os grupos musculares e articulações que mais utiliza no dia a dia. Se quiséssemos que o trabalhador alongasse tais músculos, ou realizasse movimentos naquelas articulações, o verbo escolhido para o objetivo não seria identificar, certo?
OBJETIVOS Veja outro exemplo: Aferir a freqüência cardíaca tanto em situação de repouso quanto em atividades físicas. O que o verbo aferir nos diz? Que a aprendizagem esperada do trabalhador é a medição de sua frequência cardíaca, seja em situação de repouso ou de atividade física.