Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Auditorias governamentais do TCE-RJ em gestão municipal de resíduos sólidos no âmbito do Tema de Maior Significância 2012 Julho/2012 TMS Resíduos Sólidos.
V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ÓRGÃOS CELEBRANTES: CONTROLES INTERNOS DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL – ATRAVÉS DO CONACI ÓRGÃO REPASSADOR: BANCO MUNDIAL. GRUPO DE TRABALHO: AL, DF,
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
COMITÊ GESTOR GAT Implantação-piloto da nova ART e do Módulo SIC-ART
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua
Controle de Recursos Públicos
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
Ministério de Minas e Energia
O TCU e a Copa de 2014 Presidente: Benjamin Zymler Ministro Relator: Valmir Campelo.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
AUDITORIAS INTEGRADAS
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Conselho Comunitário.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
I ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO DAS CÉLULAS DE ACOMPANHAMENTO E INFORMAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE “REFLEXÕES SOBRE OS COLEGIADOS TERRITORIAIS” 05/08/2010 MINISTÉRIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
“A Avaliação das Ações Sociais Privadas: Quem avalia, Por que, Para que e Como?” Coordenação: Anna Maria T. Medeiros Peliano /IPEA Salvador, Abril /2008.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS - DENASUS
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO detectadas pelo TCU e como preveni-las
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Janeiro – Março 2005.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Sistema de Prestação de Contas
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
XXXI FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Participativo 2014 Fortaleza – Ceará 05 de Novembro de 2013.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores

Retrospectiva Celebração do Protocolo de Intenções em Brasília (25.03.2009); Realização da 1ª Oficina de Trabalho, em Brasília (16.04.2009) Constituição de Subgrupos Celebração de Protocolos das Redes nos Estados (de 08.05.2009 e 31.03.2010)

Entregas realizadas Disponibilização da relação de obras a serem fiscalizadas; Remessa dos relatórios de obras antes da apreciação dos processos; CADICON (Primeira etapa); Experiência-piloto em edital de terceirização; Fiscalizações diversas + de 60 fiscalizações neste ano

Ações em andamento Discussão do Regimento Interno da Rede; CADICON; Fiscalizações conjuntas; Educação / Treinamento; Instrução Normativa de TCE; Uniformização de critérios de fiscalização.

Comportamentos verificados Passividade; Resistência à adoção de novas formas de trabalho; Desconfiança; Ausência de planejamento (individual e conjunto).

Papel esperado dos atores Explicitação das expectativas; - que ações eu gostaria de ver realizadas? Reserva de tempo/estrutura para as ações da Rede; Realização de planejamento individual/conjunto das atividades a serem realizadas; quais das ações de meu planejamento individual poderiam ser de interesse dos demais atores? Elas poderiam executadas em conjunto? Participação efetiva; - como eu posso contribuir para essa ação?

Copa do Mundo Levantamento inicial Identificação de riscos; Definição dos papéis dos órgãos fiscalizadores a partir da Matriz de Responsabilidade; Atualização das informações / percepções de descompassos entre a Matriz de Responsabilidade e as ações já em curso; Representação notícias da fragilidade do modelo de execução adotado; cobrança de providências dos órgãos do Poder Executivo; autorização Plenária para maior articulação / apoio das ações executadas no âmbito dos Estados e Municípios.

CONTATOS Tribunal de Contas da União Secretaria-Geral de Controle Externo Paulo Roberto Wiechers Martins Secretário-Geral de Controle Externo Email: wiechersmr@tcu.gov.br

Finalidade ampliar e aprimorar a articulação de parcerias com finalidade de desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao tráfego de informações e documentos, ao intercâmbio de experiência e à capacitação dos quadros.

Subgrupos Constituídos Em 16.04.2009: Tipologia de Irregularidades Auditoria de Obras Públicas Tomadas de Contas Especiais; Em 31.04.2010: Cadastro Nacional de Gestores; Terceirização

CADICON Cadastro Integrado de Condenações por Ilícitos Administrativos (antigo Cadastro Nacional de Gestores) Hoje: informações dos TCs relação de responsáveis com contas julgadas irregulares Dificuldade: práticas distintas e ausência de padronização tecnológica Próximas etapas: empresas declaradas inidôneas; condenados por improbidade administrativa.

Destaque para o SUS Avaliar a gestão orçamentária-financeira municipal na área de saúde e apurar indícios de irregularidades na prestação dos serviços laboratoriais e hospitalares por estabelecimentos de saúde privado, contratos ou convênios. Averiguar a contratação e contratualização com a rede de serviços hospitalares privados e filantrópicos Avaliar a gestão orçamentária-financeira municipal na área de saúde