Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Formação TIC no ensino superior
Uso Racional de Medicamentos
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
Uma experiência de Formação Transdisciplinar
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Pedagogia da pesquisa-ação
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Desafios do Ensino Médio
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
(Volume I – Orientação a Professores)
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
III Congresso Brasileiro de Medicina Aeroespacial
Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum.
Centro de Desenvolvimento da Educação Médica
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Questionário sobre Reforma para Currículo Médico
O Vestibular Principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil Surgem os cursos preparatórios Existem diversas críticas a esse modelo.
ECOA.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
AVALIAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
Testes Psicopedagógicos
Yolanda Dora Martinez Évora Rosana Suemi Nakamura
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Simone Braz Ferreira Gontijo
Prefeitura municipal de Imperatriz
Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Avaliação Educacional Externa
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Rise of Data- Driven Learning and Assessment Ascenção do Aprendizado e da Avaliação Orientados a Dados Horizon Report 2014 Leandro Luque.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
TRANSIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE - faculdades e universidades em melhores condições para facilitar a transição. - instituições do saber além de instituições.
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
Olimpíada Brasileira de Informática e Maratona de Programação
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Redação UEM Gêneros textuais
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
Deise Kramer Lima Fernandes
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
RESULTADOS RESULTADOS 2014 AÇÃO INSIGHTS Durante a avaliação Antes da Avaliação Que previsão é necessária fazer quando as pessoas não estão acostumados.
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO ..
Universidade Federal de Itajubá
Lei de Diretrizes e Bases
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Transcrição da apresentação:

Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim Edson Vieira, Geraldo Reis de Godoy, Maria do Patrocínio Tenório Nunes. Centro de Desenvolvimento de Educação Médica ”Prof. Eduardo Marcondes”. Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP

Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) Conhecer o ambiente onde ocorrem ensino e aprendizagem são fundamentais. GENN J.M. Medical Teacher, 2001, 23: 337–344. HARDEN R.M. Medical Teacher, 2001, 23: 335–336. O questionário DREEM – Dundee Ready Educational Environment Measure foi desenvolvido como um instrumento genérico de medida do ambiente educacional. ROFF S. e col. Medical Teacher, 1997, 19: 295–299. Pode(ria) detectar estudantes com melhor desempenho acadêmico entre outros com risco de baixo aproveitamento. MAYYA S. e ROFF S. Education for Health, 2004, 17: 280–291. SUN BAOZHI (2003). Masters University of Dundee

Aprendizado e Ambiente Princípios básicos da teoria de Vygotsky: 1) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um certo alcance em qualquer idade. Área atual de desenvolvimento envolvida pela área de futuro desenvolvimento. 2) Desempenho cognitivo pleno requer interação social. “O enigma de Kaspar Hauser” http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaspar_Hauser 3) Pensamentos, ações e experiências são culturalmente mediados.

Questionário DREEM não diferencia candidatos à Residência Médica Objetivos: percepção de aprendizagem e ambiente de ensino entre candidatos à Residência Médica da FMUSP. Material e Métodos: Questionários (250) distribuídos aleatoriamente aos candidatos nas duas fases do exame em 2005. DREEM: 50 questões Cinco domínios de percepção: Aprendizado Professores Acadêmica Ambiente Social Própria Reprovados na primeira fase (1fase) – prova teste e escrita. Reprovados na segunda fase (2fase) – estações clínicas (OSCE) Aprovados (APROV) – provas anteriores e análise de currículo. Alunos de escolas médicas públicas VS privadas.

Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Resultados Retorno: Respostas não coincidentes entre 1fase e 2fase 83 candidatos = 1fase Reprovados no processo 78 candidatos = 2fase Aprovados na 1fase Reprovados no concurso 64 candidatos = APROV Aprovados no concurso 65 representantes de cursos públicos comparados com 43 de escolas privadas Questionários da primeira fase.

Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Resultados Percepções (percentil médio) discretamente maiores para APROV.

Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.517

Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.697

Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.364

Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.916

Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.553

Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Resultados – IES públicas x IES privadas Aprendizado e Acadêmica “maior” para IES privadas. Percepção Professores “maior” para IES públicas.

Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Conclusões DREEM não diferenciou representantes dos desempenhos exigidos (fases) em exames de Residência Médica Não diferenciou representantes de cursos de IES públicas ou privadas. O questionário não se mostrou sensível para distinguir entre os cursos freqüentados provavelmente por solicitar a revisão de um longo período de convivência e aprendizado.