Projeto Informações Gerenciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

O Sistema de Gestão Integrada da RBMLQ-INMETRO
Sistema de Informação Gerencial
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
PNAFE ESTADO DO CEARA. ANTECEDENTES MASTER PLAN I MASTER PLAN II.
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
MPS.BR Dextra Dextra Edite Martins.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde CBIS'2004 UNIFESP Ricardo S. Santos Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo.
Prefeitura Municipal de Campinas Secretaria de Saúde
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Luiz Cláudio F. S. Júnior 16/03/2012.
Apresentação Institucional 2008/04
Gestão Tecnológica da Informação
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Projeto Plano de Negócio
Estrutura Organizacional.
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
Proposta Comercial.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
FACULDADE DOS GUARARAPES
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
Plataforma Microsoft de BI
Governança em Tecnologia da Informação
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Gestão Estratégica de Informações. A empresa Fundada em 1971, a Unimed Porto Alegre é uma cooperativa de médicos líder no mercado de assistência à saúde.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Gerenciamento de Ambientes. Sumário 2 1.Justificativa 2.Gerenciamento de Ambientes ALOG 3.Caso de sucesso 4.Almoço.
A Aquarius, empresa de capital totalmente
Fls.1/23. OBJETIVO: Modernização de processos; Maior capacidade gerencial; Eficiência Administrativa. AÇÃO: Adquirir SOLUÇÃO abrangente, capaz de aumentar.
Desenvolvimento de software de apoio a gerência de informações da Central de Cursos de Idiomas da FUNCERN Reunião Início.
Tecnologia de Informação: Custo ou Investimento? Felipe Guarita Agosto/2005.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Estruturação Projetos
II Workshop - GENESIS Fabio Silva Coordenador Nacional.
Equipe Prof. Henrique Freitas
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Balanced Scorecard.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PETI Planejamento Estratégico de TI
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Implantação de Sistema Integrado de Macromedição e Pitometria (SIMP)
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Transcrição da apresentação:

Projeto Informações Gerenciais Plano de Gestão 2008-2010 Projeto Informações Gerenciais BI – CREA-MG Março/2009

Apresentação da ferramenta Roteiro Histórico Objetivo Escopo Recursos Etapas Capacitação Principais desafios Resultados Apresentação da ferramenta

Sistema Corporativo voltado para funções operacionais Histórico Sistema Corporativo voltado para funções operacionais Geração de informações consolidadas para tomada de decisão é um processo lento Dependência da disponibilidade da equipe de TI Relatórios varrem toda a base de dados; execução no período noturno; prazo mínimo de 24 horas para relatórios já confeccionados; alto grau de manutenção de relatórios para adequação de formatação, quebras , totalizações e inclusão de informações.

Específico: Seleção, aquisição e implantação de ferramenta de BI. Objetivos Geral: Agilizar a geração de informações consolidadas para tomada de decisão Específico: Seleção, aquisição e implantação de ferramenta de BI. Meta de redução de 80% dos prazos de atendimento Prazo anterior: mínimo de 24 horas para relatórios já confeccionados.

Análise de alternativas Seleção e aquisição da ferramenta Escopo Análise de alternativas Seleção e aquisição da ferramenta Aquisição de serviços de consultoria para implantação de piloto Treinamento Implantação Etapa 1: Profissionais, Empresas e Auto de Infração Etapa 2: ART e Protocolo Etapa 3: Anuidade e Dívida Ativa

Recursos Duração do projeto Recursos Humanos Recursos Financeiros Previsto: 13 meses Realizado: 20 meses - Julho de 2007 à fevereiro de 2009 Justificativa: ampliação do escopo original, com inclusão de informação de anuidades, dívida ativa e protocolo; falta de disponibilidade da equipe técnica do projeto. Recursos Humanos Gestão e equipe técnica do Projeto: Superintendência de Gestão, Planejamento e Tecnologia Setores envolvidos: Superintendência Administrativa e Financeira, Superintendência de Registro e Acervo e Atendimento, Superintendência Técnica e de Fiscalização. Recursos Financeiros Aquisição de licença de software, suporte e garantia de atualização, serviços de consultoria para implantação e treinamento. Custos Previsto: R$ 180.000,00 Realizado: R$ 222.740,00 Justificativa: Aditivo contratual para aumento do número de licenças e horas de consultoria. Desvio de prazo: 54 % - Desvio de custo: 24% - Quantidade de licenças: - Contrato original: 5 usuários concorrentes Após aditivo: 12 usuários concorrentes - Demais setores envolvidos somente na etapa de validação final das análises gerenciais

Etapas Etapa / Atividade Período de Realização Definição do escopo do Projeto Julho de 2007 Seleção da ferramenta Agosto e Setembro de 2007 Aquisição Setembro de 2007 a Janeiro de 2008 Projeto do banco de dados multidimensional Fevereiro e Março de 2008 Extração de dados da base operacional Abril de 2008 Iteração 1 – Cubos Profissionais, Empresas e AIN Abril a Agosto de 2008 Iteração 2 – Cubos ART e Protocolo Julho a Dezembro de 2008 Iteração 3 – Cubos Anuidade de Dívida Ativa Setembro de 2008 a Fevereiro de 2009

Capacitação Treinamento Público Administração da ferramenta DBA, analistas de infra-estrutura Implementação de modelos (Implementação dos Cubos de ARTs e Dívida Ativa pela equipe técnica) Analistas de negócios, DBA Análise de Modelos Analistas, DBA e usuários

Técnicos: Principais Desafios Padronização e consolidação de informações para carga dos cubos Ex.: Situações de autos de infração, situações de débito Definir estrutura e agrupamento adequado das informações para obter análises significativas Ex.: Situações de AIN, atividades técnicas de ARTs, assuntos de protocolo Definir periodicidade de carga do banco multidimensional Definir data inicial para carga de informações Conscientização para o foco gerencial Evitar análise operacional

Estratégias adotadas: Principais Desafios Estratégias adotadas: Apresentação de uma proposta, baseada no histórico de demandas, para análise dos usuários e futuros ajustes. Treinamento e conscientização dos usuários

Gerenciais e Administrativos Principais Desafios Gerenciais e Administrativos Gerenciamento de tempo e recursos humanos do projeto Processo de aquisição da ferramenta Estratégia adotada Adequação dos prazos

Autonomia para os usuários Resultados Agilidade na obtenção de informações consolidadas para tomada de decisão Autonomia para os usuários Maior qualidade na apresentação das informações Otimização da utilização dos recursos humanos de TI Melhoria da qualidade das informações da base de dados operacional

Avaliação dos Usuários Resultados Avaliação dos Usuários Turma Participantes Respostas 1 10 9 2 7 6 Pergunta Sim Não É capaz de auxiliar colegas de trabalho na utilização da ferramenta ? 100% Considera-se capaz de buscar seu auto- conhecimento usando a ferramenta e consultando os manuais ?

Avaliação da Ferramenta Resultados Avaliação da Ferramenta

Fase 2 – segundo semestre de 2009 Próximas Ações Fase 2 – segundo semestre de 2009 Implantação módulo Gestão Estratégica Indicadores de desempenho (BSC)

Características da Ferramenta Ferramenta selecionada: Consist FlexSI Solução para gerenciamento de estratégias Ferramenta de BI que implementa abordagem do BSC Certificado pelo Balanced Scorecard Collaborative – BSCol Aplicação OLAP multiplataforma Implementa modelos georreferenciados BSC: modelo para gerenciamento de estratégias e gestão empresarial Criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton – professores da Harvard Business Scholl Estudo patrocinado pela KPMG e iniciado em 1990 Objetivo: desenvolver novas perspectivas para a gestão empresarial Medidas de desempenho baseadas em dados financeiros x medida de potenciais ativos intangiveis Perspectibvas: financeira, mercado, capacidade, processos

Arquitetura Servidor OLAP monta os cubos online Fonte de dados: data warehouse pré-existente, OLTP, ou outras externas Etl: extrair os dados das origens, transformar através da limpeza, formatação e integração; carregar dados em um banco de dados analítico otimizado. Base analítica: banco de dados relacional (RDBMS) que abriga as estrutudas de dados dimensionais (star schemas) Servidor OLAP: processa consjultas MDX retornando resultados multidimensionais; capaz de associar SQL a um banco de daados analítico RDBMS; cache e agrupamentos otimizados para uma melhor performance; gerenciamento dos estados para as sessões dos usuários finais; Cliente OLAP (FlexBI): ferramenta para o usuário final que possibilita funcionalidades de filtros, pivoteamento e detalhamento dos dados; gera consultas MDX dinamicamente com base nos filtros, dimensões e fatos selecionados pelo usuário; exibe os dados em visualizações semelhantes a planilhas para manipulação dos dados e construção de gráficos.

Implementação do Modelo de Gerenciamento de Estratégias

Elementos Fundamentais do BSC

Análises Gerenciais – BI CREA-MG

Análises Gerenciais – BI CREA-MG

Análises Gerenciais – BI CREA-MG

Análises Gerenciais – BI CREA-MG

Plano de Gestão 2008-2010 “Iniciativas estratégicas, sem projetos, são um conjunto de boas intenções. “ CREA-MG Março/2008