LIVRO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA MARCOS GARCIA NEIRA FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA GEEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas
CAPÍTULO 1 PEDAGOGIA DA CULTURA CORPORAL: MOTRICIDADE, CULTURA E LINGUAGEM Ampliação do debate sobre a melhor definição da função social da escola. O maior desafio é o cumprimento da tarefa educacional para diferentes grupos sociais e culturais (MOREIRA E CANDAU, 2003). Como garantir o convívio e a apropriação do patrimônio cultural de pessoas tão diferentes?
TEMAS QUE PERMEIAM A DISCUSSÃO PEDAGÓGICA Reformas curriculares Modificações nos métodos Reestruturação da avaliação EDUCAÇÃO FÍSICA Abordada e vivenciada em espaços escolares complementares Necessária ao processo de escolarização, como os demais componentes.
PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Transformações sociais e culturais Em função da fragmentação do conhecimento e a valorização cultural das atividades motoras: Eugenia; Preparação militar; Formação de talentos esportivos; Promoção de saúde. Novas atribuições para área ( final dos anos 70 e início dos anos 80) Ciência dos esportes; Psicomotricidade; Desenvolvimento Humano; ligações teóricas com outras áreas do conhecimento.
MOVIMENTO HUMANO Objeto de estudo da Educação Física; Concepções do Movimento Humano (SANTIN, 1987): Biomecânica: Homem como uma máquina viva, objetiva a eficiência dos movimentos; Fisiologia do Exercício: o movimento humano como uma força ou energia produtiva, objetiva a melhoria dos parâmetros fisiológicos e das capacidades físicas; Aprendizagem Motora: Visa a ampliação do repertório motor e o desenvolvimento das habilidades motoras básicas; O movimento como forma de linguagem, repletos de significados
MOTRICIDADE HUMANA Síntese cultural e biológica do homem, passível de expressão pelo movimento; Ciência da Motricidade Humana como um “corpus” científico que compreende e explica as condutas motoras, visando ao desenvolvimento global do indivíduo: aspectos físicos, biológicos e antropossociológicos. (MANUEL SÉRGIO, 1989); Conceito de cultura como um conjunto de modos de vida de cada grupo social, constituindo-se em prática social. Objeto de estudo: Cultura Corporal do Movimento ou Cultura do Movimento Patrimônio Histórico Cultural
FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Proporcionar uma reflexão pedagógica sobre os acervos das formas de representação simbólica de diferentes realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas; Contemplar aprendizagens necessárias para profunda compreensão históricas e sociopolítica de toda produção das manifestações da cultura corporal; Hibridismo Cultural;
INTERPRETAÇÃO, CULTURA E MOVIMENTO A Cultura não é apenas um conjunto de sistemas simbólicos, relação que se estabelece entre os sujeitos por meio de seus símbolos, ou seja a mediação. Concepção interpretativa da cultura; Os símbolos e os significados não são propriedade de cada indivíduo, mas partilhados por eles. A cultura é pública porque o significado também o é (GEERTZ, 1989); A cultura que proporciona a gênese , a incorporação, a ressignificação e a solidificação das diversas formas de manifestações culturais. Exemplo do Surf; Cultura como um texto passível de leitura e interpretação. (NEIRA E NUNES, 2006)
O CORPO, O GESTO E SEUS CÓDIGOS DE COMUNICAÇÃO Componente curricular educação física inserido na área dos códigos e linguagem; Os três níveis da comunicação humana. (IVAN BYSTRINA, 1995): Código hipolinguístico: biológicos anteriores a cultura. EX: suor, frequencia cardíaca, dores musculares. Código linguístico: códigos sociais e pragmáticos. EX: fila, sinal, diário de classe, uniforme. Hiperlinguístico: códigos culturais. EX: linguagem verbal, gestos, músicas, posturas.
GESTO E LINGUAGEM Definição de signo; Lados indissociáveis e complementares: Significado: conceito dado ao signo; Significante: imagem que fazemos dele; Se conhece o signo pela sua diferença e não pela semelhança. Concepção estruturalista: legível, não modificável Pós-estruturalismo: indeterminação, mudança e fluidez. Valorização das representações universais Exemplo das aulas de Educação Física
IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA Cada prática corporal seja confrontada, discutida e elucidada, para que cada educando compreenda seu contexto de formação; Espaço pedagógico privilegiado de produção de cultura, onde os sentimentos, a criatividade, o lúdico e a corporeidade não fiquem de fora; Entendimento do contexto sóciopolítico-cultural e econômico que condiciona e determina as relações pedagógicas; A dignidade deve ser mola propulsora das transformações sociais no projeto educativo.
IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA Não basta a eleição dos diversos saberes produzidos pelos diversos grupos sociais, o desafio se apresenta na leitura crítica da própria prática e da realidade, seus contextos ideológicos de produção, manutenção, transformação, etc; Categorias de análises elaboradas por Pierce, para o autor o ser humano desenvolve três faculdades de observação dos fenômenos: Capacidade contemplativa; Distinguir diferenças nessas observações; Ser capaz de generalizar as observações em classes ou categorias abrangentes; (SANTAELLA, 2004).
IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA Exemplo da tematização do voleibol, segundo as categorias de Pierce: Contemplação do jogo, para que diante das suas descobertas advindas da situação, elaborar atividades didáticas que podem prever situações de estudos e análise históricas da modalidade, as razões de suas transformações, a compreensão do seu significado no contexto social de origem, as identidades sociais nelas presentes, e finalmente , o convite para descobrir e sugerir as próprias formas de jogar (p. 27).
IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICA EDUCATIVA Exemplo: Tematização “Dança de rua” Questionamentos: Para vocês o que a dança de rua expressa? O que sentem quando assistem ou dançam? Alguém conhecem outras formas? Com outras músicas? Pesquisas com suportes textuais, entrevistas, reportagem, etc. Convite aos alunos expressar seus sentimento/saberes sobre determinado aspecto da vida por meio de danças por eles elaboradas. Produto final: Apresentação para as outras turmas envolvendo a dramatização do cotidiano da dança.
OBRIGADA!