CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Portal do Professor SEED/MEC
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Como produzir um jornal escolar
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Jornal Correio de Uberlândia
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Projeto Jornal Mural Professores
2ª Etapa Minha escola é noticia
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Santarém Março a Julho de 2007
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
Jornal como Recurso Didático
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
Profa. Cristina Araújo de Farias
Sugestão de planejamento Pedagógico
Relatório de Proposta de Projeto
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Redigindo a opinião do grupo.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
A Arte na Literatura de Cordel
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
PROFª. Leila de Souza Ganem
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Projeto: Confabulando com Fábulas.
Fundamentos do Jornalismo  O trabalho jornalístico tem o objetivo de captar e tratar a informação.  O tratamento dependerá do veículo, seja.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
TRABALHO COLABORATIVO
Formação continuada 2º Encontro
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal

OBJETIVO GERAL: Auxiliar e interagir com professores em formação e formados para trabalhar processo de alfabetização nos 1ºs anos do E.F. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Utilizar o jornal como meio de comunicação e capaz de estimular aprendizagens e conhecimentos relativos à alfabetização. JUSTIFICATIVA: Proporcionar melhores aprendizagens, já que o jornal é um meio de comunicação que estará presente no dia-a-dia das crianças, se bem utilizado e explorado.

PRODUTO FINAL: Pequeno Jornal PROCEDIMENTOS: O curso se dará em quatro etapas, todas trabalhadas com o mesmo tema visando a continuidade, entendimento e relação com a prática pedagógica, por parte dos cursistas. Em todas as etapas os cursistas realizarão a prática, estando atentos às adaptações necessárias em sala de aula.

1.ª ETAPA Pequeno estudo teórico sobre o jornal: surgimento (história), meio de comunicação e importância na sociedade; Discussões sobre a vivência dos cursistas com jornal (conhecimento prévio); Práticas de letramento; Uso de diferentes estratégias e materiais; Alfabetização e Letramento LEITURA

2.ª ETAPA Escolha conjunta de um tema de interesse do grupo para que possam entrar em contato com diferentes tipos de textos e linguagens presente no jornal; Escolha do tema e da marca (logotipo); Reunir materiais (reportagens, textos e imagens) relacionadas ao tema; Pensamento e reflexão; Alfabetização e Letramento LEITURA.

3.ª ETAPA Divisão de pequenos grupos em que cada um será responsável por uma parte do jornal; Elaboração dos textos serão feitas pelos alunos com o auxílio dos professores; Interação dos grupos para que não ocorra repetição do que está escrito; Utilizar conhecimentos prévios (já estudados nas outras etapas); Alfabetização e Letramento ESCRITA.

4.ª ETAPA Finalização do trabalho; Demonstração do material elaborado por cada grupo; Definição da sequencia do que irá no jornal. Fechamento do jornal Alfabetização e Letramento LEITURA

Exemplo Prático em Sala de Aula com crianças Objetivos: Auxiliar os alunos no processo de alfabetização e letramento, utilizando a ferramenta jornal; Desenvolver senso crítico perante diferentes notícias e reportagens; Elaborar pequenos textos relacionados ao gênero jornalístico.

Tema proposto pelo grupo: “Cotidiano Escolar” Duração: 1 Bimestre – 3 aulas semanais Ano/ Faixa Etária: 3º ano/ 8-9 anos Recursos Materiais: diversos jornais, livros sobre o assunto, revistas, cartazes, folhas diversas, etc. Marca proposta: Scholl News

1.ª ETAPA Duração: 6 aulas/ 2 semanas Realização: Rodas de discussões, pesquisas e estudos sobre o surgimento do jornal, cruzamento de informações e vivências dos alunos com jornais;

2.ª ETAPA Duração: 3 aulas/ 1 semana Realização: discussões sobre a escolha do tema a ser realizado, contato com o jornal, leitura conjunta.

3.ª ETAPA Duração: 9 aulas/ 3 semanas Realização: escolha das sessões do jornal, separação dos grupos responsáveis por cada seção e início das pesquisas sobre as mesmas. Elaboração dos textos com o auxílio do professor.

4.ª ETAPA Duração: 6 aulas/ 2 semanas Realização: demonstração de cada grupo sobre os materiais elaborados, materiais elaborados, discussões sobre as adequações necessárias. Organização da sequência das seções, finalização e montagem final.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Elaborar um jornal deve envolver não só alunos e professor, como a equipe pedagógica escolar que devem oferecer apoio em todo o processo. Em relação às práticas de alfabetização e letramento, durante a realização do jornal, é importante fazer os alunos se relacionarem com o material como se fossem leitores comuns. Não ficar preso ao produto final, como considerar cada etapa importante para a aprendizagem e interação dos alunos, em que tais práticas levarão a se tornarem leitores competentes.

Envolvendo os alunos em práticas de letramento Ao levar jornais para a sala de aula, é preciso envolver seus alunos com a linguagem utilizada por esse meio. Veja como: - Não cortar partes do texto publicado para não mudar a informação original. - Caso não consiga levar o jornal inteiro para a sala, indique sempre o título da publicação, a data, a página e o nome do autor da matéria. - Preserve as fotos com as legendas originais e o nome do fotógrafo. - Escolha vários gêneros textuais para leitura e análise. - Promova a leitura comparativa entre dois veículos para desenvolver o olhar crítico e percepção. - Estimule a identificação das características dos possíveis leitores de cada reportagem, facilitando a percepção do aluno com relação à constituição de um texto informativo.

DICAS PARA FAZER O PRÓPRIO JORNAL   Não valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele será parecido com os modelos conhecidos. Dê mais importância ao processo de produção, estimulando o uso de: Diferentes gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem, fotojornalismo). Diferentes funções e níveis de linguagem presentes nos jornais. Noções gramaticais diversas. Recursos de pesquisa, do trabalho coletivo e interdisciplinar. Estratégias que ajudem a firmar a identidade dos alunos.

EVITE Transformar o jornal em apostila de aula ou em páginas grampeadas. Jornais devem ter visual e linguagem próprios. Utilizar linguagens específicas dos gêneros jornalísticos. Usar lugares-comuns, como o excesso de piadas, de textos pessoais de alunos, poesias, em vez de trazer coisas novas. Quadro preparado por Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr (adaptado da Revista Nova Escola: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica- pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml)

AS PARTES DO JORNAL Primeira página: contém o logotipo/marca, data, editado por, manchete (resumos das principais notícias do jornal) e a principal notícia do jornal. Demais seções (conforme escolha do grupo): - Novidades; - Entrevistas; - Página Divertida; - Página do Lazer, - Classificados, - Etc.

VÍDEO

GRUPO GRACIELE SOUSA LIDIANE MARANI LUIZA CASSIMIRO REGINA CRISTINA YARA SARAH 4.º Semestre - PEDAGOGIA