SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Advertisements

Cursos Profissionalizantes
5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
FACULDADE METROPOLITANA
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
tecnológicos e profissionais
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
Ministério da Educação
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PÓRTIFOLIO CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL:
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Um Exemplo de COOPERAÇÃO entre Empresas Concorrentes
Curso Preparatório para a Certificação PMP. Por que certificar-se? Acelera seu crescimento profissional Aumenta seu reconhecimento na empresa Aumenta.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Instituto Federal Farroupilha PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Atividades Complementares Coordenação de Administração
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE PRONATEC – AULA INAUGURAL.
Estágio supervisionado
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
O PAPEL LEGAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO
Universidade Federal de Uberlândia
Projeto para avaliação da situação do egresso da Unisul no curso de Odontologia O curso de odontologia da UNISUL tem como filosofia a formação de cirurgiões-dentistas.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Medidas Ativas de Emprego
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Escola Secundária de Monserrate
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
O papel do Estagio na Formação de Professores
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Programa Jovem Aprendiz
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
O computador como Meio e como Fim...
15 anos.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
CTQT- CENTRO DE TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO NO TRANSPORTE – PROGRAMA FLORESCER FORMANDO PARA O TRABALHO LAR ESCOLA DA CRIANÇA DE MARINGÁ E.
Fundação Projeto Pescar – A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental sem fins lucrativos, mantida e apoiada por instituições privadas.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
De Bolsas de Estudo Política Senac de Concessão. A Política Senac de Bolsas de Estudo foi criada em 2006 com o objetivo de facilitar o acesso à educação.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012

MODALIDADES: Iniciação Profissional – Educação Para o Trabalho Cursos destinados a pessoas, independente da escolaridade, que visa a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável Cursos destinados a pessoas, independente da escolaridade, que visa a despertar o interesse pelo trabalho e preparar para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade de uma ou mais profissões. Tem duração variável A quem se destina Jovens e adultos, independente da escolaridade A quem se destina Jovens e adultos, independente da escolaridade

MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial Curso que visa o desenvolvimento de competências profissionais reconhecidas no mercado de trabalho. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas Curso que visa o desenvolvimento de competências profissionais reconhecidas no mercado de trabalho. Tem duração variável e carga horária mínima de 160 horas

MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial A quem se destinam - Pessoas que: - Inexistência de pré-requisitos relacionados a competências técnicas - ainda não têm competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. A quem se destinam - Pessoas que: - Inexistência de pré-requisitos relacionados a competências técnicas - ainda não têm competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais.

MODALIDADES: Qualificação Profissional Básica – Formação Inicial A quem se destinam - Pessoas que: - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. - tenham a competência obtida através de experiência profissional e que queiram buscar a formação como forma de reconhecimento e/ou de preenchimento de lacunas percebidas nas competências adquiridas em relação ao perfil profissional requerido pelo mundo do trabalho. A quem se destinam - Pessoas que: - tenham a necessidade de se requalificar, configurando-se uma nova qualificação em virtude das mudanças tecnológicas e organizacionais. - tenham a competência obtida através de experiência profissional e que queiram buscar a formação como forma de reconhecimento e/ou de preenchimento de lacunas percebidas nas competências adquiridas em relação ao perfil profissional requerido pelo mundo do trabalho.

MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada Curso que visa atualizar, ampliar ou complementar competências adquiridas na formação profissional ou no trabalho Os pré-requisitos fixados para o acesso à formação, devem ser de conhecimentos, experiências profissionais ou de formação anterior. Curso que visa atualizar, ampliar ou complementar competências adquiridas na formação profissional ou no trabalho Os pré-requisitos fixados para o acesso à formação, devem ser de conhecimentos, experiências profissionais ou de formação anterior.

MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão. A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão.

MODALIDADES: Aperfeiçoamento Profissional – Formação Continuada A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão A quem se destinam - Pessoas que: - já têm e dominam informações / competências da área profissional na qual o conteúdo de formação do curso se insere. - buscam a atualização, ampliação ou complementação de competências profissionais adquiridas por meio de formação profissional ou no trabalho, sem se constituir / caracterizar numa nova profissão

Padronização da Qualificação - Todo curso de qualificação deverá seguir as orientações contidas no Guia de cursos FIC do Pronatec. - Com base neste documento estão sendo elaborados planos de cursos que as unidades deverão utilizar em oferta também para a comunidade. - Estes planos de cursos estão disponibilizados no FTP. Caso a unidade já tenha realizado alguma oferta conforme o Catálogo Nacional de Cursos de Qualificação, está poderá utilizar estes cursos até o fim do ano de Todo curso de qualificação deverá seguir as orientações contidas no Guia de cursos FIC do Pronatec. - Com base neste documento estão sendo elaborados planos de cursos que as unidades deverão utilizar em oferta também para a comunidade. - Estes planos de cursos estão disponibilizados no FTP. Caso a unidade já tenha realizado alguma oferta conforme o Catálogo Nacional de Cursos de Qualificação, está poderá utilizar estes cursos até o fim do ano de 2012.

Padronização da Qualificação - A partir de 2012, com a padronização dos planos de cursos, o SENAI deverá adotar para oferta a comunidade os mesmos planos de cursos do Pronatec sem o Módulo Introdutório. - Todos os planos de cursos, uma vez padronizados, estarão cadastrados no SCOP e no Classis. - Os cursos destinados a empresas poderão ser customizados conforme necessidade e demanda da mesma. Para sua validação os mesmos devem ser autorizados pela Gep e posteriormente solicitado o cadastro no SCOP e Classis. - Todo e qualquer plano de curso diferente dos já padronizados deverão ter a autorização da GEP. - A partir de 2012, com a padronização dos planos de cursos, o SENAI deverá adotar para oferta a comunidade os mesmos planos de cursos do Pronatec sem o Módulo Introdutório. - Todos os planos de cursos, uma vez padronizados, estarão cadastrados no SCOP e no Classis. - Os cursos destinados a empresas poderão ser customizados conforme necessidade e demanda da mesma. Para sua validação os mesmos devem ser autorizados pela Gep e posteriormente solicitado o cadastro no SCOP e Classis. - Todo e qualquer plano de curso diferente dos já padronizados deverão ter a autorização da GEP.

A inteligência é feita por um terço de instinto, um terço de memória, e o último terço de vontade. No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não. Duas coisas indicam fraqueza, calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se. Termine cada dia e esteja contente com ele. Você fez o que pôde. Alguns enganos e tolices se infiltraram indubitavelmente; esqueça-os tão logo você consiga. Autores desconhecidos. Para refletir:

GEP Gerência de Educação Profissional