Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Notas para o Multiplicador:
Advertisements

Classificação de Custos
SESMT Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
Norma Regulamentadora – NR 4
Métodos Quantitativos
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
PARTE 1. PARTE 1 A PNSST tem por princípios: Interprete as imagens A B E C D.
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Auditoria da Qualidade
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Alunos: Bruno T. Correa Letícia P. Kolling Ricardo Gusczak
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
4 - Planejamento e Organização da manutenção
Gerenciamento da Integração
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENGENHARIA DE PROCESSSOS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
CIPA O que é? Grupo de pessoas, representantes do empregador
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
Métodos Quantitativos
Métodos Quantitativos
Prof. Adinan Mendonça AULA 2 – MÁQUINAS EQUIPAMENTOS 1
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
(49%) Uma das maiores empresas de energia do mundo. Fundada em (39%) (12%) Composição Acionária Maior Fundo de Pensão da América Latina. Fundada.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Profissionais integrados
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
CT 58 - Gestão de Contratadas
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Avaliação de Desempenho Portaria-TCU 180/2009. O que é a avaliação?  Processo que envolve avaliador, servidor e chefia imediata e contempla o planejamento.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Carlos Aparecido dos Santos
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
SISTEMA DE GESTÃO DO TRABALHO SEGURO (SGTS)
Prof. Antonio Felicio Netto
Gerenciamento de Qualidade
1.
Conceitos de Monitoramento
NORMAS REGULAMENTADORAS
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Qualidade de Produtos de Software
PREVENÇÃO DE PERDAS A prevenção de perdas é um conjunto de medidas cujo objetivo é impedir ou minimizar os prejuízos que uma empresa pode sofrer ao longo.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Kaizen de Segurança Metodologia de Trabalho Novelis Pinda.
FMEA Prof. Jocélio VALENTE
Gerenciamento da Qualidade
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
4.4 Implementação e Operação
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
S UBCOMISSÃO DE R ISCOS P ROPOSTAS DE C RITÉRIOS PARA USO DE F ATORES R EDUZIDOS DE R ISCO (R EV.1) SUSEP/DITEC/CGSOA/COARI/DIRIS 10 de Março de 2016.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
ASPECTOS JURÍDICOS : NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP) FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP)
Transcrição da apresentação:

Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL

O Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL, é um indicador de prevenção de acidentes no trabalho (indicador pró-ativo) o objetivo é estabelecer um mecanismo de medição do risco que possa produzir um acidente, esta ferramenta é utilizada para análise do risco das atividades desenvolvidas pelas empresas do Grupo Endesa. A finalidade desse indicador é reduzir o número de Acidentes no Trabalho através de: Uma cultura comum na gestão da Segurança do Trabalho, homogeneizando a detecção e a medição do risco no trabalho; Identificação de oportunidades de melhoria, bem como melhores práticas na gestão da Segurança do Trabalho entre as empresas do Grupo; Avaliando o grau de avanço no nível de gestão da Segurança do Trabalho.

O Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL é utilizado pelos Serviços Especializados de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT das empresas do Grupo Endesa para composição do indicador, e pelos responsáveis por equipes de campo, para o monitoramento das equipes em inspeções realizadas no desenvolvimento das atividades em campo. Esta ferramenta avalia o risco em que as equipes se expõem executando suas atividades antes que o acidente ocorra, gerando para as empresas do grupo um indicador que auxilia na tomada de suas decisões que tenham como objetivo a redução/eliminação do risco direcionando seus investimentos de recursos financeiros e humanos auxiliando também na detecção da deficiência de capacitação de sua mão de obra referente aos conhecimentos necessários para o desempenho das atividades com segurança.

= Risco Detectado na atividade / Número de inspeções O cálculo do indicador é baseado em dois fatores: O risco detectado na atividade objeto da inspeção; Número de Inspeções realizadas em um determinado âmbito da empresa. Baseado nestes dois fatores o cálculo é realizado da seguinte forma: = Risco Detectado na atividade / Número de inspeções

As conseqüências atribuídas variam de 5 pontos a 50 pontos e estas são multiplicadas de acordo com a freqüência com que aquele erro ocorre em cada âmbito de gestão e esta varia de 1 a 9 de acordo com o percentual de falhas, respeitando sua importância no desenvolvimento da atividade, e o produto desta análise nos indica o risco detectado. O Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL é classificado de acordo com as faixas previamente estabelecidas conforme abaixo: Graduação IPAL Aceitável 1 a 12 Tolerável 13 a 24 Importante 25 a 80 Intolerante 80 a 400

Quando é identificada uma atividade sendo realizada cujo um dos itens violados tenha sua conseqüência estabelecida em 50 pontos ou o resultado da inspeção alcança o Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL correspondente ao nível INTOLERANTE a atividade é paralisada até que as medidas de controle necessárias sejam implantadas. Todas as irregularidades são imediatamente informadas aos responsáveis pelas equipes e os resultados são avaliados mensalmente pelas respectivas diretorias das empresas e pela Segurança Laboral do Grupo Endesa. Para que haja uma amostragem significativa do desempenho das equipes de campo o número mínimo de inspeções realizadas pelo Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT corresponde a 2% (120 inspeções mensais) do total de empregados que executam atividades em campo e para os responsáveis por equipes de campo o número mínimo é de 5 inspeções.

Comparativo Risco Detectado Ampla 54,8 101,9 64,6 33,3 83,9 38,4 24,2 16,3 7,8 7,4 2,8 1,5 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Em 2008 o Índice de Prevenção de Acidentes Laborais – IPAL de 101,9 – INTOLERANTE - índice registrado em fevereiro, reduziu para 1,5 – ACEITÁVEL - em dezembro, o que representa uma redução de 98%. Outro dado importante é que, nas inspeções realizadas em campo pelos Serviços Especializados de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT o total de situações em que os critérios de avaliação foram violados reduziram significativamente em 2008 reduzindo de um total de 222 irregularidades registras no mês de fevereiro para 10 irregularidades no mês de dezembro em universo de 1587 inspeções, contabilizando 95% na redução das ocorrências de irregularidades.