Comunidade de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Construindo uma identidade profissional
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Marcos Alexandre Barros
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Currículo oficial de São Paulo
1.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A Importância da Educação Continuada
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Dez novas competências para Ensinar
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Trabalhando com Grupos
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Fases da Transformação
Aprendizagem Dialógica
Tertúlia Dialógica.
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Participação Educativa
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Grupos Interativos.
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
Uma escola como comunidade de aprendizagem
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Revisita ao PPP.
vídeo
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

Comunidade de Aprendizagem

Como Identificamos? Quatro critérios indispensáveis para poder ganhar a “etiqueta” Atuação Educativa de Êxito: Gerar melhoria nos resultados de aprendizagem Transferência das Atuações Educativas de Êxito a contextos muito diversos Que os dois pontos anteriores sejam demonstrados em investigações científicas que levem em conta todas as vozes Que os três pontos anteriores sejam avaliados em publicações da comunidade científica internacional

Quais Atuações encontramos: Particiapação Educativa da Comunidade Grupos Interativos Tertúlias Dialógicas Biblioteca Tutorada Formação de Familiares Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos Formação Pedagógica Dialógica

Participação Educativa da Comunidade O que é: Resultados: Melhora na coordenação das atividades educativas do lar, da escola e da comunidade; Aumenta a participação e o compromisso das famílias e dos voluntários; Transforma as relações dentro da escola; Aumenta os recursos humanos sem a necessidade de recursos financeiros. Forma de participação da comunidade no centro educativo Características: Familiares, voluntários e agentes da comunidade: tomam decisões, se responsabilizam pelas prioridades determinadas pela comunidade, participam de atividades na sala de aula e realizam reuniões junto aos alunos e professores.

Participação Educativa da Comunidade Residente Aluna Mãe Aluna Aluna Professora

Grupos Interativos O que é: Resultados: Proposta de organização da aula em grupos heterogêneos com outros adultos além do professor. Sala de aula dinâmica; Aumento das estratégias e aceleração das aprendizagem; Ensino personalizado, professor atento às necessidades dos alunos; Melhora da aprendizagem e da convivência; Desenvolvimento de hábitos e valores; Aumento dos recursos humanos sem necessidade de investimento financeiro; Melhor aproveitamento do tempo. Comunidade media as interações; Professor organiza as atividades e atende as necessidades dos alunos; Alunos interagem e colaboram para que todos aprendam a atividade. Características:

Grupos Interativos Residente Professor Estagiária Pai Agente educador Mãe

Tertúlias Dialógicas Literárias O que é: Resultados: Atividade de leitura e discussão sobre um clássico da literatura universal. Desenvolvimento do habito e do prazer pela leitura; Criação de um ambiente de diálogo e troca; Desenvolvimento de competências leitoras; Desenvolvimento de hábitos e valores. Características: Professor: mediador das interações; Alunos: leem em casa e trocam impressões sobre o livro envolvendo assuntos atuais e pessoais.

Tertúlias Dialógicas Literárias Moderadora Livro: Dom Quixote

Biblioteca Tutorada Resultados: O que é: Proposta de atividades de aceleração das aprendizagens. Alunos mais tempo na escola; Aceleração dos alunos com defasagem; Ensino mais personalizado e colaborativo; Organização do contraturno. Características: Comunidade: acompanha o desenvolvimento das atividades; Professor: organiza previamente as atividades; Alunos: interagem, trocam e colaboram para que todos aprendam.

Biblioteca Tutorada Professor Residente

Formação de Familiares O que é: Resultados: Proposta de formação de familiares com o propósito de facilitar o estudo de conteúdos e habilidades elegidas por eles. Melhora os resultados acadêmicos dos estudantes; Supera a situação de desigualdade social; Oferece oportunidades a pessoas que tiveram menos chance em sua trajetória de vida; Cria interações entre escola e família; Transforma a vida das participantes. Características: Familiares, voluntários e agentes da comunidade decidem o que, quando e como querem aprender determinados conteúdos e habilidades que priorizem a formação instrumental

Formação de Familiares

Formação Dialógica Pedagógica O que é: Resultados: Processo rigoroso e ético de desenvolvimento profissional pelo qual passam os educadores que implementam AEE e ajudam na transformação da escola em Comunidade de Aprendizagem Permite que os professores construam argumentos a partir das evidências científicas Favorece o desenvolvimento do diálogo igualitário com as famílias, professores, universidades e alunos Amplia as relações com as famílias e comunidade Permite a incorporação de diferentes pontos de vistas nas reflexões coletivas Características: Docentes se atualizam e debatem seus conhecimentos em relação às teorias e pesquisas educacionais mais relevantes no cenário atual.

Formação Dialógica Pedagógica

Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos O que é: Resultados: Modelo de prevenção e resolução de conflitos baseado no diálogo como ferramenta para superar as desigualdades. Melhora na convivência de todos na escola. Cria interações entre comunidade e escola para um bem comum: a melhora da convivência entre todos. Previne problemas de convivência Características: A resolução do conflito se dá por meio um consenso entre todos os envolvidos, especialmente os alunos, sobre as normas de convivência, que são elaboradas de forma colaborativa por toda a comunidade.

Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos

www.comunidadedeaprendizagem.com