PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Laboratório de Ensino de Química 1
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação no contexto do Trabalho
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Atuais Propostas Curriculares.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Os PCN e o Ensino Médio.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO CNT Profa. Ms. Nicole Glock Maceno

Questionamento: Quais são os objetivos da Educação Química Questionamento: Quais são os objetivos da Educação Química? Porque aulas experimentais? Quais os objetivos das aulas experimentais?

“(...) produzir um conhecimento efetivo, de significado próprio, não somente propedêutico. De certa forma, também organizam o aprendizado de suas disciplinas, ao manifestarem a busca de interdisciplinaridade e contextualização e ao detalharem, entre os objetivos educacionais amplos desse nível de ensino, uma série de competências humanas relacionadas a conhecimentos matemáticos e científico-tecnológicos” (PCNEM, p.4).

“O aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos” (PCNEM, 1998, p.31).

“Esse aprendizado deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas” (PCNEM, 1998, p.31).

Competências e Habilidades: O que são? Competência: Capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (ponderação, apreciação, avaliação, saberes, capacidades, informações, etc.) para decidir e tomar decisões a fim de solucionar uma problemática.   Habilidades: Referem-se a tudo aquilo que o estudante deve aprender a fazer para desenvolver as suas capacidades intelectuais, afetivas, psíquicas e motoras. Ex: Interpretar, desenvolver, analisar, formular, identificar, utilizar, (...)

Competências Gerais Representação e Comunicação Investigação e Compreensão Contextualização Sócio-histórica Pode-se conceber que cada competência compreende uma articulação coerente de habilidades.

Tipos de Habilidades: Habilidades gerenciais e administrativas: capacidade de mobilização, autonomia, iniciativa, visão estratégica, administrar recursos, capacidade de articulação e visão sistêmica; Habilidades pessoais e interpessoais: responsabilidade, capacidade de auto-aprendizado, enfrentar problemas (saber buscar soluções), sociabilidade e capacidade de trabalho em equipe, capacidade de expressão oral e escrita, uso da língua estrangeira e liderança, capacidade de avaliar seu próprio trabalho e trabalho dos outros, capacidade de organizar seu próprio estudo, etc.; Habilidades técnicas: leitura e expressão por meios gráficos, capacidade de utilizar novas tecnologias visando com criatividade novas aplicações, capacidade de obtenção, avaliação e uso de informações, visão crítica de ordens de grandeza, aplicação de conhecimentos teóricos multidisciplinares a questões práticas, equacionamento e modelagem de problemas, capacidade de realizar uma pesquisa, de formular uma hipótese, domínio e utilização de seus movimentos e de sua ação motora, etc.

Questionamentos Em resumo, qual seria a proposta dos PCNEM para o ensino médio? De que forma a experimentação pode contribuir para “preparar para a vida”?