Definindo o Gerenciamento de Projetos

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Transcrição da apresentação:

Definindo o Gerenciamento de Projetos

o O que é um Projeto? Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros prê-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.

Pressões Externas para Projetos Competição Padrões de qualidade Redução nas margens Resultados financeiros Fatores tecnológicos Aspectos legais Aspectos sociais Fatores políticos Pressões econômicas de lucro

o o O que é um Projeto Bem Sucedido? O projeto previsto? O projeto pessoas? ficou abaixo do orçamento o terminou mais rápido? consumiu menos materiais e o O cliente foi surpreendido pela qualidade do resultado do projeto?

o o O que é um Projeto Bem Sucedido? (cont.) Um projeto bem sucedido é aquele que é realizado conforme o planejado. Se o projeto gastou menos recursos que o previsto, houve uma falha no planejamento que permitiu que os recursos fossem superestimados, e não uma vitória ou economia. o

Sucesso dos Projetos – Aspectos Técnicos Ser Ter concluído dentro do tempo previsto concluído dentro do orçamento previsto utilizado os recursos eficientemente atingido a qualidade e a performance desejadas

Sucesso dos Projetos – Aspectos Organizacionais Ter sido concluído com o mínimo de alterações em seu escopo Ter sido aceito sem restrições pelo contratante ou cliente Não ter interrompido ou prejudicado as atividades normais da organização. Não ter agredido a cultura da organização o o o

o o Como Estimular o Sucesso dos Projetos? Selecionar corretamente os membros-chave do time do projeto Desenvolver um senso de comprometimento em toda a equipe Buscar autoridade suficiente para conduzir o projeto Coordenar e manter uma relação de respeito e cordialidade com o cliente, os fornecedores e outros envolvidos o o

o o o Como Estimular o Sucesso dos Projetos? Determinar quais processos precisam de melhorias, especialmente os mais importantes Desenvolver estimativas de custos, prazos e qualidade realistas Desenvolver alternativas de backup em antecedência aos problemas Manter as modificações sobre controle o o o Dar prioridade ao atingimento da missão ou meta projeto do

o o Como Estimular o Sucesso dos Projetos? o Evitar o otimismo exagerado Desenvolver e manter estreitas linhas de comunicaçao informal Evitar um número excessivo de relatórios análises Evitar excessiva pressão sobre o time durante períodos críticos o e o

o Benefícios do Gerenciamento de Projetos o Evita surpresas durante a execuçao dos trabalhos Permite desenvolver diferenciais competitivos e novas tecnicas Antecipa as situações desfavoráveis Adapta os trabalhos ao mercado consumidor e ao cliente Disponibiliza os orçamentos antes do início dos gastos o o

o Benefícios do Gerenciamento de Projetos o Agiliza as decisões Aumenta o controle gerencial Facilita e orienta as revisões da estrutura Melhora a capacidade de adaptação do projeto Otimiza a alocação de pessoas, equipamentos e materiais Documenta e facilita as estimativas para futuros projetos o

o Por que um Projeto Falha? o As metas e os objetivos são mal estabelecidos Pouca compreensão da complexidade do projeto O projeto inclui muitas atividades é muito pouco tempo para realizá-las As estimativas financeiras são pobres e incompletas O projeto é baseado em dados insuficientes, ou inadequados O sistema de controle é inadequado o o

o o o Por que um Projeto Falha? O projeto não teve um gerente de projeto, ou teve vários Criou-se muita dependência no uso de softwares de gestão de projetos O projeto foi estimado com base na experiência empírica (na experiência e na observação) O treinamento e a capacitação foram inadequados Faltou liderança do gerente de projeto Não foi destinado tempo para as estimativas e o planejamento o o o

o o o o o Por que um Projeto Falha? Não se conheciam as necessidades de pessoal, equipamentos e materiais Fracassou a integraçao dos elementos-chave do escopo do projeto Cliente/projeto tinham expectativas distintas e, muitas vezes, opostas Pessoas com conhecimento inadequado para executar as atividades do projeto As pessoas não estavam trabalhando nos mesmos padrões, ou os padrões de trabalho não foram estabelecidos o o o o