ORGANIZAÇÕES.

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Transcrição da apresentação:

  ORGANIZAÇÕES

“As verdadeiras descobertas não consistem em divisar novas terras, mas ver com novos olhos”. (Marcel Proust)

POR QUE ESTUDAR AS ORGANIZAÇÕES?

Organizações ESTRUTURA TECNOLOGIA TRABALHO PESSOAS

LINGUAGEM O espaço de possibilidades de uma organização é limitado pela linguagem de interpretação disponível para ela e seus membros – por que é dentro desta linguagem que sua realidade será construída.

LINGUAGEM Gerentes escolherão os seus ambientes e é a sua percepção interior que modelará o ambiente escolhido. A escolha das frames (capazes de dar significado) e das metáforas (capazes de provocar novas imagens), dentro de uma organização pode ser determinante do que uma organização pode, tanto extrair, como absorver do ambiente que a cerca.

METÁFORAS As metáforas (imagens) não nos mostram apenas o que dois domínios têm em comum mas, também, força-nos a pensar o que eles têm de diferente.

ORGANIZAÇÕES COMO MÁQUINAS

ORGANIZAÇÕES COMO MÁQUINAS Hierarquia Amplitude de controle Divisão de trabalho Autoridade e Responsabilidade Iniciativa/Disciplina Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais Estabilidade e manutenção do pessoal

Capacidades Existe uma tarefa contínua a ser desempenhada Ambiente suficientemente estável Produzir sempre o mesmo produto Precisão é a meta As partes humanas da “máquina” são submissas e comportam-se como planejado

Limitações Dificuldade de se adaptar a ambientes de mudança Surgimento de excesso de burocracia Efeito desumanizante sobre os empregados Planejada para atingir objetivos, não inovação

Espaço do Ser Humano

Organizações como seres vivos

Características seres vivos Sistemas abertos Homeostase Entropia e entropia negativa Estrutura, função, diferenciação e integração Variedade de requisito Eqüifinalidade Evolução do sistema

Organizações como seres vivos “A administração deve estar preocupada acima de tudo em atingir ‘boas’ medidas. Diferentes enfoques em administração devem ser necessários para desempenhar diferentes atividades dentro da mesma organização e tipos bem diferentes ou ‘espécies’ de organizações são necessários em diferentes tipos de ambientes.”

Organizações como seres vivos Orientação para ação Proximidade do cliente Autonomia e espírito empreendedor Produtividade através das pessoas Ação coletiva inspirada por valores-chaves Estrutura simples com apenas o pessoal necessário Linhas de conduta ao mesmo tempo leves e restritas

Capacidades Reconhecimento da importância do meio ambiente Organizações como sistemas abertos que interagem com o ambiente Trabalho é influenciado pelas pessoas como pelo planejamento formal Cargos que possibilitem o desenvolvimento do auto-controle e criatividade

Espaço do Ser Humano

Organizações como cérebro

Organizações como cérebro Processadores de informação Aprendizagem em circuito simples Capazes de detectar e corrigir desvios a partir de normas pré –estabelecidas (feedback negativo)

Organizações como cérebro Processadores de informação PASSO 1 2 3 P1: o processo de percepção, exploração e controle do ambiente. P2: comparação entre a informação obtida e normas de funcionamento P3: processo de iniciação de ações apropriadas.

Organizações como cérebro Processadores de informação Aprendizagem em circuito duplo Capazes de detectar e questionar a relevância das normas de funcionamento

Processadores de informação Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 2a P1: o processo de percepção, exploração e controle do ambiente. P2: comparação entre a informação obtida e normas de funcionamento P2 a: processo de questionamento da pertinência das normas de funcionamento P3: processo de iniciação de ações apropriadas.

Organizações como cérebro-holograma Garantir o todo em cada parte Criar conexão e redundância Criar simultaneamente especialização e generalização Aprender a aprender Capacidade de auto-organização

Capacidades Contribuições para compreensão da aprendizagem organizacional e às suas capacidades de auto-organização Abertura para investigação e auto-crítica Atitudes e habilidade desejadas no todo devem estar contidas nas partes

Limitações Podem gerar conflitos com as estruturas de poder e controle na organização Aprendizagem e auto-organização podem pedir mudança de atitude - leva tempo

Se a organização pode ser produto ou reflexo da capacidade de processamento da informação, então novas capacidades levarão novas formas organizacionais.

Espaço do Ser Humano

Organizações como sistemas complexos

Organizações como sistemas complexos Dinâmicas não lineares: não há proporcionalidade entre causa e efeito; Estruturas Fractais: medidas são dependentes das escalas e conceitos não são determinados

Organizações como sistemas complexos Sensível a condições iniciais Repleto de circuitos de feedback e pontos de bifurcações potenciais Sujeito a Emergência

QUATRO ELEMENTOS NATURAIS NO COMPORTAMENTO DE GRUPOS HUMANOS Troca de Energia Competição Colaboração Compartilhamento de Informações Aberta e rica Limitada Formas de interação Superficial Profunda Co-evolução individual Coordenada

Espaço do Ser Humano

Metáforas A utilidade de uma métafora depende dos objetivos para os quais a análise deve contribuir.

Vegetal Mineral Ser humano Animal SER HUMANO & ORGANIZAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Ser humano Essência Sentimentos MOTIVAÇÃO Animal DEDICAÇÃO Vegetal Tempo SEGURANÇA Mineral Espaço