AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO

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Transcrição da apresentação:

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Considerações preliminares sobre a Organização do Trabalho: A organização do trabalho é o conjunto dos processos que permitem a realização de uma potencialidade; A organização do trabalho é a definição das tarefas e de suas condições de execução por instâncias exteriores aos trabalhadores; A organização do trabalho é o resultado de um equilíbrio momentâneo, reconstruído de forma cotidiana, entre diferentes grupos sociais.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A abordagem ergonômica da organização do trabalho: A organização do trabalho é baseada em uma visão teórica dos sistemas de produção; A organização do trabalho não permite o progresso do sistema organizacional; Na maioria das empresas, há uma confusão entre ferramentas destinadas a prever pelo cálculo um primeiro dimensionamento dos meios de trabalho e a utilização dessas ferramentas para controlar o trabalho real.

ATIVIDADES DE TRABALHO AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Relação entre Organização do Trabalho e a Produção: TAREFA ATIVIDADES DE TRABALHO Produção Objetivos Modos operativos Regulação Meios Saúde

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Do ponto de vista da ergonomia, a organização do trabalho pode ser decomposta em três objetivos: Definir e repartir as funções, as tarefas e os postos de trabalho necessários a obtenção de uma determinada produção; Decidir, escolher e implantar os meios materiais (espaços de trabalho, máquinas, logística) e humanos (recrutamento e seleção, formação e treinamento, alocação e promoção do pessoal); Assegurar o desenvolvimento e o acompanhamento das atividades de trabalho (planificação e ação, coordenação e regulação, avaliação do alcance dos objetivos).

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO O alcance destes objetivos está relacionado aos diferentes níveis de uma organização: Nível estratégico: são definidos os organogramas funcionais, os investimentos, as políticas de produção e de comercialização; Nível gerencial: são definidas as metas de produção por meio de estudos, pesquisas, desenvolvimentos e métodos. Neste nível é definida a operacionalização da produção; Nível operacional: neste nível se realiza efetivamente a produção, definindo-se os postos de trabalho, suas realizações funcionais e a escolha dos trabalhadores.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Pontos chaves da Organização do Trabalho: Do ponto de vista da Ergonomia, a Organização do Trabalho apresenta alguns pontos chaves: Problemas de coletivo; Problemas de conflito; Problemas de autoridade; Problemas de poder.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO As dimensões que condicionam os comportamentos: A GESTÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO: Os problemas estruturais de relacionamento; O grau de engajamento das pessoas no trabalho; As modalidades de exercício da autoridade. A GESTÃO DOS CONFLITOS NO TRABALHO: Conflitos intra-individuais; Conflitos inter-individuais; Conflitos inter-grupos.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A gestão das relações humanas no trabalho: OS PROBLEMAS ESTRUTURAIS DE RELACIONAMENTO: Consiste em definir as funções em cada posto e as ligações funcionais respectivas: Quem faz o que? e Com quem? Organograma da organização não reflete a realidade das comunicações existentes; Estrutura formal X estrutura informal: Deformações funcionais; Relações informais sócio-afetivas. Relações de direito X relações de fato.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Tipos de organogramas: Organograma manifesto: estrutura oficial que reflete as relações de direito na organização; Organograma percebido: percepção que as pessoas têm da estrutura organizacional; Organograma real: estrutura real das relações entre as diferentes pessoas dentro da organização; Organograma ótimo: estrutura que deveria permitir o alcance de todos os objetivos da organização.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO O ENGAJAMENTO DAS PESSOAS NO TRABALHO: O significado do trabalho: realização pessoal e alcance dos objetivos da produção; A natureza das relações entre os membros do grupo pode ser caracterizada segundo três critérios: O número de comunicações; A intensidade das trocas; A consideração das contradições entre os indivíduos.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Não está associado a traços de personalidade; Nem a categoria profissional a qual elas pertencem; É resultado da experiência que elas vivenciam: Isolamento: pessoas pouco integradas ou excluídas; Separatismo: pessoas de grande mobilidade profissional; Fusão: pessoas pouco qualificadas; Negociação: pessoas altamente qualificadas.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO ENGAJAMENTO SIGNIFICADO DO TRABALHO NATUREZA DAS RELAÇÕES Pouco significativas; Superficiais; Os conflitos são evitados. Meio de realizar-se individualmente ISOLAMENTO Pouco significativas; Intensas com poucos colegas; Cultura da diferença. Meio pessoal de ascensão social SEPARATISMO Significativas e muito intensas com os “iguais”; Os conflitos são evitados; Privilegia a homogeneidade. Meio de realizar-se coletivamente FUSÃO Significativas e intensas, com o conjunto dos colegas (time); Procura do consenso ou da tomada de decisão em comum. Atividade que permite a realização de objetivos pessoais e coletivos NEGOCIAÇÃO

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO AS MODALIDADES DO EXERCÍCIO DA AUTORIDADE: Poder: é a capacidade de obrigar alguém a fazer alguma coisa que, normalmente, não seria feito se não houvesse esta obrigação; Autoridade: é o poder reconhecido como legítimo pela lei, costume, respeito ou consenso.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Um gerente para ser competente deve ter a seguinte postura: Fazer com que seus subordinados sejam muito atentos aos objetivos fixados pela organização; Usar de didática para que seus subordinados compreendam bem esses objetivos; Desenvolver a confiança em si, a coerência e a confiança em seus subordinados para permitir alcançar esses objetivos; Suscitar o comprometimento pessoal e a solidariedade dentro do grupo de seus subordinados.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A gestão dos conflitos no trabalho: OS CONFLITOS INTRA-INDIVIDUAIS NO TRABALHO: Os conflitos intra-individuais no trabalho envolvem os problemas individuais de subvalorização em relação aos colegas ou grupos dentro da organização. Para encara-los algumas ações são preconizadas: Atribuir títulos valorizantes; Prever uma grande variedade de funções, enriquecimento de tarefas e uma polivalência de cargos; Ter um plano de carreira para os empregados; Estabelecer uma delimitação precisa de papéis.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO OS CONFLITOS INTER-INDIVIDUAIS NO TRABALHO: A categorização desses conflitos pode ser estabelecida a partir de dois critérios: Os relativos ao status da pessoa: conflitos com os colegas de trabalho, com os superiores e com os subordinados; Os relativos ao domínio do conhecimento sobre o qual eles atuam: conflito técnico e conflito interpessoal.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Distinguem-se três tipos de legitimação de autoridade: A legitimação carismática: o subordinado se identifica com o mestre e aceita uma espécie de dependência afetiva; A legitimação tradicional: resulta de normas ou de rotinas, cujo caráter inviolável resulta da tradição; A legitimação legal: quando a devoção e a crença não servem mais de suporte a autoridade, a legitimação pode se apoiar em regras racionalmente estabelecidas.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Princípios empíricos para gerenciar conflitos inter-individuais: Colocar os indivíduos em situações nas quais a cooperação entre eles seja indispensável para alcançar os objetivos; Criar oportunidades de comunicação; Intervir como consultor na comunicação; Ajudar na reestruturação dos serviços.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO OS CONFLITOS INTER-GRUPOS NO TRABALHO: A categorização pode ser estabelecida a partir de três critérios: Processos de generalização: as pessoas procedem a generalizações negativas para os outros grupos, a partir da constatação de um erro de um membro do grupo; Obliquidades na informação: um comportamento positivo é estendido ao conjunto do grupo. Em compensação, para os comportamentos negativos, o recurso a essas normas explicativas se inverte; Princípios de economia cognitiva: podemos colocar uma etiqueta que evite um esforço de análise e de diferenciação.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Possibilidades de ganhos e perdas nos conflitos inter-grupos: Os dois grupos são ganhadores (GG); Os dois grupos são perdedores (PP); O caso mais freqüente, na realidade atual, é o de uma relação G/P, onde um perde e o outro ganha (GP).

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Evolução das formas de Organização do Trabalho: As diferentes formas de Organização do Trabalho são: Taylorismo e Fordismo; Escola das Relações Humanas; Abordagem Sistêmica; Corrente Sócio-Técnica; Abordagem Contingencial;

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Organização Taylorista/Fordista do Trabalho: Hipóteses da Organização Taylorista/Fordista do Trabalho: Existe uma melhor maneira de realizar uma tarefa, para obtê-la deve-se examinar a realidade do trabalho de uma forma científica; É necessário separar o planejamento da execução do trabalho; Deve-se promover a seleção do melhor operário para cada tarefa, promovendo-se o seu treinamento e o seu desenvolvimento; Todo trabalhador procura maximizar seus ganhos monetários; Deve-se evitar a formação de grupos de trabalho.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Princípios da Organização Taylorista do Trabalho: Organização como um sistema fechado; Organização como um sistema determinístico; Divisão técnica do trabalho entre planejamento e execução; Ser humano é reduzido a gestos e movimentos; Ser humano pode ser programado a priori; Ser humano desprovido de sua capacidade de raciocínio.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Princípios da Organização Fordista do Trabalho: Henry Ford retoma e desenvolve o taylorismo através de dois princípios complementares: Integração, por meio de esteiras ou trilhos, dos diversos segmentos do processo de trabalho, assegurando o deslocamento das matérias primas em transformação; Fixação dos trabalhadores em seus postos de trabalho.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Conseqüências ergonômicas: No Fordismo, a segmentação dos gestos do taylorismo torna-se a segmentação das tarefas, o número dos postos de trabalho é multiplicado, cada um recobrindo o menor número de atividades possíveis; O sistema taylorista-fordista percebe as organizações como mecânicas e administrá-las significa fixar metas e estabelecer formas de atingi-las; Organizar tudo de forma racional, clara e eficiente, detalhar todas as tarefas e, principalmente, controlar, controlar, controlar...

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Escola das Relações Humanas: A partir das experiências de ELTON MAYO, a escola das relações humanas deu ênfase ao homem e ao clima psicológico de trabalho, enfatizando a necessidade do trabalhador pertencer a um grupo; Considerou principalmente as expectativas dos trabalhadores, a organização e liderança informais e a rede não convencional de comunicações.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Os pressupostos considerados nesta escola são considerados incompletos na medida em que não alteram o modo como o trabalho é organizado na organização taylorista, são mudanças periféricas. Noulin (1992), salienta que estas mudanças referem-se ao aumento de vantagens fisiológicas: melhorias das condições físicas do trabalho; aumento do número de pausas; direito de falar durante o trabalho; redução dos horários; função da hierarquia como estimuladora.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Abordagem Sistêmica das Organizações: Pressupostos básicos da teoria de sistemas: Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências; Essa integração parece orientar-se no sentido de uma teoria de sistemas; Esta teoria de sistemas pode ser uma abordagem mais abrangente para estudar os campos não-físicos do conhecimento científico; Esta teoria de sistemas aproxima-nos do objetivo da unidade científica; Os pressupostos anteriores podem promover a necessária integração na educação científica.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Características das organizações como um sistema aberto: Comportamento probabilístico e não-determinístico; As organizações são partes de um sistema maior; Interdependência das partes; Homeostase e “estado estável”; Fronteiras ou limites; Morfogênese.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Abordagem Sócio-Técnica das Organizações: A organização é concebida como um sistema sóciotécnico, estruturado em dois subsistema: subsistema social, que compreende: os trabalhadores com suas características fisiológicas e psicológicas, nível de qualificação (formação e experiência), as relações sociais dentro da organização e as condições organizacionais do trabalho. subsistema técnico, que compreende: as tarefas a serem realizadas e as condições técnicas para a sua realização, envolvendo o ambiente de trabalho, as instalações, as máquinas, os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos e normas operacionais, inclusive as condicionantes temporais para cada operação.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A abordagem sóciotécnica envolve as seguintes etapas: avaliação inicial; identificação das unidades de operação; análise do sistema social; análise do sistema técnico; especificação do sistema cliente/fornecedor; avaliação; recomendações.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Abordagem Contingencial das Organizações: Aspectos básicos da teoria da contingência: A organização é considerada um sistema aberto; As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento (entre si e com o meio ambiente); As variáveis ambientais funcionam de forma independente, enquanto as variáveis organizacionais são dependentes do ambiente.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Pontos consensuais da teoria da contingência: Rejeição aos conceitos organizacionais rígidos e universais; Como a teoria é uma prática situacional, deve-se desenvolver habilidades de diagnóstico, a fim de que se tenha a atitude certa na hora certa; Pode ser aplicada a inúmeras situações, principalmente naquelas que envolvem componentes comportamentais.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A definição da Organização do Trabalho: Segundo a teoria da contingência, os fatores que definem a organização do trabalho são: Os procedimentos técnicos de produção; As características dos RHs disponíveis; Os grupos sociais existentes; As relações sociais existentes entre esses grupos e suas estratégias.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA: A ergonomia pode contribuir na definição da organização do trabalho evidenciando os seguintes aspectos: Problemas ambientais e de procedimentos técnicos; Os grandes modos operativos; Características dos recursos humanos disponíveis; Vantagens e inconvenientes do sistema implantado; Evolução contínua do sistema organizacional implantado.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO EXPLICITAÇÃO DAS DETERMINANTES DA ATIVIDADE: As necessidades de flexibilidade da organização do trabalho, para encarar a variedade e a variabilidade à montante, à jusante e no próprio ambiente, além das disfunções do sistema de produção; As necessidade em matéria de manutenção, de gestão do material e da documentação; As necessidades em matéria de regulação estrutural (atividades no conjunto do sistema de produção).

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO REDAÇÃO DOS TERMOS DE REFERÊNCIA/OT: A ergonomia propõe algumas recomendações gerais, para a definição dos termos de referência/organização trabalho: Definição dos objetivos da OT ao nível de cada posto de trabalho; A OT deve favorecer a antecipação das diversas disfunções; A OT deve permitir um contínuo progresso das estruturas organizacionais; A OT deve favorecer o progresso contínuo das competências dos diferentes trabalhadores; A OT deve propiciar um ambiente saudável para o ser humano.

A decisão organizacional: AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO A decisão organizacional: CRITÉRIOS ERGONÔMICOS DA DECISÃO ORGANIZACIONAL: Critérios utilizados pela ergonomia para avaliar as diferentes soluções organizacionais propostas: Condicionantes temporais imediatas; Condicionantes dos horários de trabalho: escala cotidiana, semanal, mensal e anual de rolamento das equipes; Efeitos sobre a alimentação, sono, transporte e vida social;

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Possibilidades de modificar a alocação de recursos (materiais e humanos), na ocorrência de um problema; Possibilidades de encontrar esses recursos em caso de dificuldade; Condições de passagem de uma tarefa à outra, durante uma mesma jornada de trabalho; Possibilidades de planificação de diferentes ações e as alterações prováveis da planificação inicial; Condições que favoreçam ou dificultam a colaboração entre diferentes funções;

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Troca de informação entre os trabalhadores, no caso do trabalho em turnos que se alternam de forma sucessiva; Estrutura de circulação da informação sobre as dificuldades encontradas e sobre as modificações que são desejáveis; Disponibilidade dos trabalhadores para a qualificação continuada; Capacidade do sistema organizacional em evoluir.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO Pontos de inter-relação entre ergonomia e a OT: HORÁRIOS DE TRABALHO: Efeito da duração do trabalho; Efeito dos rítmos biológicos; Efeitos nefastos do trabalho noturno; Mutiplicidade dos fatores que intervêm na escolha de um sistema de horários (critérios fisiológicos e critérios de vida social); Problemas de comunicação entre equipes.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO POLIVALÊNCIA: Ampliação do espaço de resolução de problemas; Caracter progressivo da aquisição da polivalência; Condições de aprendizagem; Necessidade do emprego regular das competências; Problemas ligados a uma polivalência teórica não exercida; Atenção a re-aprendizagem necessária.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO ENRIQUECIMENTO DE TAREFAS: Horizontal: tarefas de mesma natureza num único posto; Vertical: tarefas diferentes num único posto; Interesse do enriquecimento; Risco do aumento de carga de trabalho; Risco de interiorizar conflitos existentes.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Conhecimentos teóricos: conhecimento declarativo, do tipo saber. Conhecimento explícito adquirido pelo texto; Conhecimentos práticos: conhecimento procedural, do tipo saber-fazer. Conhecimento tácito adquirido pela descoberta.

AS CONDIÇÕES ORGANIZACIONAIS DO TRABALHO AS COMUNICAÇÕES DE TRABALHO: Compatibilidade entre os diferentes “modelos mentais”; Cada comunicação se inscreve no curso de ação de cada interlocutor; Disposição dos meios de comunicação: proximidade, visibilidade e acessibilidade; Concepção dos meios de comunicação.