Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de.

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Transcrição da apresentação:

Izabel Lima Pessoa Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica - CGDOC 3ª Reunião Técnica da Formação Continuada O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor, na modalidade presencial 29 de maio de 2014

PARFOR PRESENCIAL  Programa emergencial implementado para atender o inciso III do Art. 11 do Decreto 6.755/2009.  Fomenta a oferta de turmas especiais, em cursos de: Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula; Segunda licenciatura – para docentes em exercício há pelo menos três anos na rede pública da educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial; (Resolução CNE nº 1, de 11/02/2009); Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica. (Resolução CNE nº 02 de 26/06/1997).

COMO FUNCIONA?  Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa Anualmente. ; FLUXO DO PARFOR Apresentação da demanda pelas Secretarias de Educação; Apresentação da oferta de Cursos e vagas pelas IES (articulação com e-MEC ou autorização do CEE) IGC =3 CC=3; Análise e aprovação do mapa de demanda e oferta pelos FEPADs – fase de negociação; Divulgação da oferta pela CAPES; Pré-inscrição dos Professores da Educação Básica (Educacenso); Validação das pré-inscrições pelas Secretarias de Educação; Processo seletivo das IES (autonomia total das IES); Matrícula (ajuste das turmas); Repasse dos recursos pela CAPES (SIMEC – SIAFI)

CONDICIONALIDADES DA TURMA As turmas especiais devem ser implantadas com, no mínimo, 30 alunos. Excepcionalmente, quando o esse número não for alcançado será admitida formação de turmas nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Música, Informática e Formação Pedagógica com, no mínimo, 15 alunos e nas demais áreas com o mínimo de 25 alunos.

FINANCIAMENTO DAS TURMAS DO PARFOR R$ ,00 por turma por semestre – Até 300 Km R$ ,00 por turma por semestre – mais de 300 Km Custeio 30% do valor do custeio do ano. (disponibilidade orçamentária) LIFE Capital Pagas diretamente ao bolsista (SGB/Conta Benefício BB) – coordenação geral, adjunta, de curso, local, formador, supervisor de estágio e orientador Bolsas

REPASSE DE RECURSOS  Descentralização e convênio  Condicionalidades matrícula ou renovação na Plataforma Freire conforme cronograma Geração do quadro financeiro na Plataforma Freire. Elaboração do Termo de referência. Análise e aprovação pela CAPES. Destaque – Ordem bancária.

ALGUNS RESULTADOS DO PARFOR Possui turmas, em 422 municípios brasileiros, localizados em 24 unidades da federação; Matriculou entre 2009 e 2013 um total de alunos, formou 2.189, permanecem cursando , desistiram 9.961, trancaram 302 e 26 faleceram. 84% dos matriculados são oriundos da rede municipal e 16% da estadual. Até 2013, municípios possuíam, pelo menos um professor matriculado no Parfor Presencial. Desse total 43% municípios são da região Nordeste, 19% da região Sudeste, 18% da Sul, 15% da Norte e 5% da Centro-Oeste; O número de escolas em que pelos menos um professor se matriculou nas turmas Parfor Presencial foi de

Formandos de Ciências Naturais da UFPA – Município de Castanhal/PA Formatura do curso de Ciências Naturais da UFPA – Município de Castanhal/PA. Fonte: Disponível em: Acessado em 09/12/2013https://

. Os estudantes do 7º período de Pedagogia, Valdeny Rodrigues Montal, Joely e Janaina Ganda realizaram o projeto Água: reflorestamento das margens do Córrego Anjical, a fim de preservar a água que ainda existe na comunidade, além de visar à melhoria da qualidade de vida da população. O grupo fechou parcerias com governo municipal e uma empresa de fertilizantes, mobilizou a escola com palestras sobre meio ambiente e levou os alunos para reconhecerem os problemas in loco”. Fonte: Jornal do Parfor UFT. Disponível em Acessado em: 9/12/2013

. PRODUÇÃO ACADÊMICA

A Plataforma Freire – sistema de gestão – e-MEC Educacenso Perfis – Gestão, IES, Forum, SEE, SEM

Obrigada pela atenção! Izabel Lima Pessoa (61) Os Professores do curso de Pedagogia do Parfor em Arraias, juntaram-se para propor uma atividade interdisciplinar: organizar sequências didáticas e/ou projetos temáticos, que envolvessem conteúdos da área de geografia, mas que ao desenvolver esses trabalhos, eles também utilizassem conteúdos, competências e habilidades ligados a arte e movimento. Os estudantes do 7º período de Pedagogia,Valdeny Rodrigues Montal, Joely e Janaina Ganda realizaram o projeto Água: reflorestamento das margens do Córrego Anjical, a fim de preservar a água que ainda existe na comunidade, além de visar a melhoria da qualidade de vida da população. O grupo fechou parcerias com governo municipal e uma empresa de fertilizantes, mobilizou a escola com palestras sobre meio ambiente e levou os alunos para reconhecerem os problemas in loco”. Fonte: Jornal do Parfor UFT. Disponível em Acessado em: 9/12/2013.