09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1975 Doutorado: 2008 Apresentador(a): Prof. Vicente C. P. Silveira Centro de Ciências Rurais MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP
UFSM Pontos fortes do Programa Consolidação do corpo docente permanente no Programa Corpo docente com atuação interdisciplinar e regime de DE Linhas de pesquisa multidisciplinares Produção intelectual em eventos nacionais e internacionais relevantes para o Programa Elevada participação discente nas publicações Convênios com outras universidades e órgãos públicos municipais, estaduais e federais para o desenvolvimento de pesquisas, ensino e extensão; Atuação por meio de projetos de ensino e extensão (Residência Agrária) visando a qualificação da assistência técnica para agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária.
UFSM Pontos fracos do Programa Produção intelectual desequilibrada entre o corpo docente permanente Baixo número de docentes com bolsa de produtividade do CNPq Baixa produção docente e discente em periódicos com bom conceito Qualis na área do Programa Redução da demanda de candidatos de mestrado Dificuldades de aprovação de financiamento nos projetos submetidos apesar da aprovação de mérito nos últimos 5 anos, em função da inadequação das áreas do CNPq Inadequação do auditório do Programa às condições atuais de uso Espaço físico no limite, com carências para alguns usos, como sala para visitantes (professores e alunos de intercâmbio) e sala exclusivamente de estudo para os alunos. A falta de infra-estrutura de mobilidade dificulta uma maior inserção em eventos e projetos de interesse social.
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Expandir convênios internacionais Atuação na América Latina Falta de tempo Articulação internacional Localização Articulação internacional 1 Enviar proposta para ter Professores visitantes Experiência prévia -Critérios da PRPGP 1 Consolidar, adaptar ou criar novas linhas de pesquisa Disposição ao debate Falta consenso Interno Critérios CAPES 2 Verificar a viabilização da transformação do atual Especialização (Residência Agrária) em mestrado profissional Existência Especialização Falta de tempoCAPES 2
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação do corpo discente Elevada publicação em Congressos Priorização Hábito de publicação que prioriza eventos Carência de periódicos na área 1 Criar subárea para extensão Rural dentro da Área de Ciências Agrárias (multidisciplinar agrária) Consenso da necessidade de criação -Regras da CAPES e CNPq 1 Possuir, pelo menos um docente por ano em pós-doutoramento Existência de Candidatos Substituição do trabalho do professor Critérios de avaliação adequados área 2 DP
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Todo o projeto a ser objeto de pesquisa para uma dissertação ou tese deve ser registrado no GAP Linhas abrangentes Demanda tempo para os processos. Falta definição institucional da importância do registro Número de projetos de pesquisa
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL Trabalhos completos em periódicos Capitulo de Livros
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que cada docente realize no mínimo uma publicação ano em periódico com a participação discente e/ou de egressos Alta publicação em eventos Consolidação do Doutorado Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 1 Adequar 50% dos artigos publicados em eventos para submissão a revistas indexadas Alta publicação em eventos Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 1 Ter um incremento de 15% ao ano na produção intelectual Alta publicação em eventos Falta do hábito de publicar em periódicos Carência de periódicos na área com boa classificação no Qualis 2
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano ---- MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que cada docente orientador tenha no máximo 5 orientandos Experiência em orientação Concentração do perfil dos novos discentes em determinada linha Qualificação dos candidatos 1
UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos297- Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 25%*- Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 27%*- Demais destinos relevantes dos egressos (Organizações de Extensão Rural) 15%*- * Estimativa dez últimos anos
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Algumas disciplinas passem a valer, no mínimo, 4 créditos. As dinâmicas das disciplinas são interessantes e favorecem a construção do conhecimento, os professores possuem conhecimentos atualizados e se apresentam disponíveis para discussões, o que é muito bom para a formação Disponibilizar e capacitar os discentes no uso de ferramentas metodológicas no campo das ciências sócias (como os softwares NVivo e ATLAS/TI) para sistematização e analise de dados qualitativos. A realização de mais eventos que proporcionem discussões sobre extensão rural, de modo a integrar as pesquisas que estão sendo realizadas no âmbito do programa com as instituições e prestadoras de serviços de extensão rural, bem como com os professores de extensão rural
UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA Necessidade de maior incentivo dos docentes para a realização de publicações em periódicos. A necessidade de retorno por parte dos docentes, nesse caso, é essencial Melhoria e atualização do site do programa Divulgação efetiva das ações de interesse do PPGExR, especialmente das datas, horários e temáticas das defesas de dissertações/teses e qualificações.
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Que todos os docentes permanentes submetam propostas de financiamento à pesquisa Qualificação dos Professores Falta de tempoEspecificidade dos projetos 2
UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter a inserção social atual através dos convênios com órgãos públicos Demanda dos órgãos públicos e sociedade organizada Falta de tempoMudança na orientação de políticas publicas 2
UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Expandir convênios internacionais Enviar proposta para ter Professores visitantes Incremento de 20% na produção intelectual qualificada com participação do corpo discente Que cada docente realize no mínimo uma publicação ano em periódico com a participação discente e/ou de egressos Adequar 50% dos artigos publicados em eventos para submissão a revistas indexadas Criar subárea para Extensão Rural dentro da Área de Ciências Agrárias (multidisciplinar agrária) PRINCIPAIS METAS
UFSM
UFSM
UFSM Sistema CAPES Criar porta de saída sem penalizar o Programa/Curso