PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA

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Transcrição da apresentação:

PLANO PLURIANUAL 2008 - 2011 SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA ECONOMIA PARA UMA VIDA MELHOR ÉTICA,TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

Planejamento Governamental Planejamento como ferramenta importante de gestão para eficiência e eficácia na aplicação dos recursos públicos Planejamento como pressuposto de uma gestão fiscal responsável Planejamento para fomentar a participação dos atores sociais e motivar a iniciativa privada para parcerias em investimentos públicos

Aspectos Legais do Plano Art. 165 da Constituição de 1988 – definiu a forma de integração entre plano e orçamento através da criação de três novos instrumentos: Plano Plurianual – PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Lei Orçamentária Anual – LOA Lei de Responsabilidade Fiscal – reforça a ação planejada de governo e à compatibilização dos orçamentos com a LDO e o PPA

PLANO PLURIANUAL – o que diz a Constituição Federal Cabe ao PPA estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada Período do Plano: quatro anos

...então, o que deve conter o PPA Despesas de Capital: Construções, Equipamentos, Aquisições de Imóveis, Participação Acionária do Estado em Empresas e Sociedades de Economia Mista. Despesas Decorrentes dos Investimentos: Manutenção do patrimônio adquirido, funcionamento dos equipamentos, etc Programas de duração continuada: Despesas obrigatórias do Estado

Prazos Legais Lei de Diretrizes orçamentárias - 02 de maio Plano Plurianual – 30 de setembro Lei Orçamentária Anual – 15 de outubro

MODELO DE ELABORAÇÃO E GESTÃO DO PPA PRINCÍPIOS ORIENTADORES

Cenário Fiscal Objetivo: Assegurar a consistência fiscal do Plano Alocação de recursos definida em quatro etapas: Fixação da meta fiscal Projeção das receitas Projeção das despesas obrigatórias Apuração das despesas discricionárias

Planejamento de Longo Prazo de Base Territorial

Princípios do PPA A convergência territorial: alocação dos investimentos com vistas a uma organização do território mais equilibrada A integração de políticas e programas: visa otimizar os resultados da aplicação dos recursos, focalização do público-alvo e de temáticas específicas O monitoramento e a avaliação dos programas: visa a melhoria contínua e mensurável da qualidade e produtividade dos bens e serviços públicos O estabelecimento de parcerias: ampliar os recursos para financiamento dos investimentos A gestão estratégica dos programas: gerenciamento intensivo dos programas indutores do crescimento A transparência: ampla divulgação dos gastos e dos resultados obtidos A participação social: permanente em todo o ciclo de gestão do PPA como instrumento de interação Estado e o cidadão para aperfeiçoamento das políticas públicas O programa como unidade de gestão, orientado para resultados

O Programa Gestão por Programas

O programa Programa – Elemento central da integração do planejamento, orçamento e gestão Planejamento Orçamento PROGRAMA Gestão

Requisitos para constituição de programas Dar solução a um problema Atender a uma demanda da sociedade Aproveitamento de uma oportunidade de investimento Compreender um conjunto de ações voltadas para um objetivo comum Permitir a identificação do público-alvo Ampliar a base de financiamento do PPA, mediante geração de receitas próprias ou parcerias

Tipos de Programa Finalísticos: ofertam bens ou serviços diretamente à sociedade Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais: ofertam bens ou serviços ao próprio Estado. Planejamento, coordenação, avaliação e ações tipicamente administrativas

(PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS) Elaboração de Programas Problema Objetivo + Indicador Causas C 1 C 2 C 3 Ações A 1 A 2 A 3 SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS)

“Prevenção e Controle do Câncer e Assistência Oncológica” Elaboração de Programas: Exemplo OBJETIVO: Promover a prevenção, a detecção precoce dos tipos de câncer prevalentes e a assistência à população para reduzir a mortalidade por câncer no País Programa “Prevenção e Controle do Câncer e Assistência Oncológica” PROBLEMA: MORTALIDADE POR CÂNCER CAUSAS AÇÕES C1 – Perfil epidemiológico diverso e desconhecido A1 –Estudos e pesquisas sobre prevenção e controle do câncer A2 –Capacitação de profissionais em prevenção e controle do câncer C2 – Inacessibilidade ao tratamento terapêutico A3 – Implantação de Centros de Alta Complexidade em Oncologia. C3 – Diagnóstico e tratamento do tardio do câncer A4 – Promoção de eventos técnicos sobre prevenção, controle e assistência oncológica SOCIEDADE (Público-Alvo): População em geral

Programação Foco da Análise Alinhamento com os Objetivos Setoriais Programas contendo inconsistências na relação causa/efeito entre o problema a resolver, o objetivo e as ações propostas Qualidade dos indicadores dos programas finalísticos Programas que tiveram ações com baixa execução e resultados insatisfatórios no período 2004-2006 Superposições entre programas ou entre ações finalísticas com os mesmos propósitos Programas com recursos insuficientes para resolver os problemas a eles associados Programas/ações novos sem indicação de fonte de financiamento

Ciclo de Gestão do PPA Impacto na Sociedade Avaliação Revisão dos Programas Monitoramento Execução dos Programas Impacto na Sociedade Descrição do Ciclo de Gestão, forma de trabalho incorporada na adm. Pública advinda do mercado( Plan – Planejar; Do – executar, fazer; Check – avaliar, checar; Act – agir, rever) Problema ou Demanda da Sociedade Planejamento expresso em Programas

Planejamento de Longo Prazo em Base Territorial Problemas e Desafios

Problemas Desenvolvimento territorialmente desbalanceado Desequilíbrio socioeconômico elevado restringindo a inserção das regiões menos desenvolvidas na economia “Os problemas são estruturais e demandam um amplo horizonte de tempo para solucioná-los. O papel do PPA nesse contexto é o de elo de ligação entre o planejamento de longo prazo e os orçamentos anuais”

Desafios Promover de maneira integrada oportunidades de investimento que sejam definidas a partir das realidades regionais e locais Prover os territórios menos dinâmicos de infra-estrutura social e econômica Estimular a capacidade de inovação para atração de capital produtivo e desenvolvimento sustentável Fomentar a pactuação como instrumento de sinergias entre as iniciativas do Governo Federal, dos Estados, dos Municípios e do setor privado

Resultados Estratégicos Setoriais Processo de Elaboração do PPA Participativo -Participação Regional Resultados Estratégicos Setoriais Diretrizes e Compromissos de campanha Diagnósticos e Estudos Estratégicos existentes Eixos (IDÉIAS- FORÇA) Compatibilização da Participação com Diretrizes Setoriais Resultados Estratégicos de Governo Previsão de Recursos para o PPA Cenários Macroeconômico e Fiscal Elaboração dos Programas Fase qualitativa Fase quantitativa Consolidação do PPA Previsão de Recursos por Programa e região Previsão de Recursos por Setorial Definição de Produtos e Metas

Estrutura PPA 2008-2011

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