TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Teoria Comportamental da Administração
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
Desenvolvimento organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Principais características da Abordagem Comportamental
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
CAPÍTULO 11 Motivação.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
Professora Andréia Vicente
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
As pessoas levam para o ambiente
Motivação dos empregados
Escola de Relações Humanas
Teorias gerais da administração
Abordagem comportamentalista
MOTIVAÇÃO “Tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão, a um comportamento específico".
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 7 Direção.
Estruturas Organizacionais
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Teorias da Motivação O processo Motivacional
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Profa. Daciane de Oliveira Silva
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
TEORIA COMPORTAMENTAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Capítulo 7 Direção.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Introdução à Administração
Variáveis Básicas do D.O.
Profa. Dra. Marta Valentim UNESP
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
Ciclo Motivacional O que é Motivação?
Curso de Administração Disciplina: TGA
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MOTIVAÇÃO.
MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Transcrição da apresentação:

TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Das origens às Perspectivas Contemporâneas Prof.Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade Prof. Dr. Nério Amboni

Abordagem Comportamentalista Capítulo 10: Abordagem Comportamentalista

Surgimento da Escola Comportamentalista A Escola Comportamentalista ou Behaviorista da Administração preocupa-se com as ciências do comportamento.

Surgimento da Escola Comportamentalista Os grandes expoentes da Escola Comportamentalista Abraham Maslow Frederick Herzberg Douglas McGregor Rensis Likert Herbert A. Simon

Forças Propulsoras para o Surgimento da Escola Comportamentalista Por que surgiu?

Oposição às escolas anteriores Oposição às escolas anteriores. Preocupa-se com o fator humano na óptica da organização formal. Os comportamentalistas não aceitam a visão romântica dos estudiosos da Escola de Relações Humanas. A escola é mais crítica no que se refere ao “modelo de máquina” adotado pela burocrática para representar a organização. A publicação do livro O comportamento administrativo de Hebert Simon.

Motivação A motivação pode ser descrita como o direcionamento e a persistência da ação. Esta ação evidencia comportamentos e atitudes positivas ou negativas em relação aos objetivos pretendidos.

Características básicas que servem de parâmetros para a definição de motivação A motivação é definida como um fenômeno individual. A motivação é descrita como intencional. A motivação é multifacetada. O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento.

Motivação é alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa.

Motivação Intrínseca Extrínseca A motivação intrínseca esta relacionada a recompensas psicológicas. A motivação extrínseca esta ligada a recompensas tangíveis ou materiais. Necessidade, valores, comportamentos e objetivos são quatro conceitos intimamente ligados a motivação humana.

Motivação Necessidades Comportamentos Objetivos Atitudes Valores Figura 10.1 Pág 123

Teorias Motivacionais

A Hierarquia das Necessidades Figura 10.2 Pág 123.

A teoria dos dois fatores Os fatores higiênicos apenas evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação. Os fatores motivacionais são aqueles relacionados com o conteúdo de cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa desenvolve.

Fatores motivacionais: Ambiente de Trabalho Fatores Higiênicos Fatores motivacionais: Conteúdo do Trabalho MAXIMIANO /TGA – Fig. 11.10 – A teoria de Herzberg divide os fatores que influenciam o desempenho em dois grupos: os que se relacionam ao conteúdo e os que se relacionam ao contexto do trabalho.

Presença de fatores motivacionais Ausência de fatores motivacionais Satisfação Não-Satisfação Insatisfação Não-Insatisfação Ausência de fatores higiênicos Presença de fatores higiênicos MAXIMIANO /TGA – Fig. 11.11 – Satisfação e insatisfação, segundo Herzberg, representam duas dimensões independentes da motivação.

A teoria dos dois fatores Quadro 10.2 Pág. 125

Comida Bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que? a gente não quer só comida a gente quer comida, diversão e arte. a gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte. a gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão, balé. a gente não quer só comida, a gente quer a vida como a vida quer.

bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que? a gente não quer só comer, a gente quer comer e quer fazer amor. a gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor. a gente não quer só dinheiro, a gente quer dinheiro e felicidade. a gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade. bebida é água. comida é pasto. você tem sede de que? você tem fome de que?

Teorias Motivacionais Teorias X e Y Quadro 10.3a Pág. 126 Quadro 10.3b Pág. 127

Teorias Motivacionais Teoria Z Modelo de administração participativa onde as decisões organizacionais devem ser tomadas por meio do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo.

Teoria Z Princípios: Emprego estável para as pessoas Pouca especialização Avaliação do desempenho e promoção lenta Igualitarismo no tratamento das pessoas Democracia e participação Valorização das pessoas

Sistemas de Administração A fim de descobrir o padrão geral de administração, Likert fez várias pesquisas amplas em diversas organizações e a partir dos resultados propôs uma classificação de sistemas administrativos, conhecidos hoje como Perfis Organizacionais de Likert.

Estilos de Liderança Segundo Likert: Autoritário Autoritário Benevolente Consultivo Participativo

Os sistemas administrativos são caracterizados por quatro dimensões: Processo de tomada de decisão Sistema de comunicação Relacionamento interpessoal Sistema de recompensas e punições

Processo de Tomada de Decisão Significado da Tomada de Decisão É um processo contínuo que permeia toda atividade empresarial. Em qualquer empresa, toda pessoa é virtualmente um decisor.

Processo de Tomada de Decisão Significado da Tomada de Decisão A tomada de decisão é de tal forma básica que nenhuma função de administração pode ser executada sem ela. As decisões são necessárias para o planejamento, a organização, a atuação e o controle.

Tipos de Decisão

Tipos de Decisão Decisões Programadas Decisões Não Programadas São aquelas tomada de acordo com hábito, uma regra ou um procedimento. Decisões Não Programadas Tratam de problemas incomuns ou peculiares.

Tipos de Decisão Quadro 10.5 Pág. 131

A etimologia da palavra heurística é a mesma que a palavra eureka Define-se procedimento heurístico como um método de aproximação das soluções dos problemas, que não segue um percurso claro mas se baseia na intuição e nas circunstâncias a fim de gerar conhecimento novo

Etapas do Processo de Tomada de Decisão Segundo Simon, o processo decisório comporta três fases. a) Qual o problema? b) Quais as alternativas? c) Qual é a melhor alternativa?

Tipo de Homem A Escola Comportamentalista ressalta o tipo de ‘homem administrativo’, que é aquele que procura a ‘maneira satisfatória’, e não a ‘ótima’ ou a melhor maneira para fazer algo.

O Homem Administrativo não consegue captar tudo o que está à sua volta. Por isso ele sempre procura um curso de ação que venha satisfazer suas expectativas.

O processo de tomada de decisão do homem administrativo pode ser explicado da seguinte forma: O tomador de decisões evita incerteza e segue as regras padronizadas da organização para tomar suas decisões Ele redefine as regras padronizadas apenas nos momentos de crise A organização é lenta para efetuar ajustes perante os atos determinísticos dos quais não possui controle.

Considerações Acerca da Escola Comportamentalista da Administração DEBATE EM SALA