Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Habilidades Motoras Característica do existência humana
PSICOLOGIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Factores psicomotores
Avaliação Psicomotora
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
A Associação Norte Americana de Psicologia (American Psycological Association), baseada no princípio e na importância de se utilizar o conceito de classificação.
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Propostas de layout Modelo 1
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
Características da criança: perspectivas teóricas
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Ed. Física no Ensino Infantil e Fundamental
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Desenvolvimento Psicomotor
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Desenvolvimento na Educação Infantil.
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
ESCOLA BÁSICA Nº 3PROF. PATRICIA PERREIRA 2008/ Plano de Estudos – 1º e 2º Anos Actividades Desportivas ESCOLA BÁSICA Nº3 – PENICHE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento motor
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO) Tema da aula: Habilidades Motoras Fundamentais.

FASE DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS(BÁSICAS) Início da vida escolar. É o período mais crítico desenvolvidas corretamente. Muitas disposição em aprender. (Por que?) Gosta de ser o centro da atenções. Composição corporal facilita os movimentos (Relação altura x ação da gravidade ). Os padrões motoras estão bem definidos faltando apenas refiná-los.

ESTAGIOS DAS HABILIDADES MOTORAS FUNAMENTAIS Inicial – representa as primeiras tentativas. O movimento é restritos, com uso exagerado do corpo e por falhas na coordenação e no ritmo. Elementar – Melhora a sincronia espaço-temporal e coordenação rítmica, mas os movimentos ainda são restritos ou exagerados. Maduro – é caracterizado por desempenhos eficientes, coordenados e controlados. As habilidades manipulativas desenvolvem um pouco mais tarde em função das exigências visuais e motoras mais sofisticadas.

3.a Estágio inicial Tipicamente os movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores da criança de 2 anos de idade estão no nível inicial. GALLAHUE (2005, p.60)

3.b Estágio Elementar Neste estágio aprimora-se a sincronização dos elementos temporais e espaciais do movimento, mas os padrões de movimento neste estágio são ainda geralmente restritos ou exagerados, embora mais bem coordenados. Crianças de inteligência e funcionamento físico normais tendem avançar para o estágio e elementar principalmente por meio do processo de maturação. A observação de crianças de 3 a 4 anos de idade revela inúmeros movimentos fundamentais no estágio elementar. Muitos indivíduos, tanto adultos como crianças, não vão além do estágio elementar em muitos padrões de movimento. GALLAHUE (2005,p.61)

3.c Estágio Maduro A maioria dos dados disponíveis sobre a aquisição de habilidades motoras fundamentais sugere que as crianças podem e devem atingir o estágio maduro aos 5 ou 6 anos de idade. As habilidades manipulativas que requerem acompanhamento e interceptação de objetos em movimento (apanhar, derrubar, rebater) desenvolvem-se um pouco mais tarde, em função das exigências visuais e motoras sofisticadas dessas tarefas. GALLAHUE (2005, p.61)

FASE DAS HABILIDADES MOTORAS ESPECIALIZADAS

Habilidades Motoras Especializadas ● São habilidades motores fundamentais maduros que foram refinados e combinados para formar habilidades esportivas e outras habilidades motoras específicas e complexas.

Estágio Transitório Em algum período, nos 7 ou 8 anos, (...) começa a combinar e aplicar habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habiidades especializadas no esporte e em ambientes recreacionais. Caminhar numa ponte de cordas, pular corda e jogar bola são exemplos de habilidades transitórias comuns. Este é um período agitado para os pais e professores, bem como para as crianças. O objetivo, deve ser o de ajudar as crianças a aumentar o controle motor e a competência motora em inúmeras atividades. Um enfoque restrito neste estágio, provavelmente provocará efeitos indesejáveis nos últimos dois estágios da fase de movimentos especializados.

Estágio de aplicação Aproximadamente dos 11 aos 13 anos, a sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências tornam o indivíduo capaz de tornar numerosas decisões de aprendizado e de participação baseadas em muitos fatores da tarefa, individuais e ambientais. Neste estágio, os indivíduos começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas. Esta é a época para refinar e usar habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes esclhidos.

Estágio de Utilização permanente. Começa por volta dos 14 anos e continua por toda a vida adulta. Fatores como tempo, dinheiro, equipamentos e instalações disponíveis, e limitações físicas e mentais afetam este estágio. Este representa o auge de todos os estágios e fases precedentes. Um dos objetivos básicos da educação é tornar os indivíduos mais felizes e mais saudáveis, qualificando-os como membros efetivos da sociedade. Devemos parar de considerar as crianaças como adultos e miniatura que podem ser programados para desempenhar atividades estressantes, fisiológica e psicologicamente tão questionáveis como campeonatos oficiais de futebol. Quando reconhecermos que a aquisição progressiva de habilidades motoras de forma desenvolvimentista apropriada é imperativa para o desenvolvimento motor equilibrado de bebês, crianças, adolescentes e adultos, passaremos a fazer contribuições reais para o seu desenvolvimento total. GALLAHUE (2005, p.63)

Obrigado!