Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Práticas de CGI Participantes: - Fernanda Casanova - Leila Pereira - Juliana Loyola - Marcelo Souza - Tathiana.

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Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Práticas de CGI Participantes: - Fernanda Casanova - Leila Pereira - Juliana Loyola - Marcelo Souza - Tathiana Ostorero 16/4/20151

Práticas escolhidas Congresso técnico no exterior Ambientação para novos funcionários 16/4/20152 Empresa:

Congresso técnico no exterior Empresa/área: Central de Engenharia da TV Globo Uma das principais restrições com relação ao congresso no exterior é o custo de envio de pessoal Para disseminar o conhecimento, as poucas pessoas que participam desses congressos são convidadas a prepararem uma palestra sobre as principais novidades (oportunidades e ameaças) para as áreas envolvidas no assunto em questão Essa palestra é considerada um treinamento interno na empresa 16/4/20153

Congresso técnico no exterior Metodologia PPS Pessoa (Nonaka & Takeuchi) 16/4/20154

Congresso técnico no exterior Metodologia PPS Processos de GC 16/4/20155

Congresso técnico no exterior Metodologia PPS Atuação Sistêmica (Stuart) Área de Negócio Parceiros Ativos Tangíveis Ativos Intangíveis Inovação e Reposicionamento Rota de Crescimento Trajetória Reputação Legitimidade Redução de custos e de riscos Atuação Interna Atuação Externa Foco Operacional Foco Estratégico 16/4/20156

A prática tem um retorno muito positivo para empresa e está em implantação há mais de 10 anos No entanto, existe uma dificuldade de quantificar quantas pessoas são necessárias para realmente cobrir todos os assuntos do congresso Além disso, o retorno nos projetos é muito subjetivo e não existe uma correlação de quais novidades vieram do treinamento interno 16/4/20157 Congresso técnico no exterior Análise de Gaps

Ambientação para novos funcionários Com a entrada de novas pessoas no quadro, é importante mostrar toda as áreas da empresa para que tenha conhecimento do objetivo maior de seu trabalho Os gestores das principais áreas da TV dão palestras durante 2 dias inteiros sobre diversas atividades que compõem desde a produção à distribuição do conteúdo Os gestores de RH informam as principais normas e regras macro do trabalho na empresa e distribuem material com instruções e dicas Além das palestras, as pessoas são levadas para visitarem os principais locais operacionais da empresa (ex. emissora, site de transmissão, estúdios, cidades cenográficas) 16/4/20158

Ambientação para novos funcionários Metodologia PPS Pessoa (Nonaka & Takeuchi) 16/4/20159

Ambientação para novos funcionários Metodologia PPS Processos de GC 16/4/201510

Ambientação para novos funcionários Metodologia PPS Atuação Sistêmica (Stuart) Equipes Parceiros Ativos Tangíveis Ativos Intangíveis Inovação e Reposicionamento Rota de Crescimento Trajetória Reputação Legitimidade Redução de custos e de riscos Atuação Interna Atuação Externa Foco Operacional Foco Estratégico 16/4/201511

A prática traz motivação para os novos funcionários e ao mesmo tempo posiciona o seu trabalho no ambiente organizacional Um possível gap que pode ser trabalhado é o feedback da visita, que não é realizado após o seu término Outro ponto é em relação às palestras, as quais poderiam ser disponibilizadas no portal eletrônico para consulta posterior 16/4/ Ambientação para novos funcionários Análise de Gaps