RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Direito Processual do Trabalho
Advertisements

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (Art. 535 a 538 do CPC)
RECURSOS TRABALHISTAS
RECURSOS TRABALHISTAS
AGRAVOS.
Recurso Extraordinário
RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO
Recurso Especial.
Caso gerador.
Embargos Infringentes
PROCEDIMENTOS ESPECIALS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
Embargos de declaração
Recurso Especial.
Teoria Geral dos Recursos
Teoria Geral dos Recursos
Teoria Geral dos Recursos
TEORIA GERAL DOS RECURSOS e RECUROS EM ESPÉCIE
Recursos no Processo Civil: Agravos.
Recursos – Embargos de declaração
Recurso Ordinário Constitucional
Agravo.
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
APELAÇÃO Profa. Denise S. S. Garcia.
Recurso Extraordinário & Recurso Especial
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ALINE MARTINS COELHO PUBLIO BORGES ALVES ALINE SUELI DE SALLES SANTOS AULA DE REVISÃO TEMAS 05 A 08, P. 42 A 98 DIREITO PROCESSUAL.
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
RECURSOS EM ESPÉCIE Recurso Ordinário Recurso de Revista
PRÁTICA JURÍDICA DOS RECURSOS EM ESPÉCIE
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS 4 º PERÍODO NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 EQUIPE: HELIOENAY OLIVEIRA MÁRIO.
Recursos – UFF Prof. José Carlos de Araújo Almeida Filho.
RECURSO DE REVISTA E EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
TEORIA GERAL DOS RECURSOS CÍVEIS
DO AGRAVO ATOS DO JUIZ- Os atos do Juiz, nos termos do art. 162 do CPC, consistem em sentença, decisões interlocutórias e despachos.
FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA
Ato voluntário/ ônus processual Teoria Geral dos Recursos Ato de inconformismo destinado a reformar, aclarar ou anular uma decisão Mesma relação jurídico-
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre Professor: Milton Correa Filho RECURSOS E PROCESSO DE EXECUÇÃO AULA 02 A APELAÇÃO 1.CONCEITO.
Prof.: Joamar Gomes Vieira Nunes
RECURSO ESPECIAL CABIMENTO
Recurso Extraordinário
P ROFESSORA MEYRE ELIZABÉTH CARVALHO SANTANA WWW. MEYRESANTANA. WORDPRESS. COM PROCESSO CIVIL – 2013.
TEORIA GERAL DOS RECURSOS
Apelação.
Apelação Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
PRÁTICA TRABALHISTA RECURSO ORDINÁRIO
Teoria Geral dos Recursos
AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO REGIMENTAL
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
DO RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
Carta Testemunhável.
EMBARGOS NO TST embargos para a Vara / embargos nos TRTs (não existem mais) art. 894, CLT (embargos para o TST) natureza de recurso    finalidade: unificação.
REVISÃO RECURSOS.
PROCESSO DO TRABALHO II
PROCESSO DO TRABALHO II
CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO
Direito Processual Civil II
AULA 10 – CONTRARRAZÕES CONTRARRAZÕES OU RAZÕES CONTRÁRIAS
AULA 08 – RECURSO REVISTA RECURSO DE REVISTA
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
O recurso de Agravo na Lei n /2005
Recursos em Espécie - Apelação
CARTA TESTEMUNHÁVEL Arts. 639 a 646 CPP.
Embargos de declaração Impugnação do ato judicial sob fundamento de obscuridade, contradição ou omissão.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL FACULDADE DE DIREITO DE ALAGOAS - FDA Processo Civil I Pressupostos recursais genéricos: objetivos e subjetivos.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 11 – Teoria Geral dos Recursos
Prof. Edgard Freitas.  Recurso é “o remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, esclarecimento ou integração.
Transcrição da apresentação:

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO MARCOS KLEBER CAVALCANTI CHAVES

1. Pressumpostos Segundo Manoel Teixeira Filho, os pressupostos se dividem em Subjetivos e Objetivos Pressupostos Subjetivos: Legitimidade Interesse jurídico Capacidade Representação Pressupostos Objetivos Cabimento (Adequação e recorribilidade) Regularidade formal do ato Tempestividade Preparo

2. Pressupostos Subjetivos Legitimidade as partes: empregado, empregador, MP, sindicato etc o presidente do TRT em sutiação excepcional (art. 898 da CLT) UF – contra decisão normativa que preveja índice superior ao autorizado por política salarial (jurássico) Terceiro Prejudicado: arts. 499, parag. 1º, 501 e 502 do CPC INSS Interesse ou Lesividade – quem pode recorrer? binômio necessidade/utilidade. Capacidade – deve ser verificada pois pode ser perdida no curso do processo

3. Pressupostos Objetivos Cabimento: Adequação e Recorribilidade A decisão deve ser sujeita a revisão por recurso O recurso errado pode ser processado e julgado como o recurso cabível, com base no princípio da fungibilidade Regularidade Formal do Ato Assinatura sob pena de inexistência do ato (OJ 120) Informações e peças obrogatórias

3. Pressupostos Objetivos Preparo Custas Judiciais – devem ser pagas até findo o prazo de recurso, sob pena de deserção. As custas são fixadas pela sentença (2% do valor da causa) Depósito Recursal – para coibir recursos protelatórios e f´rivolos e garantir a execução do julgado (tem o caráter de caução) Afronta ao duplo grau? Há valores “teto” definidos pelo TST para casos de condenações superiores a esses tetos. Caso o contrário, prevalece o valor definido para cálculo das custas (art. 899, parag. 2 da CLT) Não é requisito na sentença declaratório ou constitutiva (Sumula 161) Deve ser complementado em cada recurso até o teto ( Sumula 128 e OJ 139)

3. Pressupostos Objetivos Tempestividade O prazo geral de recursos na JT é de OITO (8) DIAS Excepcionalmente será de 5 dias (Correicional, Agravo Regimental, Embargos de Declaração) Representação – O advogado subscritor tem que ter mandato nos autos 4. Juízo de Admissibiildade dos Recursos O juízo de admissibildade é exercido em dois momentos por dois juízes distintos: o juízo a quo e ad quem. O primeiro exame pelo juízo que proferiu a decisão recorrida não vincula o juízo ad quem

5. Recursos em Espécie Recurso Ordinário recurso que visa a revisão de sentença de primeiro grau, com análise das provas produzidas (equivale ao recurso de apelação no processo civil) É cabível contra decisões finais de primeiro grau Questões de Fato Supervenientes – Art. 303 do CPC Art. 517 do CPC Juntada de Documentos – Sumula 8 Se admitida, contraditório deve ser respeitado (arts. 398 e 390 a 393 do CPC)

5. Recursos em Espécie Processamento do RO Juízo de admissibilidade 1ª. Instância – admite e manda processar ou inadmite - pode ser objeto de agravo de instrumento. No tribunal, o processo é recebido, autuado, distribuído para uma das Turmas do Tribunal e a um Relator nessa Turma Em seguida são encaminhados à Procuradoria Geral do Trabalho para parecer e retornam ao Relator O Relator pode propor que a matéria, por sua relevância, seja examinada diretamente por órgão colegiado do tribunal Pode dar provimento ou negar seguimento ao Recurso de plano (Art. 557 do CPC) Analisar o recurso e enviá-lo em seguida para o revisor para que seja colocado em pauta

5. Recursos em Espécie Processamento do RO O Julgamento: Relator relata Partes sustentam Demais julgadores votam – revisor Pode haver pedido de vistas e pode haver mudança dos votos proferidos até que encerrado o julgamento O relator redige o acórdão, a não ser que vencido, quando o voto condutor da decisão define o relator designado para redigir o acórdão. Publica-se primeiro o resultado do julgamento e depois o acórdão. Os prazos só contam da segunda publicação.

5. Recursos em Espécie Agravo de Instrumento Instrumento serve apenas para destrancar recurso não admitido Prazo de 8 dias Não há AI contra decisões interlocutórias O AI é formado com peças obrigatórias e deve possibilitar o julgamento imediato do recurso trancado Juiz prolator do despacho agravado pode sempre exercer o juízo de retratação. Efeitos do AI são apenas o devolutivo

5. Recursos em Espécie Recurso de Revista Recurso dirigido ao TST, contra decisão dos TRTs, com admissibilidade limitada. Equivale ao Recurso Especial no processo civil Violação literal de lei ou da CF ou divergência jurisprudencial , com decisão de outro TRT ou do TST; com decisão da SDI do TST; ou contrária a Sumula do TST Não cabe para o reexame de provas e fatos (Sumula 126) Necessário o prequestionamento Medidas Cautelares para Efeito Suspensivo Depende da prova de fumus boni iuris e periculum in mora Cautelares atípicas ou inominadas, ajuizadas incidentamente ao processo principal para dar efeitos suspensivo a recurso que não o tem.