Floriano de Azevedo Marques Neto1 LEI Nº 11.445 / 2007 PRINCIPAIS ASPECTOS REGULATÓRIOS SEMINÁRIO SANEAMENTO BÁSICO FIESP SÃO PAULO, 01 DE MARÇO DE 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Advertisements

Revisão Tarifária Periódica de Distribuidoras de Eletricidade e
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
REUNIÕES TÉCNICAS DE SANEAMENTO Ações Regulatórias da AGERGS em 2010.
AGÊNCIA ESTADUAL DE REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO RIO GRANDE DO SUL AGERGS 01 de dezembro de 2010.
5/ Novembro / 2008 Agencia Regulatória de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo Hugo de Oliveira.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
III Seminário Técnico de Planejamento e Mobilidade Urbana
Floriano de Azevedo Marques Neto
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
PLANEJAMENTO E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO.
REGULAÇÃO, INFRAESTRUTURA E O FUTURO DO PAÍS PAINEL: REGULAÇÃO DE INDÚSTRIAS DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL ZEVI KANN REALIZAÇÃO FGV CERI Rio de Janeiro,
A REGÊNCIA DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA ANEEL
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM X MARCHA A BRASILIA DE DEFESA DOS MUNICÍPIOS Principais aspectos.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Consórcio Público – Licenciamento ambiental
Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico
SEMINÁRIO – SANEAMENTO BÁSICO Lei nº /07. GESTÃO ASSOCIADA E CONTROLE SOCIAL ANA PAULA MORAES SATCHEKI Assessora da Diretoria Executiva e.mail:
A EFICIÊNCIA NA GESTÃO Regulação, Fiscalização e Cooperação Técnica POLÍTICA DE SANEAMENTO - DESAFIO DO PLANEJAMENTO ITUIUTABA/MG MAR Ç O DE 2013 Marcos.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Newton de Lima Azevedo São Paulo, 02/03/07 WORKOUT ENERGY BUSINESS.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
CRIAÇÃO Lei Estadual de janeiro de 1997 autarquia com autonomia financeira, funcional e administrativa.
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
MPS - Ministério da Previdência Social
Cadastro de Regularidade de Transferências Estaduais (CRT)
A Questão da Titularidade nas Regiões Metropolitanas Hugo Sergio de Oliveira Diretor ARSESP/ABAR.
Instituições de Direito Público e Privado
Prefeitura Municipal de Erechim
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Hélio Carneiro Fernandes
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Mudança no Regime Fiscal: Proposta para discussão Bernard Appy dezembro de 2013.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
A Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico JUIZ DE FORA NOVEMBRO
MINICURSO LEGISLAÇÃO ESTADUAL APLICADA À DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
5º Encontro de Inovação Cesan A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO E OS DESAFIOS PARA O SETOR WALDER SURIANI SUPERINTENDENTE DA AESBE Vitória, Julho.
1 / 18 A Experiência das Agências Reguladoras na Regulamentação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico no Brasil. Alexandre Caetano da Silva Coordenador.
O Papel das Agências Reguladoras Perante os Planos Municipais de Saneamento Básico Desatualizados.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
Prof Antonio Carlos A. Lobão Poços de Caldas, 27 de maio de 2015.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília.
CISPAR Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná ORCISPAR Ente Regulador do CISPAR.
CONSÓRCIOS PÚBLICOS COMO INSTÂNCIAS DE REGULAÇÃO EM SANEAMENTO: AGIR Autores: Vanessa Fernanda Schmitt Ana Claudia Hafemann André Domingos Goetzinger.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
As atividades de Regulação e a Universalização do Saneamento Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e do Uso Racional da Água da.
Prof. Antonio Carlos A. Lobão. Entidade Reguladora (Decreto 7.217) Art. 31. As atividades administrativas de regulação, inclusive organização, e de fiscalização.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
AGÊNCIA REGULADORA NOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO: UMA VISÃO DA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO Autor : Caio Barbosa de Carulice (1) Agente Técnico da Agência.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Floriano de Azevedo Marques Neto1 LEI Nº / 2007 PRINCIPAIS ASPECTOS REGULATÓRIOS SEMINÁRIO SANEAMENTO BÁSICO FIESP SÃO PAULO, 01 DE MARÇO DE 2007

Floriano de Azevedo Marques Neto2 LEI NACIONAL DE SANEAMENTO ( LEI Nº / 2007 )   DISCUTIR OS ASPECTOS REGULATÓRIOS ENVOLVE TRATAR DOS MARCOS REGULATÓRIOS CONTIDOS NA LEI   A LEI Nº / 2007 SURGE DO CONSENSO POSSÍVEL NUM SETOR :   CARENTE DE REGULAÇÃO HÁ MAIS DE UMA DÉCADA   MARCADO POR INDEFINIÇÕES CONSTITUCIONAIS IMPORTANTES ● ● LEI NÃO DEFINE TITULARIDADES ● ● STF DEVERÁ DECIDIR EM BREVE   PONTUADO POR SITUAÇÕES DE FATO QUE CONTAMINAM A DISCUSSÃO

Floriano de Azevedo Marques Neto3 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO SE ESTRUTURA SOBRE CINCO VETORES REGULATÓRIOS :   PLANEJAMENTO   REGULAÇÃO INDEPENDENTE   TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE ECONÔMICAS   COOPERAÇÃO FEDERATIVA   CONTROLE SOCIAL TENTAREI DESTACAR OS PRINCIPAIS ASPECTOS DE CADA UM DESTES VETORES

Floriano de Azevedo Marques Neto4 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO OBRIGATORIEDADE DA ORGANIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS SE DESENVOLVER EM CONFORMIDADE COM PRESSUPOSTOS E METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS   O PLANEJAMENTO E UNIVERSALIZAÇÃO SÃO INDISSOCIÁVEIS  ARTIGO 19:  ARTIGO 19 :OBRIGATORIEDADE DE PRESTAÇÃO BASEADA EM PLANO   CONTEÚDO MÍNIMO ● ● BASE EM INDICADORES CONFIÁVEIS ● ● OBJETIVOS E METAS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZOS PARA UNIVERSALIZAÇÃO GRADUAL ● ● COMPATIBILIDADE COM PLANOS GERAIS E SUSTENTABILIDADE DE FONTES ● ● MECANISMOS DE AVALIAÇÃO ● ● SOLUÇÕES EMERGENCIAIS E CONTINGENCIAIS

Floriano de Azevedo Marques Neto5 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO COMPETÊNCIA PARA EDIÇÃO DO PLANO  ARTIGO 19, § 1º:  ARTIGO 19, § 1º: PLANO DEVE SER ELABORADO PELO TITULAR DOS SERVIÇOS PROBLEMA : PROBLEMA :PODERÁ HAVER PLANOS ESTADUAIS DE SANEAMENTO ? ● ● NOS TERMOS DO ARTIGO 23, IV, NÃO SE PODE NEGAR ESSA ATRIBUIÇÃO, SEM IMPLICAR TITULARIDADE ● ● A UNIÃO TAMBÉM PODE ( CF. ARTIGO 52, I – PLANO NACIONAL DE SANEAMENTO BÁSICO ) ● ● À LUZ DA LEI É IMPORTANTE UM PLANO ESTADUAL PARA ORDENAR OS ESFORÇOS ESTADUAIS SOLUÇÃO : SOLUÇÃO :INTERPRETAÇÃO CONFORME DO ARTIGO 19, § 1º O QUE O DISPOSITIVO VEDA É A ELABORAÇÃO DO PLANO PELO PRÓPRIO PRESTADOR, QUE SÓ PODE SUBSIDIÁ-LO

Floriano de Azevedo Marques Neto6 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO ABRANGÊNCIA DO PLANO  ARTIGO 19, § 8º:  ARTIGO 19, § 8º: PLANO DEVE ENGLOBAR INTEGRALMENTE O TERRITÓRIO DO ENTE QUE O ELABOROU PROBLEMA : PROBLEMA :GRAU DE VINCULAÇÃO DO TITULAR AOS PLANOS EDITADOS POR OUTROS ENTES ● ● O EQUÍVOCO DO VETO AO ARTIGO 20 ARTIGO 20. “ARTIGO 20. AS DISPOSIÇÕES DOS PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO SÃO DETERMINANTES PARA O PODER PÚBLICO QUE OS EDITOU E SÃO REFERÊNCIA PARA OS RESPECTIVOS PRESTADORES DOS SERVIÇOS, NA FORMA DAS NORMAS LEGAIS, REGULAMENTARES E CONTRATUAIS APLICÁVEIS. ” SOLUÇÃO : SOLUÇÃO :APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO ARTIGO 174 DA CF

Floriano de Azevedo Marques Neto7 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO PLANEJAMENTO   PLANO DE SANEAMENTO EDITADO PELO TITULAR É A CONDIÇÃO DE VALIDADE DOS CONTRATOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ( ARTIGO 11, I )   PLANOS DE INVESTIMENTO ( CONTRATUALIZADOS ) DEVEM SER COMPATÍVEIS COM O PLANO DE SANEAMENTO ( ARTIGO 11, § 1º )   QUANDO HOUVER PRESTAÇÃO REGIONALIZADA, ELA DEVERÁ SER ADERENTE AO PLANEJAMENTO ( ARTIGO 14, III ) EDITADO PELOS TITULARES ( ARTIGO 19, § 1º )

Floriano de Azevedo Marques Neto8 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO INDEPENDENTE   A LEI Nº / 2007 PÕE COMO PRESSUPOSTO – SEPARAÇÃO ENTRE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E SUA REGULAÇÃO  ARTIGO 11, III :  ARTIGO 11, III : CONTRATO DEVE INDICAR A ENTIDADE DE REGULAÇÃO E FISCALIZAÇÃO   REGULAÇÃO OBEDECERÁ PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DECISÓRIA   VEDAÇÃO DE QUE O CONTRATO INTERDITE A REGULAÇÃO ( ARTIGO 11, § 3º ) O QUE PRESSUPÕE SEPARAÇÃO DE ENTIDADES

Floriano de Azevedo Marques Neto9 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO INDEPENDENTE COMPETÊNCIAS NORMATIVAS OBRIGATÓRIAS ( ARTIGO 23 )   PADRÕES E INDICADORES DE QUALIDADE   REQUISITOS OPERACIONAIS E DE MANUTENÇÃO   METAS DE EXPANSÃO E QUALIDADE   REGIME, ESTRUTURA E NÍVEIS TARIFÁRIOS   SUBSÍDIOS TARIFÁRIOS E NÃO TARIFÁRIOS   PRAZOS E PROCEDIMENTOS DE REAJUSTE E REVISÃO   CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO E FATURAMENTO   AFERIÇÃO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA   REGRAS PARA GRANDES CONSUMIDORES ( ARTIGO 41 )   CRITÉRIOS PARA INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS ( ARTIGO 40), CONTINGENCIAMENTO E RACIONAMENTO

Floriano de Azevedo Marques Neto10 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO A REGULAÇÃO DA “ INTERCONEXÃO DE SERVIÇOS ”   A IMPORTÂNCIA DA DESAGREGAÇÃO DA CADEIA   ARTIGO 12 : REGULAÇÃO POR CONTRATO   ARTIGO 12 : UNICIDADE DE REGULADOR   A REGULAÇÃO DA “ INTERCONEXÃO ” ( ARTIGO 12, § 1º )   NORMAS TÉCNICAS DE QUALIDADE, QUANTIDADE E REGULARIDADE ( ARTIGO 12, § 1º, I )   NORMAS ECONÔMICAS : TARIFAS, SUBSÍDIOS E SEGREGAÇÃO DE PAGAMENTO ( ARTIGO 12, § 1º, II )   GARANTIA DE PAGAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA ( ARTIGO 12, § 1º, III )   SEGREGAÇÃO NA CONTA ( ARTIGO 12, § 3º )   RISCOS DE INADIMPLÊNCIA DOS USUÁRIOS ( ARTIGO 12, § 1º, IV )   SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS ( ARTIGO 12, § 1º, V )   AGÊNCIA DEVERÁ ESTABELECER PARÂMETROS MÍNIMOS PARA O “ CONTRATO DE INTERCONEXÃO ” ( ARTIGO 12, § 2º )

Floriano de Azevedo Marques Neto11 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO REGULAÇÃO TARIFÁRIA   COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA ( ARTIGO 23, IV )   VETO AO ARTIGO 32   POSSIBILIDADE DE SUBSÍDIOS TARIFÁRIOS E NÃO TARIFÁRIOS ( ARTIGO 29, § 2º )   REAJUSTES ANUAIS ( ARTIGO 37 )   REVISÃO ORDINÁRIA ( PERIÓDICO ) OU EXTRAORDINÁRIA ( IMPREVISÃO ) ( ARTIGO 38 )   DEVER DE TRANSPARÊNCIA TARIFÁRIA ( ARTIGO 39 )

Floriano de Azevedo Marques Neto12 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA REGULAÇÃO DELEGAÇÃO DA ATIVIDADE REGULATÓRIA E REGRA GERAL ( ARTIGO 8º )   POSSIBILIDADE DE DELEGAÇÃO NA PRESTAÇÃO REGIONALIZADA ( ARTIGO 15 )   ENTRE ENTES FEDERADOS ( CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO )   PARA CONSÓRCIO PÚBLICO INTEGRADO PELO TITULAR   POSSIBILIDADE DE DELEGAÇÃO GERAL INDEPENDENTE DE PRESTAÇÃO REGIONALIZADA, DENTRO DO MESMO ESTADO ( ARTIGO 23, § 1º )   A NECESSIDADE DO REGULADOR DELEGADO NÃO COINCIDIR COM O PRESTADOR DO SERVIÇO   A NECESSIDADE DE PREVISÃO DO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIAS REGULATÓRIAS NA LEI DO ÓRGÃO REGULATÓRIO   REGULAÇÃO DELEGADA E PLANEJAMENTO ( ARTIGO 19, § 1º )

Floriano de Azevedo Marques Neto13 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE   A LEI PREVÊ VÁRIOS DISPOSITIVOS PARA TORNAR TRANSPARENTES AS CONDIÇÕES DA PRESTAÇÃO   PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA ( ARTIGO 2º, IX )   DEVER DE INFORMAÇÃO PLENA DE TODOS OS DADOS AO REGULADOR ( ARTIGO 25 )   SISTEMAS CONTÁBEIS SEPARADOS ( ARTIGO 12, V ) PARA PRESTADORES DE VÁRIOS MUNICÍPIOS   REGULAÇÃO TARIFÁRIA ( ARTIGO 23, IV ), PLANOS DE CONTAS ( ARTIGO 23, VIII ) E SUBSÍDIOS ( ARTIGO 23, IX )   PUBLICIDADE DE TUDO QUE SE REFIRA À REGULAÇÃO ( ARTIGO 26 )   AUDITAGEM E CERTIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS ( ARTIGO 42, § 2º )   REGRA GERAL É A DA SUSTENTABILIDADE ECÔNOMICO-FINANCEIRA ( ARTIGO 29 )

Floriano de Azevedo Marques Neto14 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DA COOPERAÇÃO A LEI TENTA SUPERAR A DISPUTA DE TITULARIDADE COM INTRODUÇÃO DE MECANISMOS DE COOPERAÇÃO FEDERATIVA   LEI NÃO ADENTRA NA DEFINIÇÃO DE TITULARIDADE   PREVÊ A GESTÃO ASSOCIADA ( ARTIGO 3º, II ) E A PRESTAÇÃO REGIONALIZADA ( ARTIGO 3º, VI ) COMO PRESSUPOSTOS   CONTEMPLA A REGRA GERAL DE DELEGAÇÃO DA REGULAÇÃO E DA PRESTAÇÃO ( ARTIGO 8º ), SÓ EXIGINDO CONTRATO ( ARTIGO 10 )   COOPERAÇÃO TÉCNICA NO PLANEJAMENTO ( ARTIGO 15, PARÁGRAFO ÚNICO )

Floriano de Azevedo Marques Neto15 A LEI NACIONAL DE SANEAMENTO VETOR DO CONTROLE SOCIAL A LEI PREVÊ VÁRIOS MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO   CONTROLE SOCIAL É PRINCÍPIO GERAL ( ARTIGO 2º, X )   ACESSO DOS USUÁRIOS ÀS INFORMAÇÕES E DIREITOS ( ARTIGO 27 )   MECANISMOS DE CONTROLE DOS NÍVEIS DE SERVIÇOS ( ARTIGO 23, I, III, VIII )   COMUNICAÇÃO OBRIGATÓRIA AOS USUÁRIOS RECLAMANTES ( ARTIGO 23, § 2º )   PUBLICIDADE E TRANSPARÊNCIA ( ARTIGO 21, II E ARTIGO 26 ) O CONTROLE SOCIAL PREVÊ A EXISTÊNCIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS DE CARÁTER CONSULTIVO, COM REPRESENTAÇÃO MÚLTIPLA ( ARTIGO 47 )