Quem são nossos clientes? Para o cliente, o que agrega valor?

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Transcrição da apresentação:

2. Criando Valor e Satisfação para o Cliente Marketing em Design Profª Ms. Angela Maria Ramos

Quem são nossos clientes? Para o cliente, o que agrega valor? Questões importantes! Quem são nossos clientes? Para o cliente, o que agrega valor? O que ele espera obter com nosso produto/serviço? O que compra, como compra, e em que momento? Que problemas o cliente enfrenta?

Serviço, diferencial de qualidade! Entender o cliente, sua essência e suas expectativas. Faça perguntas abertas, ouça o cliente e comunique- se ativamente. Não venda, atenda de forma personalizada. Assessore o cliente na resolução dos problemas. Mantenha relacionamento contínuo, esteja disponível e pronto para atendê-lo.

Como obter diferencial de qualidade? Custo total x Custo pontual Velocidade de entrega Flexibilidade Pontualidade e confiabilidade Serviço pós-venda Marketing de Relacionamento

Indústria  Grandes corporações  Competição local O passado... Indústria  Grandes corporações  Competição local  Ênfase na produtividade  Empirismo

O passado... Comércio  do artesanato para pequenos negócios  concorrência local  Ênfase na comunicação e simpatia

Indústrias e fusões globais e multiculturais O presente... Indústrias e fusões globais e multiculturais Dinheiro e economias voláteis Competição acirrada nas indústrias e comércios Redes de informação

Ênfase em custos totais Qualidade dos produtos/serviços equivalentes O cenário hoje! Escassez de dinheiro Ênfase em custos totais Qualidade dos produtos/serviços equivalentes Preços homogêneos Inovação constante O cliente diplomado