EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão Prof. Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
ORIGEM DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: 1909 -1988 médico e epidemiologista britânico (1972- livro apontando a necessidade de pesquisas sobre a efetividade das intervenções em saúde)
1980/Universidade McMaster/Canadá; a partir de 1990/Sistema Nacional de Saúde/ Reino Unido; 1992/Inglaterra/ Colaboração Cochrane; Brasil/medicina/enfermagem.
CONCEITOS GERAIS
PBE é uma abordagem de solução de problema para a tomada de decisão que incorpora a busca da melhor e mais recente evidência, competência clínica do profissional e os valores e preferências do paciente dentro do contexto da saúde (MELNYK, 2003).
PBE é a combinação da experiência individual, clínica ou profissional com a melhor evidência externa disponível para gerar uma prática com resultados positivos para o cliente ou paciente (THE JOANNA BRIGGS INSTITUTE, 2004).
Enfermagem baseada em evidências (EBE) é a integração da melhor evidência disponível, da competência do enfermeiro e dos valores e preferências dos indivíduos, famílias e comunidades atendidos por esse profissional (SIGMA THETA TAU, 2004).
A EBE envolve a explícita e criteriosa tomada de decisão sobre a assistência a saúde para indivíduos ou grupo de pacientes baseada no consenso da mais relevante evidência oriunda de teoria, de pesquisa e de informações de bases de dados para responder as preferências do cliente e expectativas sociais (DRIEVER, 2002).
PBE - processo de cinco etapas formulação da questão clínica no formato que proporcionará a melhor e mais relevante evidência; busca da melhor e mais relevante evidência para responder a questão clínica, incluindo primeiro a busca de revisões sistemáticas/meta-análises ou diretrizes clínicas; avaliação crítica da evidência em relação a validade, relevância e aplicabilidade;
integração da evidência com a competência clínica do profissional, avaliação das condições do paciente e dos recursos de saúde disponíveis junto com os valores e as preferências do paciente para a implementação da decisão clínica; avaliação da mudança resultante da implementação da evidência na prática (MELNYK; FINEOUT- OVERHOLT, 2005).
Qual é o sistema de aquecimento cutâneo mais efetivo para a prevenção de hipotermia do paciente submetido a cirurgia de transplante de fígado no intra-operatório? Palavras-chave: hypothermia, intraoperative period,warming systems,liver transplantation
liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274 1.528 624 57.322 liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274 hypothermia/liver transplantation 81.582 1 hypothermia/warming systems/liver transplantation 88.347 5 hypothermia/ intraoperative period /liver transplantation CINAHL LILACS MEDLINE
Janicki PK et al. Water warming garment versus forced air warming system in prevention of intraoperative hypothermia during liver transplantation: a randomized controlled trial BMC Anesthesiology, v. 2, p. 1-5, 2002. Objetivo: comparar dois sistemas de aquecimento (sistema de ar forçado aquecido e o sistema de circulação de água aquecida) Delineamento da pesquisa: ensaio clínico randomizado controlado.
grupo controle: pacientes foram aquecidos com o sistema de ar forçado aquecido grupo experimental: pacientes foram aquecidos com o sistema de circulação de água aquecida Anestesia geral O sistema de circulação de água aquecida foi mais efetivo na manutenção da normotermia do paciente.
Importância da PBE: melhorar a qualidade do cuidado prestado ao paciente e intensificar o julgamento clínico; os profissionais de saúde devem saber como obter, interpretar e integrar as evidências oriundas de pesquisas com os dados do paciente e as observações clínicas (ROSSWURM & LARRABEE,1999).
HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS Nível - 1 Nível - 2 Nível - 3 Nível - 4 Nível - 5
A qualidade da evidência é um aspecto crucial na PBE; o profissional de saúde deve ser capaz de fazer julgamentos reconhecendo o bom e o ruim; saber a força e fraquezas para poder generalizar a evidência; avaliar e utilizá-la criticamente, não tomá-la com absoluta confiança (HUMPHRIS, 1999).
Na literatura encontramos sistemas de classificação de evidências: nível 1, as evidências são provenientes de revisão sistemática ou meta-análise de todos relevantes ensaios clínicos randomizados controlados ou oriundas de diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados controlados; nível 2, evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico randomizado controlado bem delineado;
nível 3, evidências obtidas de ensaios clínicos bem delineados sem randomização; nível 4, evidências provenientes de estudos de coorte e de caso-controle bem delineados; nível 5, evidências originárias de revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos;
nível 6, evidências derivadas de um único estudo descritivo ou qualitativo; nível 7, evidências oriundas de opinião de autoridades e/ou relatório de comitês de especialistas (MELNYK; FINEOUT-OVERHOLT,2005).
A BUSCA DA MELHOR EVIDÊNCIA DISPONÍVEL EVIDÊNCIAS
Livros Periódicos Bases de dados:MEDLINE,CINAHL,LILACS e EMBASE Fontes específicas:Evidence-Based Nursing, Evidence-Based Medicine e Cochrane Library
Internet Centro Cochrane do Brasil http://www.centrocochranedobrasil.org.br Netting the evidence ( Reino Unido) http://www.sheffield.ac.uk/~scharr/ir/netting The Joanna Briggs Institute for Evidence Based Nursing and Midwifery (Austrália) http://www.joannabriggs.edu.au Evidence Based Nursing http://www.evidencebasednursing.com/
ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA ENFERMAGEM
desenvolver a habilidade de leitura de artigos e promover reuniões para discussão; participação em eventos onde pesquisas são apresentadas e discutidas; inserção em projetos de pesquisa; programas educativos;
a organização fornecer o acesso a diferentes fontes de informação; outra estratégia consiste na contratação de profissionais/pesquisadores pela organização para auxiliar os enfermeiros no desenvolvimento e utilização de pesquisas; criação ou reformulação de comitês de pesquisa; elaboração de boletins informativos ou pôster que divulguem artigos de pesquisa e a programação sistemática de eventos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS A PBE é uma abordagem que envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis (pesquisas), implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos (GALVÃO, 2002).
A competência clínica do enfermeiro e as preferências do cliente são aspectos incorporados também nesta abordagem, para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde (GALVÃO, 2002).
Acreditamos que a utilização da PBE na enfermagem proporcionaria a implantação de intervenções efetivas direcionadas para as necessidades do paciente, família e comunidade acarretando a melhoria da qualidade da assistência prestada nos diversos níveis de atenção.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DRIEVER,M.J. Are evidence-based practice and best practice the same? Wester Journal of Nursing Research, v.24, n.5, p.591-597, 2002. GALVÃO,C. M. A prática baseada em evidências: uma contribuição para a melhoria da assistência de enfermagem perioperatória. Ribeirão Preto, 2002. 114p. Tese (livre- docência) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.
HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S. ; COLLINSON, G HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S.; COLLINSON, G. Achieving evidence-based practice: a handbook for practitioners. London: Baillière Tindall, 1999. chap.2, p. 13-40. MELNYK, B.M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare.A guide to best practice.Philadelphia:Lippincott Williams & Wilkins, 2005. MELNYK, B.M. Finding and appraising systematic reviews of clinical interventions: critical skills for evidence-based practice. Pediatric Nursing, v.29, n.2, p.147-149, 2003.
SIGMA THETA TAU International position statement on Evidence Based Nursing. Available at:http://www.nursingsociety.org/research/main.html ROSSWURM, M.A.; LARRABEE, J.H. A model for change to evidence-based practice. IMAGE: Journal of Nursing Scholarship, v. 31, n. 4, p. 317-322, 1999. The Joanna Briggs Institute. Promoting and supporting best practice. Available at: http://www.joannabrigss.edu/au/about/history.php
OBRIGADA