EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa Baseada em Evidência
Advertisements

A PRÁTICA BASEADA EM EVIDENCIAS CONCEITO DE EVIDÊNCIA HISTÓRICO DA METODOLOGIA DA PRÁTICA BASEADA EM EIDÊNCIAS CONCEITO DE PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS.
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Flávia Tavares Silva Elias
Força de Evidência Científica e Grau de recomendação
A GESTÃO DA CLÍNICA EUGÊNIO VILAÇA MENDES.
Vera Lúcia Regina Maria
Processo de Enfermagem Ensino
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Cirurgia Baseada na evidência. the conscientious, explicit, and judicious use of current best evidence in making decisions about the care of individual.
Medicina baseada em evidências
A GESTÃO DOS SISTEMAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO SÉCULO XXI
DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS BASEADOS EM EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
Medicina Baseada em Evidências O que é isso?
The Cochrane Library Uma fonte de soluções para os problemas clínicos do dia-a-dia.
Medicina Baseada em Evidências Oficina de Busca
Introdução à busca de artigos científicos Núcleo de Apoio Interdisciplinar Pedagógico NAIPE Setembro 2009.
Evidências.com 1/31 Projeto de Pesquisa: contexto.
Como acessar a Biblioteca Cochrane para busca das melhores evidências para prática médica
Estudos de Desfechos Centrados no Paciente Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde? Charles Viana Cachoeira.
ESF Integralidade da assistência
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
Enfa. Lydia Vieira Freitas
PADRONIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA MÉDICA
Análise de decisão multicritério (MCDA)
Objetivos Apresentar as fases e as vantagens da utilização da metodologia científica; Apresentar as noções de revisão sistemática da literatura e as.
Antonio Garcia Reis Junior
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Por que este curso? Everardo de Carvalho PUCCAMP.
Auditoria em Serviços de Saúde
Polo de Segurança de Rio Preto
Terapêutica medicamentosa. Revisão Sistemática  As revisões sistemáticas sintetizam informação de uma pesquisa primária existente.  Revisões bem conseguidas.
Planejamento do Processo de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Resumo – principais tipos de estudo
CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE
QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
sistemas de informação
CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA REDE Informação Para Sensibilização
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Epidemiologia Analítica
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
PESQUISA CLÍNICA E PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA-PBE
Facilitadora: Ms. Priscila de Souza Aquino
Auditoria em Serviços de Saúde
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ A Pesquisa Prof. Dra. Lucimare Ferraz.
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
O que acontece com o artigo depois de enviado? Triagem pelo editor – pode ser devolvido rapidamente Se adequado – enviado para revisão por pares (2–4)
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Saúde Baseada em Evidências Edina Mariko Koga da Silva
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015 Nereu Henrique Mansano OFICINA DE CONSENSO: COMO FAZER O MONITORAMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO A PARTIR.
Níveis de Evidência Científica
Programa de Pós-Graduação em Medicina (Ciências Cirúrgicas) Coordenador: Prof. Dr. Alberto Schanaider.
REVISÃO DA LITERATURA: ATUALIDADES. Há atualmente diferentes aplicações das revisões da literatura no âmbito da Enfermagem:  Com vistas a subsidiar o.
Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo Evidências em Saúde Deborah Delage 01/10/2015.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
1 Nursing care planning and the Brazilian Health System - an overview A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Sistema Único de Saúde (SUS)
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
A Questão da Promoção da Saúde Prof. Samuel Pontes Enfermeiro ACPE-UNIPLAN 1º Semestre
Transcrição da apresentação:

EVIDÊNCIAS PRÁTICA BASEADA EM Cristina Maria Galvão Prof. Associado do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

ORIGEM DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS: 1909 -1988 médico e epidemiologista britânico (1972- livro apontando a necessidade de pesquisas sobre a efetividade das intervenções em saúde)

1980/Universidade McMaster/Canadá; a partir de 1990/Sistema Nacional de Saúde/ Reino Unido; 1992/Inglaterra/ Colaboração Cochrane; Brasil/medicina/enfermagem.

CONCEITOS GERAIS

PBE é uma abordagem de solução de problema para a tomada de decisão que incorpora a busca da melhor e mais recente evidência, competência clínica do profissional e os valores e preferências do paciente dentro do contexto da saúde (MELNYK, 2003).

PBE é a combinação da experiência individual, clínica ou profissional com a melhor evidência externa disponível para gerar uma prática com resultados positivos para o cliente ou paciente (THE JOANNA BRIGGS INSTITUTE, 2004).

Enfermagem baseada em evidências (EBE) é a integração da melhor evidência disponível, da competência do enfermeiro e dos valores e preferências dos indivíduos, famílias e comunidades atendidos por esse profissional (SIGMA THETA TAU, 2004).

A EBE envolve a explícita e criteriosa tomada de decisão sobre a assistência a saúde para indivíduos ou grupo de pacientes baseada no consenso da mais relevante evidência oriunda de teoria, de pesquisa e de informações de bases de dados para responder as preferências do cliente e expectativas sociais (DRIEVER, 2002).

PBE - processo de cinco etapas formulação da questão clínica no formato que proporcionará a melhor e mais relevante evidência; busca da melhor e mais relevante evidência para responder a questão clínica, incluindo primeiro a busca de revisões sistemáticas/meta-análises ou diretrizes clínicas; avaliação crítica da evidência em relação a validade, relevância e aplicabilidade;

integração da evidência com a competência clínica do profissional, avaliação das condições do paciente e dos recursos de saúde disponíveis junto com os valores e as preferências do paciente para a implementação da decisão clínica; avaliação da mudança resultante da implementação da evidência na prática (MELNYK; FINEOUT- OVERHOLT, 2005).

Qual é o sistema de aquecimento cutâneo mais efetivo para a prevenção de hipotermia do paciente submetido a cirurgia de transplante de fígado no intra-operatório? Palavras-chave: hypothermia, intraoperative period,warming systems,liver transplantation

liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274 1.528 624 57.322 liver transplantation 2.286 498 31.491 hypothermia 4 2 274 hypothermia/liver transplantation 81.582 1 hypothermia/warming systems/liver transplantation 88.347 5 hypothermia/ intraoperative period /liver transplantation CINAHL LILACS MEDLINE

Janicki PK et al. Water warming garment versus forced air warming system in prevention of intraoperative hypothermia during liver transplantation: a randomized controlled trial BMC Anesthesiology, v. 2, p. 1-5, 2002. Objetivo: comparar dois sistemas de aquecimento (sistema de ar forçado aquecido e o sistema de circulação de água aquecida) Delineamento da pesquisa: ensaio clínico randomizado controlado.

grupo controle: pacientes foram aquecidos com o sistema de ar forçado aquecido grupo experimental: pacientes foram aquecidos com o sistema de circulação de água aquecida Anestesia geral O sistema de circulação de água aquecida foi mais efetivo na manutenção da normotermia do paciente.

Importância da PBE: melhorar a qualidade do cuidado prestado ao paciente e intensificar o julgamento clínico; os profissionais de saúde devem saber como obter, interpretar e integrar as evidências oriundas de pesquisas com os dados do paciente e as observações clínicas (ROSSWURM & LARRABEE,1999).

HIERARQUIA DAS EVIDÊNCIAS Nível - 1 Nível - 2 Nível - 3 Nível - 4 Nível - 5

A qualidade da evidência é um aspecto crucial na PBE; o profissional de saúde deve ser capaz de fazer julgamentos reconhecendo o bom e o ruim; saber a força e fraquezas para poder generalizar a evidência; avaliar e utilizá-la criticamente, não tomá-la com absoluta confiança (HUMPHRIS, 1999).

Na literatura encontramos sistemas de classificação de evidências: nível 1, as evidências são provenientes de revisão sistemática ou meta-análise de todos relevantes ensaios clínicos randomizados controlados ou oriundas de diretrizes clínicas baseadas em revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados controlados; nível 2, evidências derivadas de pelo menos um ensaio clínico randomizado controlado bem delineado;

nível 3, evidências obtidas de ensaios clínicos bem delineados sem randomização; nível 4, evidências provenientes de estudos de coorte e de caso-controle bem delineados; nível 5, evidências originárias de revisão sistemática de estudos descritivos e qualitativos;

nível 6, evidências derivadas de um único estudo descritivo ou qualitativo; nível 7, evidências oriundas de opinião de autoridades e/ou relatório de comitês de especialistas (MELNYK; FINEOUT-OVERHOLT,2005).

A BUSCA DA MELHOR EVIDÊNCIA DISPONÍVEL EVIDÊNCIAS

Livros Periódicos Bases de dados:MEDLINE,CINAHL,LILACS e EMBASE Fontes específicas:Evidence-Based Nursing, Evidence-Based Medicine e Cochrane Library

Internet Centro Cochrane do Brasil http://www.centrocochranedobrasil.org.br Netting the evidence ( Reino Unido) http://www.sheffield.ac.uk/~scharr/ir/netting The Joanna Briggs Institute for Evidence Based Nursing and Midwifery (Austrália) http://www.joannabriggs.edu.au Evidence Based Nursing http://www.evidencebasednursing.com/

ESTRATÉGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA ENFERMAGEM

desenvolver a habilidade de leitura de artigos e promover reuniões para discussão; participação em eventos onde pesquisas são apresentadas e discutidas; inserção em projetos de pesquisa; programas educativos;

a organização fornecer o acesso a diferentes fontes de informação; outra estratégia consiste na contratação de profissionais/pesquisadores pela organização para auxiliar os enfermeiros no desenvolvimento e utilização de pesquisas; criação ou reformulação de comitês de pesquisa; elaboração de boletins informativos ou pôster que divulguem artigos de pesquisa e a programação sistemática de eventos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A PBE é uma abordagem que envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis (pesquisas), implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos (GALVÃO, 2002).

A competência clínica do enfermeiro e as preferências do cliente são aspectos incorporados também nesta abordagem, para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde (GALVÃO, 2002).

Acreditamos que a utilização da PBE na enfermagem proporcionaria a implantação de intervenções efetivas direcionadas para as necessidades do paciente, família e comunidade acarretando a melhoria da qualidade da assistência prestada nos diversos níveis de atenção.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DRIEVER,M.J. Are evidence-based practice and best practice the same? Wester Journal of Nursing Research, v.24, n.5, p.591-597, 2002. GALVÃO,C. M. A prática baseada em evidências: uma contribuição para a melhoria da assistência de enfermagem perioperatória. Ribeirão Preto, 2002. 114p. Tese (livre- docência) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S. ; COLLINSON, G HUMPRIS, D. Types of evidence. In: HAMER, S.; COLLINSON, G. Achieving evidence-based practice: a handbook for practitioners. London: Baillière Tindall, 1999. chap.2, p. 13-40. MELNYK, B.M.; FINEOUT-OVERHOLT, E. Evidence-based practice in nursing & healthcare.A guide to best practice.Philadelphia:Lippincott Williams & Wilkins, 2005. MELNYK, B.M. Finding and appraising systematic reviews of clinical interventions: critical skills for evidence-based practice. Pediatric Nursing, v.29, n.2, p.147-149, 2003.

SIGMA THETA TAU International position statement on Evidence Based Nursing. Available at:http://www.nursingsociety.org/research/main.html ROSSWURM, M.A.; LARRABEE, J.H. A model for change to evidence-based practice. IMAGE: Journal of Nursing Scholarship, v. 31, n. 4, p. 317-322, 1999. The Joanna Briggs Institute. Promoting and supporting best practice. Available at: http://www.joannabrigss.edu/au/about/history.php

OBRIGADA