Laboratório de Aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Laboratório de Aprendizagem Aprendizes da Ciência 4º Encontro de Formação 2013 Sejam bem vindos!!!

PROGRAMAÇÃO DE HOJE 1º Momento: Teoria: Pluralismo Metodológico – variabilidade de métodos para o Ensino de Ciências; Prática: Grupos de Trabalho – Status do Ensino de Ciências nas salas de aula; 2º Momento: Teoria: FCC&T – Diretrizes e abertura das inscrições; Prática: Grupos de Trabalho – trabalhos em andamento nas escolas / potencialidades e fragilidades de cada escola/demandas e necessidades daqui para a frente;

Paradigmas Pedagógicos Objetivista (ensino tradicional) Fundamentos: lógica da “doação” do saber; privilégio da audição em detrimento da fala; centrado no professor. Fragilidades Estratégias transmissivistas que não garantem entendimento dos processos de apreensão (aprendizagem, assimilação) do conhecimento científico. Construtivista (ensino inovador) Experimento, observação, (participação, interatividade; Troca, construção conjunta; centrado no aprendiz. Diferenças epistemológicas culturais; Professores não podem explicar o correto.

É questionável uma ação educacional baseada num único estilo didático, que só daria conta das necessidades de um tipo particular de aluno ou alunos e não de outros.

Padrões de Motivação dos Estudantes pelos modos de instrução da ciência Quatro padrões de motivação a preferência dos estudantes pelos modos de instrução da ciência: Os curiosos acham melhor aprender a partir de livros, por descoberta, e fazer mais atividades práticas; Os cumpridores de tarefas preferem um ensino didático convencional, com experimentos sustentados por instruções; Os sociais mostram maior afinidade por atividades em grupo; Os executores não têm identificação de qualquer das preferências anteriores, parecendo que qualquer estilo lhes é indiferente. Kempa & Martin-Diaz (1990a, 1990b)

Qual é seu padrão de motivação?

O Estudante e o seu Processo de Aprendizagem Sete Patamares 1) Rejeição Direta; 2) Indecisão; 3) Demanda Passiva; 4) Risco; 5) Aprendizagem Ativa; 6) Avanço; 7) Procura Ativa. Arruda, 2001

Como é seu processo de aprendizagem?

Estudantes variam em suas motivações e preferências, no que se refere ao estilo ou ao modo de aprender, e mesmo na sua relação com o conhecimento; Além das habilidades mentais específicas, ritmos de aprendizagem, nível de motivação e interesse para uma determinada disciplina, persistência dedicada a um problema, experiências vividas pelo grupo social a que pertencem; Esses fatores que podem vir a ser colocados numa sala de aula, certamente influenciam, entre outros, a qualidade e a profundidade da aprendizagem, como, também, a decisão do emprego da estratégia metodológica; Portanto, é questionável uma ação educacional baseada num único estilo didático, que só daria conta das necessidades de um tipo particular de aluno ou alunos e não de outros.

???? Pluralismo Metodológico anarquismo epistemológico - Feyerabend (1989); Oposição a um princípio único, absoluto e imutável de ordem; Não é uma oposição a tudo e a qualquer organização; Contra a instituição de um conjunto único, frio, restrito, de regras que se pretenda serem universalmente aceitas e principalmente válidas e verdadeiras para qualquer e toda situação de aluno, professor, sala de aula, faixa etária, escola, etnia cultural, lingüística, matéria, conceito, etc.

Construindo Caminhos

Construindo Caminhos Relação pedagógica: Pluralidade, interdisciplinaridade; Sujeito: alunos Objeto: conteúdos, proposições curriculares; Agente: professores; Relação de Ensino: mediação; Relação didática: estratégias.

Construindo Caminhos Relação didática: estratégias. Bases: Interdisciplinaridade; Conhecimento prévio, diagnóstico sócio-cultural; Como? (Metodologias) Trabalho em grupo; Problematização. Ex: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Analogias; Modelos; Aulas expositivas; Textos, poesias, músicas; Legendas; Dinâmicas; Vivências; Demonstrações; Oficinas; Jogos; Mapas mentais; Mapas de conceitos; Tecnologias; Personagens...

Qual (is) estratégias você utilizaria para seu aprendizado?

Grupos de Trabalho Feira Municipal: Status do Ensino de Ciências em cada sala de aula: Discussões: (tempo: 20 minutos) Neste primeiro semestre de 2013, eu promovi mudanças em minhas aulas? Ou minhas aulas já eram inovadoras? Ou sempre fiz isto de inovar? Quais estratégias tenho utilizado? O que deu certo? E o que deu errado? Pontos positivos e negativos. Feira Municipal: Quais os trabalhos que já estão em andamento nas escolas? Quais as potencialidades?

aprendizesdaciencia.wordpress.com;