Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Ética e Cidadania
Advertisements

Comissão de Educação dos Profissionais
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
CRITICAL LITERACY.
numa perspectiva inclusiva
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Eu e Minha Escola Abertura. Eu e Minha Escola Abertura.
A Escola e as Mudanças Sociais
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
A inclusão de alunos surdos nas escolas públicas de Passo Fundo
REDE DE ENSINO ESTADUAL
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ANGELA VALÉRIA ROSA VIANNA FAVA MARÍDIA LILIANE ANSONI FERREIRA
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Conferência Municipal de Educação
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Política Educacional Brasileira
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
Inclusão que bicho é esse?
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
O Poder na Escola 2007.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Rosana Bortolan Selma A. Gomes Faria A Integração das Crianças nas Escolas Regulares como Forma de Inclusão Social Limeira – São Paulo.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Deficiência Mental Leve
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
A ESCOLA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO E ACESSIBILIDADE Uberlândia - agosto de 2010.
AVALIAÇÃO.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
ILDÊNES MARIA PEREIRA PORTO NUBIANE ISACKSSON SANTOS
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
O papel pedagógico do órgão gestor
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Resultados e Discussão
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr

INTRODUÇÃO A educação inclusiva mito ou desafio como indica o título enfatiza a necessidade de mudança do paradigma em todo o contexto da sociedade educativa, em busca desta educação inclusiva, procuramos obter informações nas pesquisas bibliográficas da psicopedagogia.

OBJETIVO Realização de pesquisa bibliográfica com a finalidade de investigar a importância da inclusão no sistema tradicional de ensino, sua função e objetivos frente a uma sociedade excludente e tão contraditória. Realização de pesquisa bibliográfica com a finalidade de investigar a importância da inclusão no sistema tradicional de ensino, sua função e objetivos frente a uma sociedade excludente e tão contraditória.

PROBLEMA  A deficiência como uma questão de direitos humanos?  As pessoas com deficiência tem os mesmos direitos humanos como os demais cidadãos?  Em que medida as escolas permitem o acesso e a permanência de alunos com desigualdade de aprendizagem?

Fundamentação Teórica Foi levantado o histórico da inclusão e da psicopedagogia, ambas mediando dialogicamente o contexto dos paradigmas atuais da inclusão, as estratégias de intervenções que contribuem para inclusão no olhar da psicopedagogia. Foi levantado o histórico da inclusão e da psicopedagogia, ambas mediando dialogicamente o contexto dos paradigmas atuais da inclusão, as estratégias de intervenções que contribuem para inclusão no olhar da psicopedagogia.

METODOLOGIA Pesquisa bibliográfica

Revisão Bibliográfica Procurou-se obter informações nas pesquisas bibliográficas da psicopedagogia nas perspectivas de Pain,Mantoan,Matui,Noffs entre outros..., nos textos legais da constituição federal,na lei das diretrizes e base da educação nacional,em alguns textos da psicologia e da pedagogia. Procurou-se obter informações nas pesquisas bibliográficas da psicopedagogia nas perspectivas de Pain,Mantoan,Matui,Noffs entre outros..., nos textos legais da constituição federal,na lei das diretrizes e base da educação nacional,em alguns textos da psicologia e da pedagogia.

CONCLUSÃO  Pesquisa da grande importância,como elemento formador profissionalizante e consagração da auto-estima,  Necessidade de abraçar o compromisso político e a competência técnica são instrumentos primordiais para enfrentar mudanças e desafios,  A qualificação da escola está na sua estrutura e funcionamento.

Conclusão - continuação  A formação do professor seja um referencial na construção de sua autoridade  Ausência de capacitação na área de inclusão social; observa que o preconceito seja a arma da ignorância e do mito.  A ausência de saber promove o conformismo e ações conservadoras

Enfim, respeitar as diferenças e trabalhar as diversidades é uma questão de cidadania. Professores e aprendiz unidos no enfrentamento do mundo atual.