Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro Tecnologias em Educação a Distância
Tecnologia em Sala de Aulas 1210
Tecnologia em Sala de Aulas 1910
A Nova Sala de Aulas Conectada Interativa Multimídia 2004
Educação a Distância Ocorre quando existe distância física entre alunos e professores Independência da localização física e tempo Variáveis graus de presencialidade
Os Elementos Básicos da Educação Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação Grupo de discussão, interação em classe virtual, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação Gestão
A Revolução Digital As formas tradicionais de EAD (papel e correio, TV, rádio) estão sendo substituidas pelo acesso e interação por meios eletrônicos digitais (computadores, redes) Livro -> substituição barata e em massa da instrução Computador e rede -> substituição barata e em massa da interação
Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Email Publ. Eletrônicas. Áudio Vídeo Informática Listas Chat Videoconferência Reunião Conferência Tradicional Carta Revistas, livros Rádio TV Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade
As Tendências da Educação “Haverá uma profunda mudança no papel do professor em relação ao aluno. O ensino será mais focalizado na construção do conhecimento pelo próprio aluno do que do ensino pelo professor”. Jacques Marcovitch Ex-Reitor da USP
Formas de acesso ao conteúdo Computação móvel Estudo individual pela Web Rede sem fio Ensino em classe
Biblioteca Digital CD DVD e-Books Periódicos on-line
Suporte On-Line às Disciplinas Slides das aulas Plataforma de e-learning
Tutorial Interativo Multimedia
Avanços Tecnológicos Gravação em vídeo e áudio de todas as aulas Sistema de TV em circuito fechado em todas as classe Disponibilização de vídeos digitais pela rede para os alunos
Discussão de casos clínicos via Web “Chatroom” em Java quadro texto imagens moderador participantes 1997
Videoconferências
Tipos de Apoio da Internet Cursos Puramente Presenciais Home-page do curso Suporte on-line a material didático Comunicação com alunos via email Cursos Mistos ou Puramente Remotos Mais: Comunicação síncrona (chat) Gerenciamento acadêmico on-line Avaliação on-line
Bases Legais da EAD Contemplada pela LDBE Equiparação com presencial Regulamentação e acreditação dos cursos 20% da carga didática presencial pode ser dada a distância
Benefícios da EAD Independência geográfica Independência temporal Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Qualquer um pode se beneficiar Material mais estimulante Caminhos inovadores Independência geográfica - Estudantes podem estudar em qualquer lugar. Isto significa que as atividades instrucionais sejam dadas obrigatoriamente na mesma área física. Independência temporal - A combinação de possibilidades de distribuição de informação, comunicação assíncrona e pedagogia apropriada não depende do tempo. Por exemplo, um estudante pode assistir a uma aula gravada na Web ou em videocassete na hora em que quiser, e não quando o professor determinar uma data e horário. Plataforma independente - Muitas aplicações existentes como CD Roms, treinamento baseado em computador, etc. são específicas a uma plataforma particular (Windows ou Mac, marcas de computador, etc.). A natureza plataforma-independente da web remove este problema, exceto alguns sistemas multimídia como shockwave (não-Unix) Comunicação aumentada - falam um com o outro, individualmente ou em grupo, enviam questões. É comumente reportado que que pessoas falam mais eletronicamente por email, chat do que face-a-face. Educação não é mais privilégio de poucos.Qualquer um se beneficia e ganha conhecimento e experiência Dirige o seu aprendizado. Ele necessita de um guia, um conselheiro, mas ele deve ter a responsabilidade para participar em programas, fazer avaliações, desenvolver habilidades Alta relação de custo-benefício, pois pode treinar um maior número de pessoas e com maior freqüência, reduz custos de deslocamentos de pessoal, e Novos alunos podem ser incluídos no sistema sem custo adicional;
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, email) Aprendizado independente e colaborativo
Plataformas de EAD Comerciais Software livre Lotus Learning Space Docent WebCT Blackboard WebAula Software livre Moodle Teleduc
Atualização Científica www.edumed.org.br
Classe Virtual Video stream Chat audio texto
Controle Acadêmico
Colaboração Visual a Distância Videoconferência interativa simétrica (áudio e vídeo simultâneos em ambas pontas) Teleconferência de vídeo/áudio: vídeo unidirecional em uma ponta e voz bidirecional em ambas Teleconferência de vídeo/texto: vídeo unidirecional em uma ponta e texto bidirecional (fax, IRC ou email)
Cursos por Teleconferência Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real podendo utilizar slides, retroprojetor, vídeos, lousa eletrônica Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor
Sinergia Teleconferência-Web Cada curso ministrado por tele ou videoconferência tem um site correspondente na plataforma via Web Através do site, o aluno tem acesso a slides, leituras, links, fórum de discussão e chat para trabalhos extra-classe.
Componentes do Sistema Sala Salas Remotas CGC Centro Gerador de Conteúdo SAT Hub e Teleporto
Solução de Educação Via Satélite Solução de conectividade via satélite digital bidirecional Conexão assimétrica em banda larga TV digital MP4 em streaming de 400 a 750 Kbps VoIP e videoconferência de até 256 Kbps Acesso total à Internet (email, Web, FTP, etc.) Diferenciação de preços por entidades receptora e geradora de conteúdo Investimento inicial e operação de baixo custo Disponibilidade imediata, instalação imediata
Satélite Bidirecional Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD Geração de Conteúdo IP Modem 360E TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD IP Internet Modem 360E TV VCR IRD Downlink: satélite Uplink: satélite
Área atingida pelo satélite
Estúdio de geração de aulas por TV Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas
Unidade Microlins Sat TV Internet
Computador de videoconferência Microfone TV Webcam Monitor de vídeo PC Mouse
Tipos de interação Por texto Por voz Por imagem e voz Pelo webfórum
Outras aplicações Reuniões administrativas e de planejamento Videoconferências entre matriz e filiais Entrevistas a distância para recrutamento e promoção
Outras aplicações Seminários de desenvolvimento gerencial e de vendas Transmissão de congressos, convenções virtuais Lançamento de novos produtos e serviços Grupos de foco
Outras aplicações Colaboração a distância na elaboração de planos de engenharia e manufatura Treinamento de uso de software gerencial
Desafios e Reflexões Como modificar o paradigma e a cultura nas escolas? Quando, quem e como treinar o corpo docente e discente nas novas tecnologias educacionais? Onde achar os recursos financeiros? Como evitar a desumanização do ensino? Como continuar evoluindo? Como gerar um modelo auto-sustentável?
“O impacto da revolução das tecnologias de informação na história está criando uma nova civilização”. Alvin Toffler
O que é Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena consórcio de 25 universidades e associações científicas para desenvolver uma rede de educação a distância 10 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas
Parcerias e Apoios B&CTec
Realizações Rede Edumed Biblioteca Digital Multimídia (MINC) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de 4.000 alunos em 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas Centro corporativo em Campinas
Consórcio EduMed Universidade Federal do Amazonas Universidade Federal do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas Universidade Federal de Santa Catarina ...
EDUMED Internet .NET Rede Nacional de Educação a Distância em Medicina Faculdade Satélite digital Internet Videoconferência Faculdade Faculdade EDUMED .NET Internet Hospital Hospital Hospital Centros produtores Centros consumidores Meta: 90 faculdades e 500 hospitais
Contatos Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed http://www.edumed.net sabbatini@edumed.net Tel. (019) 3295-8191 Fax (081) 9601-7854