Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear 01-11-2000Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

UTFPR – CEAUT 2011 Tópicos em Controle Sistemas Discretos.
Sistemas Realimentados
Controle de Processos por Computador
Análise por Variáveis de Estado
Análise do Lugar das Raízes Introdução. 6. 2
Sistemas Realimentados O Lugar das Raízes
Aula 4 Sistemas Realimentados Resposta em Frequência Diagrama de Nyquist e Carta de Nichols 1.
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
1.1. DIAGRAMAS DE FLUXO DE SINAL
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Ano lectivo 2000/ Copyright 2001, Jorge Lagoa Controlo Engenharia Electrotécnica Servomecanismos e Automação Engenharia Industrial.
Resolução do 1º teste Ano lectivo 2000/
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
Análise do Lugar das Raízes
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
Validade de aproximação de Segunda Ordem
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Refinando o Lugar das Raízes
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
Modelização e Linearização
Controle Linear II.
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Ano lectivo 1999/2000 Resolução do 1º teste.
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2001, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 2000/2001.
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do 2º teste Ano lectivo 1999/2000.
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 2ª Época Ano lectivo.
Introdução aos Sistemas Dinâmicos
Análise da resposta em freqüência FONTE: bode(50,[ ]) 50
Regras para esboço do Lugar das Raízes
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Lugar Geométrico das Raízes
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 11: Resposta de Freqüência.
Margem de Fase e Margem de Ganho
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
2. Modelagem no Domínio da Freqüência
Aula Teorica 5: Resposta dinâmica dos Sistemas Lineares
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 4 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teorica 9 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA Diagrama Polar Criterio de Estabilidade de Nyquist.
Diagramas de Nyquist e Nichols
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Aula Teorica 8 LUGAR GEOMETRICO DAS RAIZES
Circuitos Elétricos 2 Circuitos Elétricos Aplicados
Sistemas Lineares e Invariantes: Tempo Contínuo e Tempo Discreto
Controle de Processos por Computador
Processamento de Sinais
TRANSFORMADA DE LAPLACE
Sistemas de Controle de Aeronaves II
Sistemas de Controle III N8SC3
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Modelização e Linearização
Aula Teórica 1: Resposta de Frequência
Sistemas de Controle III N8SC3 Prof. Dr. Cesar da Costa 7.a Aula: Matriz da Função de Transferência.
Sistemas de Controle III N8SC3
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Sistemas de Controle III N8SC3
FILTROS ACTIVOS.
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo 1999/2000

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa I F Considera o sistema mecânico da figura, que apresenta as equações seguintes:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa a) Obtenha o grafo de fluxo correspondente.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa F  

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa b) Determine a função de transferência, em malha fechada, usando a fórmula de ganho de Mason.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa II Considere o sistema mecânico da figura seguinte, representado pela equação diferencial:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Suponha que a massa é de m=2 kg, a constante da mola é k=9 N/m e b=6Ns/m. Sabendo que o sistema é posto em movimento por uma força impulso unitário, determine a oscilação resultante como resposta. Obs.: Considere o sistema inicialmente em repouso.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Aplicando a transformada de Laplace:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Como a entrada é um impulso unitário: Aplicando a transformada de Laplace inversa:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa III Um sistema com realimentação unitária negativa apresenta a seguinte função de transferência em malha aberta:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa a) Seguindo os procedimentos esboce o gráfico do L.G.R. para K>0. 1Número de ramos, zeros e pólos nº de zeros  m=1(s=1) nº de pólos  n=3(s=-3; s=-3+2j; s=-3-2j) n>m  n=3 ramos 3Número de ramos para infinito nº de ramos para infinito  n-m=3-1=2 4Assimptotas dos ramos para infinito l=0 l=1

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa 5Origem das assimptotas 6Pontos de convergência/divergência Não há pontos de convergência ou divergência para. Existe, no entanto um ponto para em 3,208.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa 7Ângulos de partida dos ramos de cada um dos pólos complexos

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa b) Utilize o critério de Routh e determine o limite de K para o qual o sistema em anel fechado é estável, sabendo que a realimentação é unitária negativa. Obtendo-se a equação característica:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa c) Indique de que outra forma poderia calcular os limites de K calculados na alínea anterior. Descreva de forma simplificada, mas clara, o procedimento. Pode-se obter através do L.G.R.. Como a transição se dá sobre o eixo imaginário, então s=jw. Substituindo na equação característica e resolvendo obtém-se os valores limites de K. Para ver como o K varia, deve-se interpretar a evolução do K no L.G.R.

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa IV Dada as funções de transferência em anel aberto: e

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa a) Determine o ganho de Bode e obtenha a função de transferência na forma de Bode do anel aberto. Colocando na forma de Bode:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa b) Construa o esboço do diagrama de Bode. Ganho:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Zero:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Pólo na origem:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Pólo em 2:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Pólo em 4:

Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Adicionando todos os sinais: Obs.: m frequência de cruza- mento de ganho é cerca de: 2,5 rad/sec. m margem de fase é aproximadamente: -180  -(-135  )=-45  m a frequência de cruzamento de fase e a margem de ganho são indeterminadas pois  nunca cruza -180 .