INF367 - 2006.2 A dinâmica de mercado de inovação de valor 11 - 2006.

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INF A dinâmica de mercado de inovação de valor

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Conteúdo Introdução: Inovação de valor x Inovação tecnológica Inovação tecnológica Inovação de valor Desafios A dinâmica de mercado da inovação de valor Da concorrência perfeita à prática monopolista Conclusão

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Introdução Inovação de valor x Inovação tecnológica

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Inovação tecnológica Preços elevados Acesso limitado Price Skimming (maximização do lucro a curto prazo) “Remuneração pela inovação”

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Inovação de valor Ambiente de não-rivalidade Conhecimentos e idéias Aprendizado e retorno crescentes Importância do volume, do preço e dos custos Conquista imediata do mercado-alvo Valor muito superior a preços acessíveis

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Desafios Cópias e imitações Gerar demanda Reduzir custos desde o início

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF A dinâmica de mercado da inovação de valor Aumento da atratividade Aumento proporcional da demanda Preço assume caráter estratégico Aumento da quantidade vendida Reconhecimento da marca A marca passa a oferecer um “valor sem igual”

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF A dinâmica de mercado da inovação de valor (Cont.) Custo-alvo > Redução custo médio de longo prazo > Ampliação da capacidade de gerar lucro > desestimular imitações Salto de valor Salto no lucro e no crescimento Esforço para reduzir custos Concorrência quase irrelevante Empresa e compradores se beneficiam

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Da concorrência perfeita à prática monopolista Empresas monopolistas  Maximizar o lucro: Preços elevados  Falta de concorrência: Não aumenta eficiência Não reduz custos “Preço sobe, demanda desce” Perda não-recuperável Lucro alcançado em detrimento da sociedade

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Conclusão Não adoção do Price Skimming Não restringir a produção a um preço elevado e sim criar nova demanda agregada, por meio de salto de valor (preço acessível) Incentivo para reduzir custos desde o início Manter custos estagnados “A sociedade compra mais e a empresa lucra mais”

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Perguntas???

A dinâmica de mercado da inovação de valor INF Obrigado !