AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.

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AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica Voluntária Professora Adriana Hessel Dalagassa O terapeuta ocupacional, por ser um profissional que possui conhecimentos específicos que o permitem enxergar a individualidade de cada um e assim intervir na dificuldade específica de cada pessoa, é um profissional de apoio que pode auxiliar neste processo de inclusão nas Universidades. Para isso, este profissional pode utilizar dois recursos, que emanaram da revisão bibliográfica como os mais utilizados: a consultoria colaborativa e a tecnologia assistiva. Na consultoria colaborativa o terapeuta ocupacional irá trabalhar juntamente com os docentes buscando soluções para as dificuldades encontradas por eles para lidar com os alunos com deficiência. Esta relação deve ser equivalente, pois entende-se que cada um possui conhecimentos que são valiosos para a resolução do problema e o consultor deve ser um parceiro durante este processo. A tecnologia assistiva é o planejamento ou a modificação de ambientes físicos ou a seleção, aquisição ou fabricação de recursos tecnológicos visando a melhora no desempenho de atividades. Dentre as várias áreas da tecnologia assistiva, os sistemas de comunicação alternativa e as adaptações são os mais utilizados pelo terapeuta ocupacional no processo de inclusão de alunos com deficiência. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é um tema muito discutido atualmente, porém a inclusão destes alunos no Ensino Superior ainda é um tema pouco explorado. Apesar das leis promulgadas que garantem o acesso dos alunos com deficiência nas Universidades, uma pequena parcela desta população realmente está incluída nestas instituições.Este trabalho teve como objetivo investigar de que forma o terapeuta ocupacional pode contribuir para a efetiva inclusão dos alunos com deficiência na universidade. Como metodologia foi utilizada a revisão bibliográfica de publicações entre os anos de 2002 e 2012. Para compor o trabalho foram consideradas publicações e livros de língua portuguesa e inglesa. Foi realizada a análise e discussão de 8 artigos, que tratam sobre ações de inclusão que podem ser realizadas por terapeutas ocupacionais. MARINS, S. C. F.; EMMEL, M. L. G. Formação do terapeuta ocupacional: acessibilidade e tecnologias. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 19, n. 1, p. 37-52, 2011. VARGAS, G. M. S. A inclusão no ensino superior: a experiência da disciplina Prática Pedagógica – Prática de Ensino de uma turma de alunos cegos e com baixa visão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 8, p. 131-138, 2006. Após a realização do trabalho, pôde-se concluir que o profissional de Terapia Ocupacional é essencial para que o processo de inclusão de alunos com deficiência ocorra de maneira efetiva no Ensino Superior, pois este profissional possui habilidades e conhecimentos específicos que o permitem enxergar cada indivíduo como único e, assim, favorecer as habilidades individuais de cada um.