Seis sigma Análise de falha
O seis sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que visa aumentar a lucratividade das empresas através da otimização de produtos e processos, com o consequente incremento da satisfação de clientes e consumidores. Só funciona se for implementado com rigor e disciplina. As decisões devem ser baseadas em dados e na metodologia estruturada DMAIC e é imprescindível um profundo comprometimento da alta administração da organização. WERKEMA, Cristina, - Criando a Cultura Seis Sigma, 2002
A meta dos seis sigma é chegar muito próximo a zero defeito – 3,4 defeitos para cada milhão de operações de operações realizadas. O benchmark é utilizado para comparar o nível de qualidade de produtos, operações e processos. A filosofia é da melhoria contínua dos processos e da redução de variabilidade, na busca de zero defeito. WERKEMA, Cristina, - Criando a Cultura Seis Sigma, 2002
Dificuldades na implementação dos seis sigmas -A pouca disponibilidade de funcionários para a realização de treinamentos e estudos, dentre outras atividades; -A complexidade das operações realizadas; -Os treinamentos internos, já que para o Seis Sigmas são muito mais complexos do que para a maioria dos outros programas de qualidade; -O manuseio das ferramentas da qualidade;
Dentre as principais facilidades que podem ser encontradas na implantação do Seis Sigma, tem-se: -Disponibilidade de recursos para diversos fins como, por exemplo, treinamentos, materiais didáticos, etc; -Apoio da direção das organizações; -Consultoria contratada para auxiliar na implantação; -Escolaridade dos colaboradores; -Programas de computador para apoio e a confecção de documentos;
Tradução do nível da qualidade para a linguagem financeira. Defeitos por milhão (ppm) Custo da não-qualidade (percentual do faturamento da empresa) Dois sigma 308.537 Não se aplica Três sigma 66.807 25 a 40% Quatro sigma 6.210 15 a 25% Cinco sigma 233 5 a 15% Seis sigma 3,4 < 1% WERKEMA, Cristina, - Criando a Cultura Seis Sigma, 2002
Base para o desenvolvimento dos projetos seis sigma O método DMAIC: Base para o desenvolvimento dos projetos seis sigma D- Define (Definir): Definir com precisão o escopo do projeto. M- Measure (Medir): Determinar a localização ou foco do problema. A- Analyze (Analisar): Determinar as causas de cada problema prioritário I- Improve (Melhorar): Propor, avaliar e implementar soluções e ferramentas para cada problema prioritário. C- Control (Controlar): Garantir que o alcance da meta seja mantido a longo prazo. WERKEMA, Cristina, - Criando a Cultura Seis Sigma, 2002
Análise de falha WERKEMA, Cristina, - Criando a Cultura Seis Sigma, 2002
Exercícios 1 - Discutam as funções que um operador poderá desempenhar para evitar uma falha funcional. Cheque liste, usar os cinco sentidos, 2- Quantas pessoas na sua empresa podem ser consideradas operadores? 16 pessoas 3- Discutam o significado da palavra anomalia. Cite exemplos de anomalias nas várias áreas de sua empresa: compras, vendas, expedição, RH Sinonimos: anormalidade, desigualdade e irregularidade 4- Usem algum tempo para discutir como deve ser conduzida uma ação corretiva. Qual é o papel do operador? E do Supervisor? E o seu?