Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Meio Ambiente
Advertisements

Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
O SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional O Estado e a educação de qualidade: histórico;
AÇÃO BRASIL CARINHOSO Secretaria de Educação Básica.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
Corrupção e Concorrência Cartel em Licitações Fernando de Magalhães Furlan Conselheiro 21 de outubro de 2010.
IV Seminário de Direito à Saúde Boas Práticas em Termos de Demandas Judiciais Experiência do Comitê Executivo do Paraná do Fórum Nacional de Saúde.
Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Região do Seridó 15 e 16 de Junho / Caicó-RN EIXO 2: Proteção e Defesa no enfrentamento das.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O REGIME DE COLABORAÇÃO
Seminário 3 Direito e Gestão urbana: novas possibilidades e impasses; crise dos paradigmas de público e privado; gestão democrática; financiamento do desenvolvimento.
Direito Ambiental - Emanuel Dhayan (Especialização - Gestão Urbana) II – Evolução dos modelos de Estado. Evolução das dimensões dos direitos (direito ambiental).
VI – Responsabilidade administrativa - Autoridade administrativa : cumprir a lei de ofício -Antes da Lei 9605/98 (Art 25 e 70) e Dec 3179/99 / Art 14 da.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Ministério Público Federal Procuradoria-Geral da República Controle do MPU como Fiscal da Lei.
Controle social dos recursos públicos
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
A ATUAÇÃO DO TCU NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA E DO CONTROLE SOCIAL NO TERCEIRO SETOR Ministro Ubiratan Aguiar Diálogo Público/2006.
D i á l o g o Público 2005 O CONTROLE EXTERNO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA O CONTROLE EXTERNO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E AS ORGANIZACOES SOCIAIS. Governo ou Primeiro Setor, que é o ente com personalidade jurídica de direito público, encarregado de.
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
1 Controle de Gastos Públicos Antonio Araújo da Silva Assessor da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Estado do Ceará
Perspectivas e Desafios ao Desenvolvimento da Infra-estrutura de Transportes no Brasil Painel 3 - Mecanismo de Financiamento para o Desenvolvimento do.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Situação de Abrangência Brasil crianças (média mensal de crianças menores de 6 anos acompanhadas) gestantes (média mensal de gestantes.
Lei de Responsabilidade Fiscal
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
“Missão Institucional”
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social Paulo Roberto Wiechers Martins - Secretário-Geral de Controle Externo.
Programa Reconhe-Ser Portaria-TCU nº 140/2009
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Controle de Gastos Públicos
Analista de Controle Externo
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Argüição de descumprimento de preceito fundamental. Lei 9.882/99.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Processo de Execução – Aula IV Prof. Dr. Marco Félix Jobim.
SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS. SUAS Rede SUAS Sistemas da Rede SUAS.
O PAPEL DOS CONSELHOS NA ARTICULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Segurança de Dados no MAER.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
QUESTÃO 01 Quando a lei deixa certa margem para atividade pessoal
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Seminários Regionais sobre o Anteprojeto de Lei da Política Nacional de Saneamento Ambiental.
CONTRIBUIÇÕES À POLITICA NACIONAL DE RESIDUOS SÓLIDOS - PNRS Apresentação de Proposta da Proposição de 30 de Junho de 1999, Contendo o Anteprojeto de Lei.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
L Programa de Regularização Fundiária - SEHAB l Projeto São Pedro Cidadão - HPSP / SES l Programa Coletivos de Trabalho - STCAS l Programa de Regularização.
MP nº79/02 (PLV nº01/03) Medida Provisória nº79/02 (PLV 01/03)
COMISSÕES FASE DE INSTRUÇÃO Tania Rodrigues Mendes – Diretora do Departamento de Comissões Coordenadora do Comitê Executivo do Portal da ALESP CURSO DE.
A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

Controle Jurisdicional de Políticas Públicas Eduardo Vilar

Do estado absolutista ao sistema de freios e contrapesos O Leviatã - Hobbes O espírito das leis - Montesquieu

A Constituição como parâmetro de controle Caso Marbury vs. Madison (1803)

Os direitos fundamentais a revolução francesa

A evolução dos direitos fundamentais Direitos fundamentais de liberdade Direitos fundamentais de liberdade Direitos fundamentais sociais Direitos fundamentais sociais Funções dos direitos fundamentais: Funções dos direitos fundamentais: Função de defesa Função de defesa Função de prestação social Função de prestação social Função de proteção contra terceiros Função de proteção contra terceiros Função de não discriminação Função de não discriminação

Direitos fundamentais: Educação, Saúde e Moradia Art. 6 o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000) Art. 6 o São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000)(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000)(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 26, de 2000)

Moradia Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: […] […] IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico; IX - promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;

Educação Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Saúde Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Crise de efetividade dos direitos prestacionais Crise na realização prática dos direitos prestacionais Crise na realização prática dos direitos prestacionais Crise no controle pelas instituições democráticas Crise no controle pelas instituições democráticas Recurso ao Judiciário como instância de controle Recurso ao Judiciário como instância de controle Dever de atuar do Judiciário para preservar direitos assegurados na Constituição Dever de atuar do Judiciário para preservar direitos assegurados na Constituição Legitimidade do Judiciário Legitimidade do Judiciário

Espécies de controle Controle geral: distorção da política pública alcança uma coletividade de pessoas (ação civil pública) Controle geral: distorção da política pública alcança uma coletividade de pessoas (ação civil pública) Controle individual: a política fixada atende a maioria das pessoas, mas deixa de realizar o direito fundamental em relação a um específico (ação ordinária, mandado de segurança) Controle individual: a política fixada atende a maioria das pessoas, mas deixa de realizar o direito fundamental em relação a um específico (ação ordinária, mandado de segurança)

Limites da atuação judicial Necessidade de violação do núcleo essencial do direito fundamental Necessidade de violação do núcleo essencial do direito fundamental

Limites da atuação judicial Discricionariedade de meios Discricionariedade de meios Convênios Convênios Concursos públicos Concursos públicos Licitações Licitações Ações coordenadas de órgãos públicos Ações coordenadas de órgãos públicos Resultado ABC

Limites da atuação judicial Reserva do possível Reserva do possível Outras despesas do Poder Público Outras despesas do Poder Público Necessidade de demonstração específica (ADPF n. 45) Necessidade de demonstração específica (ADPF n. 45) Isonomia: universalização da medida, acesso ao judiciário (ações individuais x coletivas). Isonomia: universalização da medida, acesso ao judiciário (ações individuais x coletivas). Diversos Saúde Educação

Ministro determina que estado forneça medicamento de alto custo para idosa O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu antecipação de tutela em Ação Civel Originária (ACO 1670) em favor de uma idosa portadora de asma grave, para que o estado de Santa Catarina forneça a ela o medicamento indicado para o tratamento de sua doença, que custa mais de R$ 1,8 mil para um período de 40 dias. A ação foi ajuizada na justiça comum contra o estado de Santa Catarina, para que fosse fornecido o medicamento com o princípio ativo omalizumabe, receitado pelo médico. A autora tinha 64 anos quando ajuizou a ação, e renda familiar pouco superior a R$ 420,00.

Dificuldades da atuação judicial A necessidade de que o juiz apreenda e compreenda aspectos técnicos do problema A necessidade de que o juiz apreenda e compreenda aspectos técnicos do problema Razoabilidade dos pleitos e disponibilidade de recursos Razoabilidade dos pleitos e disponibilidade de recursos Imposição de obrigações razoáveis, que se limitem a debelar a crise Imposição de obrigações razoáveis, que se limitem a debelar a crise Medidas coercitivas que assegurem o cumprimento do comando judicial Medidas coercitivas que assegurem o cumprimento do comando judicial

Medidas coercitivas multa contra o ente público multa contra o ente público responsabilização do gestor perante o Tribunal de Contas pelo pagamento da multa responsabilização do gestor perante o Tribunal de Contas pelo pagamento da multa Multa pessoal contra o gestor (contempt of court) Multa pessoal contra o gestor (contempt of court) bloqueio de verbas destinadas a fins secundários bloqueio de verbas destinadas a fins secundários crime de desobediência crime de desobediência

A crise da crise Excessiva judicialização Excessiva judicialização Hipertrofia do Judiciário na tripartição de poderes Hipertrofia do Judiciário na tripartição de poderes Subtração da discussão do âmbito do legislativo Subtração da discussão do âmbito do legislativo Sobreposição de agentes (advogados, ministério público, defensoria pública, assessores técnicos) Sobreposição de agentes (advogados, ministério público, defensoria pública, assessores técnicos)

Fim