Reunião com pais Educação Infantil e 1º. Ano E.F.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Prof. Vanessa, Fernanda e Roberta
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Colégio Sergio Buarque de Holanda
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
Abrir o Apetite Poético
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Reunião com pais Educação Infantil e 1º. Ano E.F. SEJAM BEM-VINDOS !!!

Apresentação da equipe:

Proposta Pedagógica: A Escola busca métodos e estratégias que vem ao encontro das necessidades dos alunos para uma aprendizagem eficaz. Procura desenvolver no aluno o senso crítico para que ele possa relacionar, selecionar e incorporar a cultura com a qual ele é confrontado. Educa para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, inclusivos, que adquiram conhecimentos e desenvolvam autonomia fundamentada pelos valores e princípios cristãos.

O material didático utilizado é do Sistema ANGLO de Ensino, um projeto global da Educação Infantil ao Ensino Médio. Objetivos Gerais: Aquisição de uma base ampla e consistente de conhecimentos conceituais; Desenvolvimento de autonomia de estudos e de aprendizagem.

EDUCAÇÃO INFANTIL - ANGLO O material do Sistema Anglo de Ensino para Educação Infantil foi escrito para crianças, mas não é um material infantil: ele faz jus ao potencial cognitivo dos alunos. Desvendando a cultura Os materiais privilegiam o contato com o patrimônio cultural da humanidade. Compositores clássicos, pintores, grupos musicais regionais, orquestras, vestígios de antigas civilizações estão presentes nas atividades diárias dos alunos. Os temas propostos estimulam, de modo prazeroso, a criatividade e a vontade de aprender.

Integração das atividades Seguindo o Referencial Curricular do MEC, o material aborda o conteúdo adequado a cada nível sob uma visão multidisciplinar, integrando as áreas de Leitura e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária. Composição do material Cada nível é composto de quatro volumes, todos multidisciplinares. De acordo com o nível, as crianças recebem material de apoio - por exemplo, conjunto de letras e caderno de linhas verdes.

Personagens "reais" - uma turma do "barulho" Toda a coleção é ilustrada por personagens criadas especialmente para estimular as crianças na compreensão do mundo que as cerca. É a Turma do Luan, que vive e compartilha aventuras com os alunos.

COMO SE REALIZA A ALFABETIZAÇÃO? A ALFABETIZAÇÃO SE REALIZA QUANDO O ALUNO DESCOBRE COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ESCRITA. O ALUNO APRENDE A LER QUANDO DECIFRA O CÓDIGO. ESCREVER É COLOCAR NO PAPEL OS CONHECIMENTOS FORNECIDOS PELA LEITURA.

ENSINO FUNDAMENTAL - ANGLO Anglo no Ensino Fundamental = Tradição e Modernidade Onde está a tradição? No que sempre deu certo: na valorização do conteúdo disciplinar, na precisão de conceitos e noções, no estímulo a atitudes e comportamentos éticos e construtivos, na exigência de estudo diário. E a modernidade? Na incorporação de novas estratégias pedagógicas, ancoradas em experimentações bem-sucedidas, como inclusão de assuntos da realidade imediata, integração interdisciplinar, abordagem interativa dos conteúdos, abordagem de temas transversais, valorização da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.

Coesão do projeto didático-pedagógico  Valoriza o trabalho interdisciplinar, visando à formação integral do aluno. Aprendizagem progressiva  Currículo em espiral: os assuntos são retomados, ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos.  Aula dada, aula estudada  Tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural.

O material deverá ser retirado na Secretaria. Estrutura das aulas: Organização do material  O Caderno do aluno é entregue em quatro remessas por ano. Traz o conteúdo distribuído por blocos de aulas, todos com a teoria, os exercícios de classe, as tarefas de casa e sugestões de atividades complementares. O material deverá ser retirado na Secretaria. Estrutura das aulas: - Conhecimentos prévios - Abordagem conceitual - Estratégias de construção - Finalização com o registro e avaliação

Horário de Início e termino das Aulas 2012 – G1 TURMA PLANTÃO INICIO TÉRMINO Berçario Nivel 1 7h 8h 11h45 12h Nivel 2 (Sala Berçário) (Sala N4) Nivel 3 (Sala N3) 7h45 Nivel 4 7h30 Nivel 5 1º. Ano A 1º. Ano B (sala N5) (Sala N5)

Turmas e Atividades 2012 – G1: Berçário, Nível 1 e Nível 2: Canto Conto Educação Física Nível 3, Nível 4 e Nível 5: Canto Conto Educação Física Informática Robótica Alemão 1º. Ano A e 1º. Ano B: Canto Conto Educação Física Informática Robótica Alemão Inglês Parque, areia, piquenique, momento de oração, festa de aniversariantes...

Páscoa Dia das Mães Dia dos Pais Festa Junina (entre alunos e professores no horário de aula) Dia do Vovô e da Vovó Semana da Criança Feira do Conhecimento Festa de Natal Feiras de Livros (livro literário) Aula-passeio Fotos Bimestrais (coladas no livro da vida)

Convite aos interessados: Reunião no dia 23 de fevereiro de 2012, às 19 horas no Auditório com a Nutricionista Gabrielle. Assunto: Dúvidas sobre o cardápio