Repensando o Projeto Político Pedagógico

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Transcrição da apresentação:

Repensando o Projeto Político Pedagógico Curso de Ciência Política – IPOL – Universidade de Brasília - 2013

Ideias e sugestões para o novo PPP Fortalecer metodologia Criar disciplina de metodologia qualitativa Adiantar Técnicas no fluxo e criar mais disciplinas de metodologia no início do curso

Construir uma aproximação com as ciências sociais TS1 e TA1 como matérias obrigatórias Criação de uma disciplina do IPOL semelhante a TS1, com conteúdos sociológicos, como obrigatória Necessidade de presença de estudos sobre a dinâmica política intraestatal Necessidade de uma disciplina de instituições

Retirar IEH, considerada irrelevante para o curso Devido a sua densidade, é importante transformar TPC em duas matérias: TPC1 e TPC2 Tirar o pré-requisito de TPCla, para que ela possa ser adiantada para o primeiro semestre, TPM para o segundo, TPC1 para o terceiro e TPC2 para o quarto

Transformar Análise Política em uma matéria optatória Criar a matéria optatória: História da Ciência Política e suas Correntes Revisar cadeia de seletividade de POL: mais disciplinas, eliminação das que não existem de verdade

Criação de disciplinas sobre Executivo, Legislação Eleitoral, Eleições, relações governamentais, o que influencia no perfil do/a egresso/a que não é só acadêmico/a Maior contato entre graduação e pós Mais disciplinas com matemática: optativas? Mono 1 como Seminário de Monografia – presencial para discutir os projetos

Atividades complementares como obrigatórias - participações em eventos – valendo horas Extensão no IPOL deverá ser relacionada à pesquisa: os projetos de extensão deverão ter um braço de pesquisa, e os grupos de pesquisa deverão realizar extensão

Cadeia de seletividade de extensão: 24 créditos de extensão, segundo legislação da UnB, 10% dos créditos do curso devem ser de extensão Cadeia de seletividade de pesquisa: 8 créditos Com a nova soma, serão 198 créditos (retirando IEH, dividindo TPC e transformando Análise em OBS Manter o currículo flexível Incluir no currículo, como optativas, disciplinas relacionadas com a extensão do IPOL : sociologia da educação, psicologia da educação

Incluir disciplinas do CEPPAC, CEAM e DEX, como optativas Revisar optativas no geral Diminuir optatórias de POL – possibilitar optatórias de outros cursos Retirar HSPG? Dois primeiros semestres iguais a sociais, o que facilitaria a questão da licenciatura em ciências sociais

Espaço construtivo e coletivo Além da realização de eventos, o CAPOL estará coletando sugestões, críticas, ideias e colaborações para a preparação do primeiro evento em conjunto com o IPOL. Neste primeiro evento, começaremos a discutir propostas e esboços para aquilo que pretendemos formular. Para isso, estará disponível um espaço destinado ao envio dessas contribuições para serem compiladas e discutidas no evento a ser realizado dia 04/10 Vale a pena ressaltar que durante todo o processo contribuições e colaborações serão bem-vindas e muito valiosas, este será apenas o primeiro evento. Por isso, é importante que já tenhamos algumas ideias, sugestões e propostas partindo de nós estudantes.

Calendário 4/Outubro – Evento CAPOL/IPOL – Estudantes, funcionários e professores. Auditório do IPOL – 14:00 horas Outubro/Novembro - Continuidade das discussões e coleta de colaborações. Contando com a promoção das discussões pelo CAPOL. 29/Novembro – Apresentação para todos os segmentos do Instituto da proposta final do documento. Dezembro – Tramitação do documento em Colegiado para a aprovação.

Proposta de alternativa curricular Primeiro Semestre Segundo Semestre Terceiro Semestre Quatro Semestre Quinto Semestre Sexto Semestre Sétimo Semestre Oitavo Semestre ICP FEB HSPG TPC2 Livre Técnicas Seminário Monografia Monografia INTECO IERI TPC1 Estatística ISOL TPM Partidos PB2 IANTRO IED FPP TPCla PB1 IMCS