HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos

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Transcrição da apresentação:

HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos Solução provisória para um problema Caráter explicativo ou preditivo Coerência externa: Compatível com o conhecimento científico Coerência interna: Consistência lógica

Tema, problema e hipótese Tema = assunto que se deseja provar ou desenvolver Proposição mais abrangente, dificuldade sem solução a ser determinada com precisão Ex.: relações entre eletricidade e magnetismo Problema = enunciar o que vai ser determinado com precisão Indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver Ex.: por quê um fio conduzindo eletricidade, postado no plano de uma bússola, desvia seu ponteiro?

Validade científica de um problema Pode ser enunciado como pergunta? Corresponde a interesses metodológicos e de conteúdo? Tem característica científica, relacionando entre si ao menos dois fenômenos ou fatos? Pode ser investigado de forma sistemática, controlada e crítica? Suas conseqüências podem ser empiricamente verificadas?

Problema e hipótese Formula-se o problema => propõe-se uma resposta provável e provisória = hipótese Problema = interrogação sobre o tema Ex.: por quê um fio conduzindo eletricidade, ...? Hipótese = resposta com detalhes A corrente elétrica produz campo magnético Problema Por quê se reprovam tantos alunos em MC? Hipóteses A matéria é “chata”; o professor é ruim; os alunos não estudam

Formulação de hipóteses Correlação entre duas variáveis Se x, então y Correlação entre duas ou mais variáveis Se x, então y, sob as condições r e s Se x1 e x2 e x3, então y Muitas hipóteses podem ser convertidas em afirmações diretas em vez de condicionais A água ferve a 100°C Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá Se a temperatura atingir 100°C, então a água ferverá, na condição de altitude ao nível do mar

Mário Bunge (pg. 132) A hipótese: Deve ser formalmente correta, com significado Deve ser apoiada em conhecimento anterior O tema e o problema vêm de lacunas do conhecimento existente = motivação p/ pesquisa Tem de ser testada com dados empíricos Controlados por técnicas e teorias científicas Hipótese não é ficção, nem deve se contrapor aos fatos Hipóteses são criações mentais Os fatos são exteriores, mundo real

Hipóteses são importantes São instrumentos de trabalho da teoria Esta gera novas hipóteses Podem ser testadas como prováveis V ou F Permitem o avanço da ciência Independem dos valores e opiniões individuais Dirigem a investigação Indicam ao pesquisador o que investigar São formulações relacionais gerais Permitem a dedução de fatos

Necessidade Resumir e generalizar os resultados das pesquisas Interpretar generalizações anteriores Justificar afirmativas de forma fundamentada Planejar experimentos para obter mais dados Permitir testes posteriores, para gerar teorias

Fontes de elaboração das hipóteses Conhecimento familiar e senso comum Verificar correlação entre fatos Ex.: nuvens escuras significam chuva iminente Observação Hipóteses geram conceitos através do método indutivo. Em aprendizado, conceito  hipótese Comparação Correlações entre variáveis continuam, ao comparar hipóteses antigas com as novas

Fontes Dedução lógica de uma teoria hipótese fatos Teoria ... hipótese fatos A cultura geral onde a ciência se desenvolve Paradigmas ocidentais Paradigmas orientais Paradigmas indígenas outros

Fontes Analogias Experiência pessoal Engenharia de tráfego e engª de fluidos Ligações químicas nos sólidos e sistema massa- mola Escalonamento de programas em sistemas de computação e empréstimo de livros Experiência pessoal Válida para formular hipóteses, mas visões pessoais devem se tornar universais através de fatos gerais, que é o espírito da ciência

Fatos destoantes na teoria A teoria direciona as pesquisas Teoria => hipóteses => problemas Hipóteses novas são geradas por discrepâncias Ex.: comportamento “dual” da luz, efeito fotoelétrico, Lembrar do método hipotético-dedutivo