Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Maio / 2006.
Pontifícia Universidade Católica
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 04
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Projeto de Novela Educacional
Projeto Servir Brasil Fundação Século 21 Instituto Edumed.
Ensino Interativo via Satélite
Como Implantar um Sistema de Cursos Superiores a Distância?
Projeto MIDAS Rede Integrada Digital
Videoservidor e programador
Projeto de Educação a Distância da Metrocamp
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto MIDAS Município Integrado Digital com Aplicações Sociais
Ensino e Treinamento Telepresencial Interativo via Satélite
EDUMEDNet Projeto EDUMEDNet Telemedicina e Educação a Distância para a área Médica.
Projeto Educação Virtual para o Município Instituto Edumed Campinas EduVirt.
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Projeto Educação Novo Milênio Instituto Edumed TV Século 21 Instituto Edumed TV Século 21.
Aplicações de Colaboração Visual a Distância na Empresa Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Um Projeto de Educação a Distância
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Educação a Distância: Mercado Atual e Perspectivas
Plano de Negócios Ensino a Distância via Satélite
Implantando as Aplicações Sociais no Município Integrado Digital.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
MIDAS Projeto MIDAS Rede Integrada de Saúde. MIDAS Município Integrado Digital para Aplicações em Saúde.
Edumed.net Consórcio Nacional para a Educação a Distância em Medicina e Aplicações em Telemedicina.
Projeto Impacta EAD Instituto Edumed Campinas, SP Instituto Edumed Campinas, SP.
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Educação a Distância em Oncologia
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Aplicações da TV Digital Interativa no Setor Saúde
Educação a Distância no Ensino Superior
Tecnologias em Educação a Distância
Experiências de Uso de Tecnologias na Educação Visão Geral Modalidades Educação a Distância Edumed.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Projeto Microlins Sat Planejamento da Infraestrutura do Segmento Espacial.
Ensino e Treinamento Via Satélite. O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas,
Educação a Distância no Ensino Superior Renato M.E. Sabbatini, PhD Presidente, Instituto Edumed Campinas, SP.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Projeto de Educação a Distância da Anhangüera Educacional
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado via Satélite
Projeto de Educação à Distância para Universidades
EDUMEDNet Sistema EDUMEDNet Rede Integrada de Educação a Distância e Telesaúde.
MICROLINS Centro de Formação Profissional
Um Projeto de Ensino Presencial Conectado Interativo via Satélite UnimedSat.
Videoconferência Via Satélite
MICROLINS SAT nsino presencial conectado via satélite MICROLINS SAT e nsino presencial conectado via satélite.
Projeto UniverSat Franchising UniverSat Technologies Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1 PUCRS VIRTUAL Educação a Distância INFRA-ESTRUTURA.
EduCorp Tecnologia e Educação Plataforma Integrada de Ensino a Distância para Instituições de Ensino Superior.
Tecnologias em Educação a Distância Visão Geral Modalidades Aplicações O Futuro.
EduLogica Systems RadioDigiSat
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Projeto de Educação à Distância da Universidade Bandeirante de São Paulo.
Apresentação. Quem Somos Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Parcerias Edumed/Diveo Campinas, março de Aporte Diveo Backbone digital wireless de alto desempenho e confiabilidade em São Paulo, Campinas, Rio.
Transcrição da apresentação:

Projeto Rede de Educação e Tele- Saúde Via Satélite

45 Pontos Presenciais

Plataforma EPCIS Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Sob demanda Integração total com a plataforma on-line (AVA) Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

Modelo Pedagógico Telepresencial

Estúdio de Transmissão Centro de Controle Estúdio de Aulas

Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares: Baseado em quatro pilares: Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância Tutoria a distância

Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro competências: Baseado em quatro competências: Capacitação do discentes Capacitação do discentes Capacitação dos docentes e tutores Capacitação dos docentes e tutores Trabalho de equipe multidisciplinar Trabalho de equipe multidisciplinar Avaliação múltipla e permanente Avaliação múltipla e permanente

Modularização Um estúdio central transmite uma aula simultaneamente para 5 a 20 remotas, dependendo do tipo de curso Um professor pode dar aula para 200 a alunos O mesmo professor dá aula sempre para o mesmo GFU As salas de um GFU poderão estar em qualquer lugar GFU Grupo Fechado de Usuários GFU Grupo Fechado de Usuários Cidade 1 Sala 1 Cidade 1 Sala 2 Cidade 2 Sala 1 Estúdio Campinas

Área atingida pelo satélite

Estúdio de geração de aulas por TV Câmara de documentos Computador para slides Computador Para perguntas Teleprompter TV

Recursos audiovisuais Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

Unidade de Recepção Internet TV Sala multiusoSala de computadores Videoconferência

TV Gravador VHS Computador Sistema de som Microfone Sala de Recepção de Aulas Impressora Modem satélite Antena parabólica Webcam

Elementos do EPCIS Instrutor Assistente do Instrutor Tutor LocalTutor on-line

Modelo Pedagógico Telepresencial Ensino em classe, paradigma tradicional e bem aceito pelos treinandos Reforça criação de hábito e disciplina Tutor local acelera e reforça aspectos presenciais (demonstrações práticas, treinamento hands-on, exercícios, provas, interação, visitas, etc.) Baixos índices de evasão, excelente aderência do aluno Único método capaz de trabalhar com treinandos com baixo nível educacional (inclusive analfabetos e semi-analfabetos)

Presencialidade nos Pólos Tutoria semanal por disciplina Laboratórios didáticos Laboratórios de informática Biblioteca Sala de estudos Estudos dirigidos a seminários Exames presenciais

Interatividade aluno-professor Em tempo real: Vídeo e áudio Vídeo e áudio Só áudio Só áudio Áudio e texto Áudio e texto Só texto Só texto Teclado individual Teclado individual Em tempo deferido Fórum Fórum

Interatividade Individual Receptor de Radio Freqüência Pads Power Point Projetor

EPCIS: Transmissão da aula EstúdioSalas remotas

EPCIS: Solicitação de interação EstúdioSalas remotas

EPCIS: Cessão da interação EstúdioSalas remotas

EPCIS: Retomada da aula EstúdioSalas remotas

Educação semi-presencial Auto-estudo Fóruns Seminários presenciais Provas Sessões plenárias Assíncrono A distância Presencial Síncrono Chat Videoconferência Webcast Atividades/Biblioteca

Teleporto em Campinas Hub Antenas

Estúdio de Transmissão Centro de Controle Estúdio de Aulas

IRD Satélite Unidirecional > Downlink: satélite > Uplink: Internet Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD switch Streaming Vídeo MPEG-2 IRD TV VCR IP IRD switch Streaming Vídeo MPEG-2

IRD Satélite Bidirecional > Downlink: satélite > Uplink: satélite Geração de Conteúdo Salas de aula HUB TV VCR Internet IP IRD Modem switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD TV VCR IP IRD Modem switch Streaming Vídeo MPEG-4

Classe Virtual em Tempo Real Chat audio texto Chat audio texto Video stream Video stream

Outras Aplicações para a Rede

Pontos Fortes e Vantagens O satélite chega a qualquer ponto do país, mesmo os mais isolados, com o mesmo custo e a mesma qualidade. Ideal para pontos de recepção rurais. Instalação rápida, não necessita aguardar chegada da infraestrutura terreste ao ponto remoto Instalação barata e fácil, utiliza instaladores comerciais Excelente escalabilidade: expansão sem limites Operação muito mais fácil do que rede terrestre e equipamentos dedicados, não necessita pessoal local especializado Modelo de serviço: comodato do equipamento, custo mensal fixo inclui conectividade, suporte, manutenção, garantia e seguro

Pontos Fortes e Vantagens Excelente qualidade de áudio e vídeo: imbatível em relação à Internet e videoconferência terrestre Tecnologia moderna e de grande longevidade: MPEG4 padrão H.264, com o dobro de qualidade para a mesma largura de banda Canal de uplink de baixo custo, pois usa banda menor Baixíssimo retardo de codificação e transmissão: videoconferência com menos de 2 seg de retardo Permite gravação analógica (videocassete) e digital (CD ou DVD) sem restrições Sinal criptografado e com acesso condicional (rede fechada) Controle e gestão da rede totalmente à distância

Possibilidades Futuras Instalação de antenas em grandes empresas, secretarias municipais, ONGs, etc., interessadas em formação superior para seus funcionários; Venda de DVDs, CDs, livros, e outros produtos educacionais; Montagem de uma rede de TV aberta Entrada no projeto de TV Digital Interativa do governo federal

Próximos Passos Instituto Edumed apresenta proposta detalhada, com cronograma físico-financeiro; Celebração de contrato de consultoria técnica e pedagógica entre Faculdade e Instituto Edumed; Aquisição e instalação da rede; Capacitação da equipe educacional da Faculdade para ensino telepresencial; Produção dos cursos.

O Instituto Edumed Associação de pesquisa, desenvolvimento e educação, sem fins lucrativos, estabelecida em Campinas, junho de 2000 Formada por pesquisadores e professores da UNICAMP, das áreas de informática em saúde e educação Coordena um consórcio de 27 universidades e associações, e 14 empresas, para desenvolver uma rede de EAD Mais de 12 anos de experiência em EAD Centro corporativo em Campinas

Realizações Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde Biblioteca Digital Multimídia (educação via satélite e Internet) Biblioteca Digital Multimídia (educação via satélite e Internet) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave (Web, videoconferência, satélite) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave (Web, videoconferência, satélite) Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos desde 2002) Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos desde 2002) Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN, Anhangüera, entre outras Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN, Anhangüera, entre outras

Projeto Edumed para Microlins Rede de franquias de escolas de ensino profissionalizante de nível médio (segunda maior da América Latina) 690 escolas em mais de 500 cidades em todos os estados brasileiros. Expansão para Portugal, Angola e EUA novos alunos por ano Instituto Edumed desenvolveu a rede própria de ensino via satélite, atualmente com 300 franquias Sistema de videoconferência bidirecional via satélite digital IP Modelos de negócios, de desenvolvimento de cursos, de capacitação docente, técnico (satélite e Web), criação de empresa especializada (ProfSat) e nova rede de franquias

Contato Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed Tel. (019) Fax (081)