TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Advertisements

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.
LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL, ELETRÔNICO e
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SRP - Sistema de Registro de Preços
Licitações Públicas: Bem vindos!
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Faculdade de Ciências Econômicas Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal Antonio Tácio de Sales.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Piauí LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS.
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Licitações e Contratos Administrativos: Falhas freqüentes e como preveni-las TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Rio de Janeiro.
CONVÊNIOS Norberto de Souza Medeiros Analista de Controle Externo - TCU Diretor Técnico em Substituição - 1ª DT-SECEX/PB.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Souza Analista de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Amapá
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Amazonas Uadson Ulisses Marques.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU INSTITUTO SERZEDELLO CORRÊA.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Piauí
CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Ronaldo Saldanha Honorato
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:
1 O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Alagoas.
EFICIÊNCIA NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS. LICITAÇÕES PÚBLICAS NATUREZA E FINALIDADE SELEÇÃO DA MELHOR PROPOSTA PRESERVAÇÃO DA ISONOMIA EFICIÊNCIA.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Tribunal de Contas da União: Licitações e Contratos Lucas Furtado.
FUNDO NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LUIZ GUSTAVO GOMES ANDRIOLI Analista de Controle Externo - TCU.
1 CONTRATAÇÃO PÚBLICA E RESPONSABILIDADE FISCAL CONTRATAÇÃO PÚBLICA E RESPONSABILIDADE FISCAL CARLOS PINTO COELHO MOTTA PROIBIDA A REPRODUÇÃO SÍNTESE.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
1 Ana Cristina Melo de Pontes Analista de Controle Externo Licitações O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro.
Temas sobre Licitações e Contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Santa Catarina Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Rui Isoppo Analista.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS- ONGs Palestrante: Álvaro.
1 LICITAÇÕES E CONTRATOS Jansen de Macêdo Santos.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo em Sergipe Jackson Luiz Araujo Souza.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
LICITAÇÕES E CONTRATOS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo.
CONVÊNIOS Fernando Camargo Analista de Controle Externo/TCU Secex/MS.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Perspectivas futuras para as licitações Marçal Justen Filho.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX- FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Apresentadora: Lúcia de Fátima Ribeiro Magalhães
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Qualidade dos gastos públicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Analista de Controle Externo
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECEX-TO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
Curso de Desenvolvimento de Servidores
SECRECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E CORRDENAÇÃO GERAL CAPACITAÇÃO PARA ELABORAÇÃO PTA/LOA Cuiabá, 21 de junho de 2004.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS EXECUÇÕES DE OBRAS E DAS PRESTAÇÕES DE EXECUÇÕES DE OBRAS E DAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS SERVIÇOS âFRACIONA-SE A DESPESA PARA DEIXAR DE FAZER LICITAÇÃO OU PARA ADOTAR MODALIDADE DE MENOR VALOR AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO É UMA FORMA DE FRACIONAMENTO A EXISTÊNCIA DE FRACIONAMENTO É CONSIDERADO IRREGULARIDADE

PARCELAMENTO u AUSÊNCIA DE PARCELAMENTO DO OBJETO DE LICITAÇÕES EFETUADAS PELA ADMINISTRAÇÃO LICITAÇÕES EFETUADAS PELA ADMINISTRAÇÃO RELATIVAMENTE A COMPRAS, OBRAS E SERVIÇOS RELATIVAMENTE A COMPRAS, OBRAS E SERVIÇOS É CONSIDERADO IRREGULARIDADE SEMPRE QUE FICAR SEMPRE QUE FICAR DEMONSTRADO QUE A DIVISÃO EM PARCELAS DEMONSTRADO QUE A DIVISÃO EM PARCELAS É TÉCNICA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL É TÉCNICA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL O PARCELAMENTO DO OBJETO VISA: AMPLIAR A COMPETIÇÃO, SEM PERDA DA ECONOMIA DE AMPLIAR A COMPETIÇÃO, SEM PERDA DA ECONOMIA DE ESCALA ESCALA APROVEITAR MELHOR AS PECULIARIDADES DE MERCADO E APROVEITAR MELHOR AS PECULIARIDADES DE MERCADO E SEUS RECURSOS DISPONÍVEIS SEUS RECURSOS DISPONÍVEIS

PROJETO BÁSICO u AUSÊNCIA DE PROJETO BÁSICO APROVADO PELA AUTORIDADE COMPETENTE PRÉVIO ÀS LICITAÇÕES AUTORIDADE COMPETENTE PRÉVIO ÀS LICITAÇÕES DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA u PROJETOS BÁSICOS INCONSISTENTES, SEM OS DEVIDOS ELEMENTOS TÉCNICOS QUE O DEVIDOS ELEMENTOS TÉCNICOS QUE O CARACTERIZAM CARACTERIZAM

CONVITE u LICITAÇÕES NA MODALIDADE CONVITE SEM, NO MÍNIMO, TRÊS PROPOSTAS VÁLIDAS PARA O CERTAME MÍNIMO, TRÊS PROPOSTAS VÁLIDAS PARA O CERTAME RELATIVAMENTE A CADA ITEM LICITADO RELATIVAMENTE A CADA ITEM LICITADO u AUSÊNCIA DE REPETIÇÃO DO CONVITE E DA NECESSÁRIA JUSTIFICATIVA NECESSÁRIA JUSTIFICATIVADC /99-P

LICITAÇÃO POR ITEM u AUSÊNCIA DE DIVISIBILIDADE DO OBJETO DA LICITAÇÃO, QUANDO DEMONSTRADO QUE ESTE É LICITAÇÃO, QUANDO DEMONSTRADO QUE ESTE É DE NATUREZA DIVISÍVEL, DE NATUREZA DIVISÍVEL, A SEPARAÇÃO EM PARCELAS VISA A APROVEITAR AS PECULIARIDADES DO MERCADO APROVEITAR AS PECULIARIDADES DO MERCADO E A ECONOMICIDADE PARA ADMINISTRAÇÃO ART. 15, INCISO IV, DA LEI N º 8.666/93

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA u EXIGÊNCIA DE PRAZO DE VALIDADE PARA ATESTADOS OU DECLARAÇÕES DE CAPACIDADE TÉCNICA OU DECLARAÇÕES DE CAPACIDADE TÉCNICA É VEDADO ESTABELECER:

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA u EXIGÊNCIA DE QUE OS ATESTADOS OU DECLARAÇÕES DE CAPACIDADE TÉCNICA SEJAM CERTIFICADOS / DE CAPACIDADE TÉCNICA SEJAM CERTIFICADOS / VISADOS NA ENTIDADE PROFISSIONAL COMPETENTE VISADOS NA ENTIDADE PROFISSIONAL COMPETENTE - CONSELHOS DO LOCAL ONDE SERÁ REALIZADA A - CONSELHOS DO LOCAL ONDE SERÁ REALIZADA A OBRA / SERVIÇO OBRA / SERVIÇO É LEGAL APENAS A EXIGÊNCIA DE QUE A CERTIFICAÇÃO / VISTO SEJA EFTUADO PELA ENTIDADE DA REGIÃO A QUE ESTIVER VINCULADA A LICITANTE

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA u EXIGÊNCIA DE NÚMERO CERTO DE ATESTADOS OU DECLARAÇÕES DE CAPACIDADE SEM A DEVIDA DECLARAÇÕES DE CAPACIDADE SEM A DEVIDA JUSTIFICATIVA TÉCNICA JUSTIFICATIVA TÉCNICA

MARCA u DESCRIÇÃO DO OBJETO INDICANDO A PREFERÊNCIA POR DETERMINADA MARCA DE PREFERÊNCIA POR DETERMINADA MARCA DE BENS - MATERIAL OU EQUIPAMENTO BENS - MATERIAL OU EQUIPAMENTO ï SEM A DEVIDA JUSTIFICATIVA TÉCNICA ï SEM O BEM TER SIDO PADRONIZADO ï SEM A NECESSÁRIA COMPATIBILIDADE DO OBJETO COM MARCA JÁ EXISTENTE COM MARCA JÁ EXISTENTE

AMOSTRA u EXIGÊNCIA DE AMOSTRA ANTES DA, OU DURANTE A FASE DE HABILITAÇÃO A FASE DE HABILITAÇÃO É POSSÍVEL A EXIGÊNCIA DE AMOSTRA, QUANDO PREVISTO NO EDITAL, MAS TÃO-SOMENTE DURANTE O JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

ORÇAMENTO ESTIMADO ORÇAMENTO ESTIMADO u AUSÊNCIA DE ANEXAÇÃO AO PROCESSO DE DEMONSTRATIVO DO ORÇAMENTO ESTIMADO DEMONSTRATIVO DO ORÇAMENTO ESTIMADO EM PLANILHAS DE QUANTITATIVOS E CUSTOS EM PLANILHAS DE QUANTITATIVOS E CUSTOS UNITÁRIOS UNITÁRIOS ART. 7º, § 2º, INCISO II E ART. 40, § 2º, INCISO II DA LEI Nº 8.666/93 DECISÃO /98-1ªC

SERVIÇOS DE ENGENHARIA u UTILIZAÇÃO DA MODALIDADE PREGÃO NA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA NÃO SE APLICA O PREGÃO A ESSES SERVIÇOS MESMO QUANDO SE TRATAR DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DC /2-P DC /2-P

SERVIÇOS CONTÍNUOS u ENQUADRAMENTO COMO SERVIÇOS CONTÍNUOS DE OBJETOS QUE NÃO CORRESPONDEM A DE OBJETOS QUE NÃO CORRESPONDEM A OBRIGAÇÕES DE FAZER E A NECESSIDADES OBRIGAÇÕES DE FAZER E A NECESSIDADES PERMANENTES PERMANENTES DECISÃO DC /02-P DECISÃO DC /02-P

ACRÉSCIMO / SUPRESSÃO u ACRÉSCIMO / SUPRESSÃO DO OBJETO ANTES DA ASSINATURA DO CONTRATO OU DA EXPEDIÇÃO DE ASSINATURA DO CONTRATO OU DA EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTO EQUIVALENTE DOCUMENTO EQUIVALENTE ESSES ATOS SÓ PODEM OCORRER APÓS A EFETIVAÇÃO CONTRATO / NOTA DE CONTRATO / NOTA DE EMPENHO / CARTA-CONTRATO / AUTORIZAÇÃO DE COMPRA / ORDEM DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS

EMERGÊNCIA OU CALAMIDADE PÚBLICA u ENQUADRAMENTO COMO DE EMERGÊNCIA OU CALAMIDADE PÚBLICA CALAMIDADE PÚBLICA DE SITUAÇÃO QUE NÃO CARACTERIZA CLARAMENTE A URGÊNCIA DE ATENDIMENTO, VEZ QUE NÃO OCASIONARÁ PREJUÍZO OU COMPROMETE A SEGURANÇA DE PESSOAS, OBRAS, SERVIÇOS, EQUIPAMENTOS, ETC. DC-0347/1994-PLENÁRIO

EMERGÊNCIA OU CALAMIDADE PÚBLICA u PRORROGAÇÃO DE CONTRATO EMERGÊNCIA OU CALAMIDADE PÚBLICA CALAMIDADE PÚBLICA É VEDADA A PRORROGAÇÃO DESSE TIPO DE CONTRATO

ACE Flávio José Jorge de Sá Matrícula Fone: (84) Ramal