Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.

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1 INTELIGÊNCIA Elie Cheniaux. 2 Introdução A inteligência é um conceito que quase ninguém consegue definir de modo definitivo ou pelo menos amplamente.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio

Pontos de referência para a capacidade intelectiva Fatores utilizados na prática diária Habilidade para contar e pensar numericamente Compreender e se expressar através das linguagens apresentadas Ter idéias originais Espontaneidade e associações Julgamentos Abstrações e perspicácia

Nobre de Melo, “será tanto mais inteligente o indivíduo quanto melhor e mais rápido possa compreender o que sucede, quanto maior for o campo de informações que consegue abarcar e integrar, quanto maior o número e precisão de conceitos e juízos que consegue adquirir e utilizar, e quanto mais rápido e adequadamente possa adaptar-se a situações existenciais novas”

Tipos e fases do processo intelectual Alguns autores descrevem diferentes tipos de inteligência, correspondentes às várias habilidades ou áreas da cognição como: inteligência verbal, visuo-espacial, visuo-construtiva, aritmética, capacidade lógica, capacidade de planejamento e execução, de resolução de problemas novos, abstração, compreensão, criativa, etc.

Teorias do desenvolvimento da inteligência 1-Sensório motor 2-Pensamento pré-operacional 3-Operações concretas 4- Operações lógico-formais

O QI Quando a relação é menor que 80 – déficit intelectivo: 80 a 70 – limítrofe 69 a 55 – deficiência mental leve 54 a 40 – deficiência moderada 39 a 25 – grave menor que 25 – profunda

Exploração da capacidade intelectual – métodos de exame da inteligência Avaliação simplificada da inteligência Teste simplificado da inteligência Teste de Wilson Teste de Kent Conhecimentos Resolução de problemas

Transtornos da inteligência Retardo mental Classificação Leve – moderado – grave - profundo 1- Anormalidades cromossômicas 2- Fatores genéticos 3- Fatores pré-natais 4- Doenças adquiridas na infância 5- Fatores ambientais e sócio-culturais

Retardo Mental Aspectos gerais do retardo mental Grau de retardo mental-RM Quociente intelectual – QI Idade mental(corresponde a uma criança de...) Melhor nível escolar alcançavel % do total de indivíduos com RM Transtornos associados

Demências Diretrizes diagnósticas da CID 10 para Demência (F00 até F03) evidência de declínio na memória e no pensamento, suficiente para comprometer atividades pessoais da vida diária o comprometimento da memória afeta o registro, armazenamento e evocação de novas informações em geral, tem início insidioso com deterioração lenta. evolução crônica e piora progressiva afasia, apraxia e agnosia podem estar presentes

a memória é um imenso celeiro onde se armazenam produtos de nossa aprendizagem intelectual, fornece valioso apoio à ideação - podendo mascarar e até suprimir deficiências

Inteligência, memória e entendimento Transtorno mental pode afetar memória, sobretudo na sua capacidade de registrar e recordar. Não se pode correlacionar à inteligência Demência não é uma mera diminuição de inteligência: distúrbios de memória e entendimento - desintegração da personalidade

Transtornos Mentais e Inteligência Distúrbios da inteligência não pertencem à essência dos transtornos esquizofrênicos ou do humor A inteligência não está mais à sua disposição: o uso da inteligência os abandonou O grau de inteligência dá ao transtorno uma tonalidade diversa: o transtorno esquizofrênico em um débil mental tem conteúdos distintos e se comporta de maneira diversa do que naquele diferenciado e inteligente

Incontestável a ação das influências estimulantes ou inibidoras dos afetos, da vontade sobre a elaboração ideativa